O varejo paranaense segue refletindo o bom momento econômico do estado. Segundo a Fecomércio PR, entre janeiro e julho de 2025, as vendas acumuladas cresceram 0,51%, puxadas principalmente por lojas de departamentos e livrarias, que registraram altas de 11,93% e 5,89%, respectivamente.
Por outro lado, setores como móveis, calçados e decoração enfrentaram retração, com quedas de até 10,70%, demonstrando uma mudança no comportamento do consumidor, mais cauteloso nas compras de bens duráveis.
O mês de julho apresentou avanço de 6,24% em relação a junho, sinalizando recuperação do setor de material de construção, após meses de queda. A variação anual também foi positiva, com crescimento de 0,64% frente a julho de 2024.
Regionalmente, Curitiba e Região Metropolitana lideraram com alta de 1,76%, seguidas por Londrina (1,64%) e Ponta Grossa (1,46%). Mesmo com quedas pontuais em regiões como Oeste e Sudoeste, o cenário geral é de otimismo e continuidade no crescimento econômico, impulsionado por boas expectativas na próxima safra agrícola e pelo dinamismo do comércio local.
Em função de uma manutenção programada, o pagamento por cartão poderá apresentar instabilidade no período da manhã do dia 31/01. Porém, os pagamentos via boleto e PIX estão funcionando normalmente. Agradecemos sua compreensão!
Informamos que nosso portal passará por uma manutenção programada durante o seguinte período:
Durante esse tempo, você poderá experimentar alguma instabilidade. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente e agradecemos pela sua compreensão.