Em um cenário econômico de retomada, o Financiamento dos Pequenos Negócios no Brasil – 11ª edição (2025) apresenta dados inéditos sobre o comportamento financeiro das micro e pequenas empresas. O estudo, realizado com mais de 7 mil empreendedores, analisa as fontes de crédito, taxas de aprovação e barreiras enfrentadas pelos pequenos negócios em todo o país.
Os resultados mostram que apenas 15% dos empresários buscaram novos empréstimos nos últimos seis meses — um retorno a níveis pré-pandemia. A maioria afirma não ter solicitado crédito por não precisar ou por considerar as taxas de juros elevadas. Entre os que buscaram financiamento, quase metade (48%) conseguiu aprovação.
As principais finalidades de crédito continuam sendo capital de giro (41%), compra de máquinas e equipamentos (29%) e reforma ou ampliação do negócio (21%). Os bancos Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e as cooperativas Sicoob e Sicredi seguem como os mais procurados pelos empreendedores.
O relatório ainda revela tendências importantes, como a baixa adesão a empréstimos online (13%) e a redução na disponibilidade de garantias oferecidas pelas empresas. Esses dados ajudam a entender os desafios do acesso ao crédito e oferecem subsídios para políticas públicas e estratégias financeiras mais assertivas para os pequenos negócios.
Em função de uma manutenção programada, o pagamento por cartão poderá apresentar instabilidade no período da manhã do dia 31/01. Porém, os pagamentos via boleto e PIX estão funcionando normalmente. Agradecemos sua compreensão!
Informamos que nosso portal passará por uma manutenção programada durante o seguinte período:
Durante esse tempo, você poderá experimentar alguma instabilidade. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente e agradecemos pela sua compreensão.