6 ideias para abrir um pequeno negócio

Tempo de leitura: 4 minutos
Quero abrir um negócio, Empreendedorismo com o Sebrae Paraná 3

Resumo:
Neste artigo, iremos listar e explicar algumas das principais ideias para abrir um pequeno negócio na atualidade.

Compartilhe

Segundo o boletim Mapa das Empresas, divulgado pelo Ministério da Economia, o primeiro quadrimestre de 2022 registrou a abertura de mais de 1,3 milhão de empresas no Brasil. Isso demonstra como o povo brasileiro está cada vez mais apaixonado e inspirado pelo empreendedorismo.

Você faz parte do grupo de pessoas que desejam empreender, têm determinação e iniciativa, mas não sabem exatamente que negócio abrir? Não se preocupe! Hoje nós iremos apresentar algumas das principais ideias para abrir um pequeno negócio.

Muitos grandes negócios começaram pequenos. Portanto, não pense que existe algo de negativo no termo “pequeno negócio”. Pelo contrário, de acordo com um levantamento do SEBRAE, os pequenos negócios geram uma renda de cerca de R$ 420 bilhões por ano, o que equivale a quase um terço do PIB brasileiro.

Então, iniciar sua vida de empreendedor com um pequeno empreendimento é benéfico para você e para a economia do país. Dessa forma, fique por aqui até o final e descubra ótimas 6 ideias para abrir um pequeno negócio rentável!

1- Dropshipping

Quer abrir uma loja online, mas não tem espaço físico para abrigar um estoque ou dinheiro para produção? Então, o dropshipping é a opção ideal para você!

O dropshipping funciona assim: você cria um e-commerce, mas vende produtos de outras marcas. Basicamente, a empresa fornecedora terceiriza as vendas com o seu negócio e você não precisa esquentar a cabeça com a produção, o estoque e o envio dos produtos.

Esse tipo de pequeno negócio é uma ótima oportunidade para empreendedores que desejam exercitar suas estratégias de vendas e marketing. Além disso, o dropshipping é um segmento em rápido crescimento, que deve faturar mais de R$ 500 milhões até 2025.

2- Cosméticos veganos e naturais

O segmento de beleza e cosméticos é um dos que mais crescem no país, especialmente nos comércios online. Contudo, os consumidores estão atrás de produtos diferenciados, personalizados e sustentáveis.

As marcas que oferecem cosméticos veganos e naturais estão chamando cada vez mais atenção do público. Isso porque eles não realizam testes em animais, não utilizam nada de origem animal e possuem ingredientes mais saudáveis, que não agridem o nosso corpo.

Use a sua criatividade para desenvolver produtos inovadores, que oferecem uma nova experiência aos usuários. O aspecto artesanal e original conta muito para impressionar os clientes também, então leve isso em conta.

3- Marketing de afiliados

Uma das melhores ideias para pequenos negócios com um baixo investimento inicial é definitivamente o marketing de afiliados.

Empreender nesse mercado significa divulgar produtos ou serviços pela internet. Você precisa promover uma ou mais marcas utilizando canais de comunicação online, como as redes sociais.

Usualmente, a empresa que lhe contrata para essa divulgação fornece um link e se os consumidores comprarem os produtos/serviços a partir dele, você recebe uma porcentagem da venda.

4- Alimentação diferenciada

As pessoas estão cansadas de consumirem sempre as mesmas coisas. Elas estão buscando novas experiências e novos sabores. Com o auge do delivery e dos apps de comida, fica muito mais fácil procurar os mais variados tipos de alimentos.

Por isso, o segmento da alimentação é uma das melhores ideias para abrir um pequeno negócio. Entretanto, é preciso caprichar no que você irá oferecer. Prefira os quitutes que você (ou alguém de confiança) realmente saiba preparar com qualidade e de forma artesanal.

Utilizar ingredientes diferenciados, veganos e orgânicos também é uma boa ideia. Além disso, o mercado de alimentos para celíacos e diabéticos também oferece boas oportunidades.

Outro ponto importante a considerar é a forma de atendimento ao cliente e pagamento. Como o público é atraído por praticidade, ofereça opções ágeis e rápidas para pagar, que vão além das máquinas de cartão, como links de pagamento e PIX. Com relação ao atendimento, proporcione canais diversos, como as redes sociais e o Whatsapp.

5- Produtos para pets

Você sabia que, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, o Brasil possui a terceira maior população de animais de estimação do mundo e o sétimo maior faturamento na área?

Com o crescimento das redes sociais, as pessoas buscam muito mais do que os produtos básicos para seus pets. Afinal, elas gostam de postar fotos e vídeos mostrando acessórios, comidinhas e outros produtos diferenciados.

Por isso, se você ama bichinhos de estimação e gosta de exercitar sua criatividade, pode iniciar um empreendimento com produtos personalizados e originais que oferecem qualidade e estética.

6- Artesanato de luxo

Engana-se quem pensa que artesanato significa apenas miçanga e outros materiais encontrados em barracas de feirinhas. Logicamente, os artesanatos de feiras também possuem seu valor e agradam um grande público. No entanto, uma ideia mais moderna e eficaz é abrir um pequeno negócio com artesanatos de luxo.

Como já mencionamos, os consumidores estão deixando os produtos genéricos para trás. O que importa agora é ter algo exclusivo, personalizado e de qualidade. Isso vale para itens de decoração, roupas, acessórios etc.

Produzir peças que referenciam cultura pop, memes e astrologia é uma boa ideia para chamar atenção dos consumidores. Além disso, você pode dar aquele toque luxuoso ao criar produtos com materiais diferenciados, design único e conceito profundo.

No geral, qualquer uma das ideias para abrir um pequeno negócio exige dedicação e paixão, pois é com essas características que você conseguirá inovar e destacar o seu empreendimento. Também é importante não se esquecer de planejar tudo com detalhes, estudar o mercado, realizar pesquisas e buscar muito conhecimento.

Felizmente, você também pode contar com o SEBRAE/PR para começar seu negócio do zero. Além dos nossos conteúdos regulares, nós temos outros materiais e serviços gratuitos que podem ser cruciais para seu negócio.

Este conteúdo foi útil para você?

Compartilhe esse artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você possa gostar:

Conheça também

Ou navegue pelos nossos conteúdos gratuítos

Pesquise em nosso site