O marketing digital deixou de ser apenas uma alternativa e se consolidou como estratégia essencial para a sobrevivência e o crescimento dos pequenos negócios. No Brasil, 70% dos empreendedores já oferecem produtos e serviços em canais digitais, explorando redes sociais, marketplaces e sites próprios.
Com custos mais acessíveis e alto retorno sobre investimento — em média, cada real investido gera cinco reais de retorno — o marketing digital abre portas para competir com grandes marcas. E no Paraná, cidades como Curitiba, Londrina e Maringá já despontam como polos de inovação, mas o movimento também alcança municípios médios e pequenos.
O relatório destaca que a revolução atual é impulsionada por Inteligência Artificial Generativa, social commerce, SEO para buscas conversacionais, além do fortalecimento de plataformas como Instagram, TikTok, WhatsApp Business e YouTube. Cada canal abre novas oportunidades de visibilidade, vendas e relacionamento direto com o cliente.
Para o curto prazo, o caminho está no uso de ferramentas simples como redes sociais e marketplaces. No médio prazo, estratégias de conteúdo, SEO e mídia paga ganham força. E no longo prazo, a integração omnichannel e a cultura orientada por dados prometem transformar pequenas empresas em referências digitais competitivas.
Em função de uma manutenção programada, o pagamento por cartão poderá apresentar instabilidade no período da manhã do dia 31/01. Porém, os pagamentos via boleto e PIX estão funcionando normalmente. Agradecemos sua compreensão!
Informamos que nosso portal passará por uma manutenção programada durante o seguinte período:
Durante esse tempo, você poderá experimentar alguma instabilidade. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente e agradecemos pela sua compreensão.