Empreender no Brasil não é tarefa fácil, principalmente para os microempreendedores. O novo boletim da Sondagem Econômica MEI – Maio/2025 escancara os principais gargalos enfrentados por quem está na base da pirâmide empreendedora — e aponta caminhos práticos para virar esse jogo.
O levantamento mostra que o maior obstáculo enfrentado hoje é o acesso ao crédito bancário, citado por 27% dos MEIs. Em seguida, vêm os desafios de divulgar e vender produtos ou serviços (21%) e lidar com a burocracia e exigências do governo (16%). Em um cenário de incertezas econômicas, esses pontos se tornam ainda mais críticos para a sobrevivência dos pequenos negócios.
Quando questionados sobre o que ajudaria a melhorar seus negócios, 49% dos MEIs apontaram a necessidade de crédito para investir. Além disso, as demandas por parcerias com outras empresas (24%) e por apoio em tecnologia e capacitação profissional (16%) reforçam a busca por soluções práticas e acessíveis.
O estudo também revela que, independentemente do setor ou da região, os desafios são semelhantes. Isso mostra que as dores do MEI são estruturais, e que o apoio precisa ser direcionado para estratégias que envolvam educação empreendedora, simplificação dos processos e acesso real a ferramentas de crescimento.
Em função de uma manutenção programada, o pagamento por cartão poderá apresentar instabilidade no período da manhã do dia 31/01. Porém, os pagamentos via boleto e PIX estão funcionando normalmente. Agradecemos sua compreensão!
Informamos que nosso portal passará por uma manutenção programada durante o seguinte período:
Durante esse tempo, você poderá experimentar alguma instabilidade. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente e agradecemos pela sua compreensão.