A melhor forma de contratar fornecedores para evitar futuros imprevistos

Tempo de leitura: 3 minutos

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O que levar em conta na hora da contratação de um novo fornecedor?

O primeiro passo na contratação de um novo prestador é a criação de um relacionamento sólido com esse novo membro. Neste momento, algumas dúvidas podem surgir:

  • Como distinguir um bom profissional dos demais
  • De que forma consigo fazer essa escolha com segurança e naturalidade? 
  • Como garantir a manutenção desse novo relacionamento?

Um contrato de prestação de serviços envolve muitas etapas. Desde analisar as melhores estratégias, qualidade dos produtos, prazos de entrega, confiança…muita coisa envolvida, certo?

Sendo assim, é legal avaliar tudo com muita calma e cuidado. Afinal, além de você, seu cliente será a principal parte a se beneficiar desta parceria. 

  1. Pesquisa com profundidade

O ponto principal nessa primeira etapa é procurar fornecedores com os mesmos valores que os seus, que investem com qualidade em produtos e serviços. 

Geralmente empresas com mais experiência de mercado são as melhores opções, pois já testaram o que dá certo e o que não dá.

Procure pelo histórico do fornecedor que pretende contratar, isso dará uma boa base de como esse fornecedor trabalha: para quem já prestou serviços, como ele lida com seus clientes e sua trajetória como empresa.

Separe os que você vê que também compartilham das mesmas filosofias de trabalho – o relacionamento é formado a partir de pontos em comum.

Quando decidir acerca das melhores opções, deixe claro sua segurança em estabelecer contato. É importante passar uma imagem positiva e comprometida, pensando sempre em entregar o melhor.

Seja sincero e honesto, mostre o que busca nos serviços de um fornecedor e esteja aberto a ouvir solicitações também.

2. Confiança 

Depois de escolher seus fornecedores com base em valores inegociáveis, manter esse relacionamento com respeito e confiança é crucial para uma boa troca de experiências. 

Como se trata de uma parte muito importante dentro de uma empresa, avaliações rotineiras de desempenho são ótimas estratégias para garantir que tudo esteja em seu devido lugar, evitando possíveis imprevistos. Use como exemplo:

  • Avaliação de Qualificação e Serviço

É importante avaliar o serviço como um todo

Uma boa ideia é aplicar questionários, com os critérios que você achar interessante.

Nos baseamos nisso para saber qual é o valor agregado ao serviço!

  • Avaliação de Desempenho Operacional

A leitura do desempenho influenciará diretamente na tomada de decisões e estratégias, avalie qualidade, flexibilidade, pontualidade, custo, tempo de resposta…questões muito decisivas dentro de um plano de ação.

  • Avaliação de Práticas e Processos Gerenciais

Um último exemplo: os processos e as práticas adotadas pelo fornecedor dizem muito sobre a postura profissional dele. Por isso, também é importante verificar a cultura organizacional criada dentro da empresa. Isso nos diz como será o relacionamento a longo prazo.

Não fique enrolando essa questão de verificar com seu fornecedor. Às vezes, em uma simples conversa, já fica claro onde existem algumas brechas que precisam ser reavaliadas!
Confiança é conquistada com o tempo, leve com você a ideia de dar para receber. Ou seja, não aposte todas as suas fichas de primeira, mas também não seja pura energia negativa…algumas empresas não conseguem esse equilíbrio e acabam cometendo deslizes que poderiam ter sido completamente evitados.

3. Situações inesperadas

Atualmente, uma das soft skills mais requisitadas no mercado é a inteligência emocional. Saber tomar decisões sob pressão e conduzir imprevistos que exigem muita energia mental é uma habilidade bastante útil, principalmente ao lidar com situações desgastantes.

Quando essa situação em questão envolve mais pessoas, sejam elas colaboradores internos ou externos, acaba se tornando mais difícil de resolver:

  • Quando alguma coisa sair do planejado, o importante é manter a calma e usar da razão para resolver. Nunca perdendo o controle ou tomando decisões precipitadas. 

Assim é possível analisar a situação por um lado mais racional e menos impulsivo. Contamos com essa estratégia sempre que queremos manter o controle.

Dica extra – hora de mudar a direção

Sebrae/PR | A melhor forma de contratar fornecedores para evitar futuros imprevistos | image1 1

Se você é do time que já fez todo o possível – quase o impossível, para lidar com alguns fornecedores inconvenientes e ainda não conseguiu se reerguer, nesse caso, aqui temos um último recurso: é hora de renovar suas fichas.

De tempos em tempos, se faz necessário uma avaliação mais detalhada do que ainda está sendo viável e do que não está.

A partir do momento que não há nenhuma evolução e que os problemas só continuam aparecendo, é hora de se abrir para outras parcerias.

Amplie seu leque de fornecedores e teste novas possibilidades, nunca dependa de apenas uma empresa como colaborador, isso fecha suas opções e dificulta a entrega final do serviço. 

Se gostou desse tipo de conteúdo, continue nos acompanhando!

O Sebrae deseja boas vendas!

Referências

https://www.nuvemshop.com.br/blog/como-escolher-bons-fornecedores-para-empresa/

https://ibid.com.br/blog/avaliacao-de-fornecedores/


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