- IA - Análise de Mercado/Forecasting
Desafio: Forecast de Mercado de Máquinas de Construção
- COD: 8085
- Status: Em Andamento
- Ano: 2024
- Cidade: Curitiba
- Vertical: Big Data & AI
- Conceito – Necessário realização de pesquisa básica ou aplicada
– Dificuldade de identificar as principais variáveis que impactam o tamanho do mercado, devido ao mix de produtos ofertados e segmentos atendidos;
– Não existe informação de 100% do mercado;
– Muitas marcas ofertando produtos com mix variado ou centralizado em alguns produtos;
– Ponto de atenção: A complexidade para fazer esta estimativa, é que temos um mix de produtos variado e no mercado existem outros produtos que podem ser intercambiados pelo nosso mix de produtos. Outro ponto que torna complexo, é que estes produtos podem atender vários segmentos: agricultura, florestal, construção, mineração, indústria, locação e governo.
– Fonte atual de Forecast: Recebemos anualmente a previsão de mercado para o ano, através do Dealer, porém, temos alguns deles que fazem ajustes nesse volume de mercado para não impactar o market share deles (meta);
– Além disso, recebemos anualmente a previsão de mercado dos próximos 10 anos, que é estimado com base em estatísticas. Estes volumes apresentam variações de até 20% de ano para ano. A variação é sempre para cima (só apresenta crescimento), o que nos faz duvidar sobre a acuracidade;
– Fonte atual de mercado realizado: O mercado atual, é enviado através de associações que consolidam os volumes fornecidos por cada competidor, porém, esse volume não representa 100% do mercado porque não são todos os competidores que são associados e nem todos os produtos são monitorados.
– Melhorar o planejamento para fabricação de equipamentos;
– Melhorar visão do fluxo de caixa;
– Identificar oportunidades e/ou risco de negócios por região (cobertura geográfica);
– Revisar o nosso mix de produtos com aqueles que atendam uma maior fatia de mercado.
A solução deve possibilitar a gestão pela própria empresa, sem depender de terceiros, e que também permita a possibilidade de inserir novas variáveis para fazer simulações.
As fontes atuais não têm precisão.
Validação – Prova de conceito em ambiente operacional
Operação – Solução já lançada no mercado com clientes
Conceito – Necessário realização de pesquisa básica ou aplicada
Protótipo – Necessário teste em escala piloto
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