A Pesquisa Conjuntural do Comércio, realizada pela Fecomércio PR, apresenta um diagnóstico detalhado do comportamento do varejo paranaense no acumulado de janeiro a agosto de 2025. Mesmo com oscilações, os dados ajudam a entender como diferentes segmentos estão reagindo às mudanças econômicas e ao comportamento do consumidor.
O estudo aponta uma queda leve de 1,07% nas vendas do varejo, mas com comportamentos bastante diferentes entre segmentos. Enquanto setores como móveis e utilidades domésticas (-8,67%) e materiais de construção (-7,89%) registraram perdas mais expressivas, outros mantiveram desempenho positivo, como lojas de departamentos (5,51%) e livrarias e papelarias (3,08%).
As regiões do estado também apresentaram variações relevantes. Ponta Grossa (0,65%) e Curitiba e Região Metropolitana (0,47%) foram as únicas com crescimento acumulado no ano, enquanto áreas como Maringá (-4,44%) e Londrina (-2,74%) tiveram retrações mais intensas. Os resultados reforçam a importância de acompanhar a performance local para ajustar estratégias comerciais.
Mesmo com a queda nas vendas na passagem de julho para agosto (-1,92%) e na comparação com agosto de 2024 (-3,76%), o relatório aponta que a economia paranaense segue aquecida e que os últimos meses do ano podem representar uma oportunidade para recuperação. O conteúdo completo é ideal para empreendedores que buscam informações confiáveis para tomada de decisão, planejamento e posicionamento competitivo.
Em função de uma manutenção programada, o pagamento por cartão poderá apresentar instabilidade no período da manhã do dia 31/01. Porém, os pagamentos via boleto e PIX estão funcionando normalmente. Agradecemos sua compreensão!
Informamos que nosso portal passará por uma manutenção programada durante o seguinte período:
Durante esse tempo, você poderá experimentar alguma instabilidade. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente e agradecemos pela sua compreensão.