O Brasil alcançou a marca de 2,2 milhões de pequenos negócios abertos até maio de 2025, dos quais impressionantes 77,4% são MEIs. O setor de serviços lidera esse movimento, representando mais de 63% das novas aberturas — reflexo da digitalização, urbanização e aumento da demanda por serviços personalizados e de apoio.
O crescimento do setor foi impulsionado principalmente pelas atividades de consultoria, transporte rodoviário de carga, serviços de alimentação, publicidade e ensino. Apenas o transporte rodoviário de carga já representa 7,2% do total de novos negócios abertos até maio. A diversificação dos serviços evidencia a resiliência e a adaptabilidade dos pequenos empreendedores brasileiros.
Destaque para os estados do Piauí (+54,2%), Amazonas (+49%) e Acre (+45,7%), que lideraram o crescimento na abertura de MEIs de serviços em relação ao mesmo período de 2024. Entre as MPEs, Ceará (+75,5%), Amazonas (+56,7%) e Rio Grande do Sul (+37,7%) puxaram a alta, sinalizando um ambiente de negócios em franca expansão, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.
A distribuição regional segue a tendência histórica: Sudeste concentra 50,2% das aberturas, com destaque para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O cenário reforça a importância de políticas de apoio regionais e o potencial dos serviços como alavanca para a retomada econômica e o fortalecimento dos pequenos negócios no Brasil.
Em função de uma manutenção programada, o pagamento por cartão poderá apresentar instabilidade no período da manhã do dia 31/01. Porém, os pagamentos via boleto e PIX estão funcionando normalmente. Agradecemos sua compreensão!
Informamos que nosso portal passará por uma manutenção programada durante o seguinte período:
Durante esse tempo, você poderá experimentar alguma instabilidade. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente e agradecemos pela sua compreensão.