Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Start #16: Como Manter a Organização Financeira

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Start #16: Como Manter a Organização Financeira
Criado em 26 ABR. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Entender e gerenciar efetivamente as finanças é essencial para tomar decisões informadas e impulsionar o crescimento sustentável de seu empreendimento. Neste capítulo de nossa série, exploraremos tópicos importantes, como o controle financeiro, a análise de indicadores, a redução de gastos, a gestão de fluxo de caixa e a elaboração de orçamentos.

 

Acompanhar suas receitas e despesas, identificar oportunidades de redução de custos, estabelecer metas financeiras e utilizar indicadores-chave para medir o desempenho financeiro do seu negócio. Tudo isso é importante para gerir as suas finanças.

 

Vamos embarcar nesta jornada rumo à excelência financeira em seu empreendimento.

 

 

Entendendo um pouco mais sobre o controle financeiro




No mundo dos negócios, entender e gerenciar as finanças é fundamental para o sucesso de um empreendimento, seja ele pequeno ou grande. Sem dúvida, o controle financeiro é uma das partes mais importantes quando se trata de fazer o básico bem-feito em um negócio. Desde o início, é crucial estabelecer um controle rigoroso sobre suas finanças e fluxo de caixa.

 

Não importa a forma como você o faça - pode ser em um papel, uma planilha de Excel ou até mesmo por meio de um software de gestão financeira. O importante é garantir que você tenha um sistema eficiente para controlar suas finanças.

 

Além disso, para manter uma organização financeira eficiente, uma dica a ser seguida é a separação entre suas contas pessoais e empresariais. Acompanhar os saldos bancários é fundamental para manter a saúde financeira de sua empresa. Vamos às principais dicas para manter a saúde financeira da sua empresa.

 

  • Verifique regularmente o saldo em suas contas bancárias. Isso te ajudará a ter uma visão clara da sua disponibilidade de caixa e pode evitar surpresas desagradáveis.

 

  • Mantenha um registro preciso dos recebimentos de vendas, pagamentos a fornecedores, impostos e outras despesas. Assim você terá um panorama completo das transações financeiras de seu negócio.

 

  • Registre em detalhes. Todas as receitas e despesas, garanta que você identifique padrões, tendências e possíveis áreas de melhoria em seu fluxo de caixa.


Isso inclui o acompanhamento rigoroso de prazos de pagamentos a fornecedores e vencimentos de contas a pagar, para evitar atrasos e multas desnecessárias.

 

Para ter um controle eficiente você pode planejar seus pagamentos e garantir que haja fundos suficientes para cobrir suas obrigações financeiras.

 

Um aspecto crítico do controle financeiro é a reconciliação periódica de suas contas e extratos bancários. Ao comparar suas próprias informações financeiras com as declarações fornecidas pelo banco, você pode identificar discrepâncias e resolver eventuais erros ou transações não autorizadas.

 

Essa prática de reconciliação também auxilia na detecção de fraudes ou atividades suspeitas em suas contas.


 

O controle financeiro vai além de apenas registrar as transações.

 

É essencial analisar regularmente seus números e indicadores financeiros para obter insights valiosos sobre o desempenho de seu negócio.

 

Você pode incluir na sua rotina a análise de métricas-chave, como margem de lucro, retorno sobre o investimento e índices de liquidez. Com base nessas informações, é possível tomar decisões baseadas em dados e agir de maneira estratégica para impulsionar o crescimento da sua empresa.

 

Seja disciplinado ao controlar suas finanças e fluxo de caixa desde o início. Tornar essas ações um hábito te fornece segurança com relação às finanças.

 

Ter uma base sólida para a gestão financeira eficiente do seu pequeno negócio é fundamental. Com clareza, você toma decisões preparado para enfrentar os desafios financeiros com confiança. Um controle financeiro bem-feito é um diferencial enorme para qualquer pequena empresa e pode ser a chave para alcançar o sucesso a longo prazo.


Gostou do conteúdo? Clique nos links abaixo, confira os capítulos anteriores e fique ligado nos próximos!


Start #1 - O Caminho para o Sucesso Empreendedor

Start #2 - Como Escolher o seu Nicho de Mercado e se Diferenciar da Concorrência

Start #3 - Como Definir Preços Competitivos

Start #4 - Como Fazer um Estudo de Mercado e Analisar a Concorrência

Start #5 - Saiba Como Assegurar a Estabilidade Financeira do Seu Negócio

Start #6 - Como Montar o Seu Plano de Negócios

Start #7 - Saiba Como Definir o Seu Público-alvo e Persona

Start #8 - Estudo Contínuo de Mercado: Conheça Estratégias Eficazes de Público-Alvo e Persona

Start #9 - Saiba Como Construir Sua Imagem de Marca

Start #10 - Conheça a Importância Do Bom Marketing Para Aumentar as Vendas

Start #11 - Como aplicar o conceito "Do It Yourself"

Start #12 - Como o Feedback dos Clientes pode ser a Chave Para o Aprimoramento Contínuo

Start #13 - Estratégias e dicas para te ajudar a estabelecer boas parcerias

Start #14- Como se relacionar com seus fornecedores

Start #15 - Capacitando Colaboradores Rumo ao Crescimento Sustentável


Abraços, Bianca Becker.

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4568 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?