Pequenos Negócios e COP30: como o ESG entra na pauta do empreendedor

Pesquisa nacional revela o que os pequenos negócios sabem, aplicam e esperam em relação à sustentabilidade e à COP30.

BAIXAR AGORA

Compartilhe

8 em cada 10 não conhecem ESG

Mesmo com baixo conhecimento, a maioria dos empreendedores reconhece a importância da sustentabilidade para os negócios.
Ilustração composta por elementos que se referem a sustentabilidade como paineis solares plantas abelha e pessoas

Sustentabilidade é para todos

Mais de 80% acreditam que as práticas ESG também são responsabilidade dos pequenos negócios.

Benefício que transforma

Para 66%, o principal retorno do ESG é o impacto social e ambiental positivo, à frente até da competitividade.

Falta apoio e informação

O acesso a conhecimento e recursos financeiros ainda é o maior desafio para implementar práticas sustentáveis.

INFORMAÇÕES GERAIS:

A nova pesquisa do Sebrae mostra que 8 em cada 10 empreendedores ainda não conhecem o termo ESG, mas reconhecem a importância de práticas sustentáveis. O levantamento revela como os pequenos negócios se posicionam diante da COP30 e aponta caminhos para inclusão e capacitação sustentável.


Compartilhe

Infográfico

Pesquisa nacional revela o que os pequenos negócios sabem, aplicam e esperam em relação à sustentabilidade e à COP30.

O Relatório de Pesquisa Quantitativa – COP30 e os Pequenos Negócios traz um panorama inédito sobre como micro e pequenas empresas estão enxergando a agenda ESG e a Conferência do Clima (COP30).  O estudo, que ouviu mais de 6 mil empreendedores em todo o país, revela o nível de conhecimento, as práticas mais comuns e os desafios enfrentados para adotar ações de sustentabilidade.

Mesmo que 79% ainda não saibam o que significa ESG, 93% reconhecem a importância dessas práticas após uma breve explicação.  Essa percepção abre espaço para o Sebrae atuar como ponte entre a sustentabilidade e os pequenos negócios, mostrando que a pauta ambiental, social e de governança também é estratégica para os empreendedores.

O estudo mostra que 83% dos entrevistados acreditam que sustentabilidade não é só para grandes empresas, e a maioria reconhece benefícios concretos, como impacto social positivo (66%), redução de riscos (14%) e mais competitividade (10%). Entre as práticas mais comuns, destacam-se reciclagem de resíduos (42%) e uso consciente de água e energia (24%), indicando que os pequenos negócios já vêm aplicando princípios sustentáveis no dia a dia.

Mas ainda há obstáculos: falta de dinheiro (21%) e falta de informação (20%) são as principais barreiras para a adoção dessas práticas. A pesquisa reforça a importância do Sebrae como fonte confiável de capacitação e orientação — especialmente porque apenas 18% dos entrevistados dizem buscar informações sobre ESG no Sebrae.

Com a COP30 marcada para o Brasil em 2025, o relatório ajuda empreendedores e gestores públicos a entender o papel das MPEs na transição verde. O conteúdo está disponível no portal Impulsiona Sebrae, e oferece insights valiosos para quem quer alinhar propósito, competitividade e sustentabilidade.

Descubra mais conteúdos

Menu

Conta Sebrae/pr

Acesso à conta e cadastro estão temporariamente desativados.

Pesquise em nosso site

Manutenção Programada na Loja 🔧

Para Pagamento por Cartão

Em função de uma manutenção programada, o pagamento por cartão poderá apresentar instabilidade no período da manhã do dia 31/01. Porém, os pagamentos via boleto e PIX estão funcionando normalmente. Agradecemos sua compreensão!

Aviso de Manutenção Programada

Informamos que nosso portal passará por uma manutenção programada durante o seguinte período:

  • Início: Sexta-feira (09/08/2024) às 18:30 horas
  • Término: Sábado (10/08/2024) às 13:00 horas

Durante esse tempo, você poderá experimentar alguma instabilidade. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente e agradecemos pela sua compreensão.