Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Start #6: Como montar o seu Plano de Negócios

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Start #6: Como montar o seu Plano de Negócios
Criado em 15 FEV. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Costumamos dizer que o plano de negócios é uma ferramenta indispensável para qualquer empreendedor. Sem ele você corre o risco de se perder em meio às decisões e de não ter uma visão de longo prazo para orientar suas ações.

 

Se você deseja estruturar e guiar seu empreendimento de forma sólida e estratégica, o planejamento pode ser um ótimo aliado. O plano de negócios serve como um roteiro que descreve todos os aspectos essenciais do seu negócio, fornecendo uma visão clara dos objetivos, estratégias, recursos e projeções financeiras.

 

Nos capítulos passados do Start, nós conversamos sobre os primeiros passos a serem seguidos na estruturação inicial de uma empresa, discutimos como estudar a concorrência, formar o preço de venda e como se programar com as finanças. Agora, neste capítulo estão os principais elementos que você deve considerar ao montar um plano de negócio eficiente, vamos conferir?

 

Resumo Executivo:


A primeira seção do seu plano de negócio e uma das mais importantes de todo o documento. Ela deve resumir de forma concisa e persuasiva os principais pontos do seu empreendimento.

 

Inclua uma visão geral do negócio, sua proposta de valor, público-alvo, diferenciais competitivos e projeções financeiras. Explique o que sua empresa oferece, qual a dor que seus produtos podem "curar" e forneça os detalhes mais importantes acerca do negócio.

 

Descrição da Empresa:


Essa seção deve descrever detalhadamente a natureza do seu negócio. Você pode explicar a missão, visão e valores da empresa, sua estrutura legal, localização, produtos ou serviços oferecidos e quaisquer detalhes relevantes sobre o histórico, o estágio atual e os objetivos futuros.

 

Análise de Mercado:


É importante realizar uma pesquisa minuciosa do mercado em que você pretende atuar. Veja aqui como você pode estudar o nicho de mercado no qual deseja ingressar.

 

Identifique seu público-alvo, analise tendências, comportamento do consumidor, demanda e concorrência. Demonstre uma compreensão clara do seu mercado e das oportunidades e desafios que ele apresenta.

 

Organização e Gestão


Nessa etapa você deve descrever a estrutura organizacional da sua empresa. Inclua equipe de gestão, funções-chave e responsabilidades.

 

Não esqueça de explicitar as qualificações e experiências dos membros da equipe, destacando por que eles são adequados para impulsionar o sucesso do negócio, mas não fique preso a nomenclaturas como "CEO", "CFO" etc., mas tenha claro no documento quais são as atribuições e como a estrutura deve ser funcionar no apoio de todas as operações.

 

Produtos


A chave aqui é a descrição. Destaque seus principais atributos, características, benefícios e como eles se diferenciam da concorrência.

 

Explique como seu produto ou serviço atende às necessidades dos clientes e quais estratégias você utilizará para manter a qualidade e inovação ao longo do tempo, mas sem utilizar termos técnicos e que dificultem o entendimento do texto.

 

Estratégia de Marketing


Desenvolva uma estratégia abrangente para promover seu negócio e seus produtos de forma que se tornem únicos na percepção do público, diferenciando-se dos demais produtos ou serviços semelhantes no mercado. Isso é muito importante pois as pessoas tendem a comprar produtos mais baratos, que possuam aspectos únicos e sejam confiáveis. Nessa etapa você também deverá desenvolver a estratégia de precificação, definindo a margem de lucro além do custo do produto ou definir de acordo com o mercado.


Você deverá definir como se dará a divulgação, se será por meios tradicionais e impressos ou se será por meio de canais digitais, como sites e redes sociais. Os canais de venda também deverão ser definidos, e os meios de distriuição dos produtos poderão ser diretos ou indiretos, ou seja, a sua loja poderá entregar o produto ou fornecer em loja física própria, ou o produto pode ser vendido por meio de varejistas indiretamente.

 

Identifique seu público-alvo, defina suas metas de marketing, descreva suas táticas de divulgação, publicidade, promoção e relacionamento com o cliente. Considere também o estudo de parcerias estratégicas.

 

Projeções Financeiras


Esta seção é fundamental para demonstrar a viabilidade financeira do seu negócio. Inclua projeções de vendas, fluxo de caixa, demonstrações de resultados e balanços patrimoniais.

 

É importante que você considere diferentes cenários, o maior número de indicadores financeiros relevantes possível, assim como estratégias para alcançar a lucratividade e o crescimento sustentável. Confira no artigo do Start #5!

 

Plano Operacional


Descreva as operações diárias do seu negócio. Inclua os processos de produção, fornecedores, logística, atendimento ao cliente, tecnologia utilizada e outros aspectos operacionais relevantes.

 

Certifique-se de abordar questões relacionadas a recursos humanos, controle de qualidade e gestão de estoques.

 

Análise de Riscos


Identifique os principais riscos e desafios que o seu negócio pode enfrentar. Isso pode incluir riscos financeiros, legais, operacionais, concorrenciais ou externos.

 

Mostre que você está ciente dos possíveis obstáculos e tem planos de contingência adequados.


Cronograma e Implementação


Estabeleça um cronograma realista para a implementação do seu plano de negócio. Defina ações específicas e acompanhe o progresso conforme você avança. Também é fundamental que você faça ajustes quando necessário.

 

O plano de negócios é um documento vivo, sujeito a revisões e adaptações à medida que o negócio se desenvolve. Para ser eficiente ele deve estar constantemente se adaptando ao funcionamento da sua organização.

 

Sempre atualizar. Essa é a chave para manter a eficiência do seu plano de negócios. Com as mudanças no mercado, revise regularmente seu plano para garantir que ele permaneça relevante.

 

Vale lembrar que um plano de negócio eficiente requer tempo, pesquisa e análise cuidadosa.

 

No entanto, o esforço dedicado a essa etapa crucial é fundamental para o sucesso do seu empreendimento.

 

Um plano bem estruturado e fundamentado será sua bússola, orientando suas decisões e ações estratégicas em direção aos objetivos almejados.


Gostou do artigo? Confira os capítulos anteriores e fique ligado nos próximos!


Start #1 - O Caminho para o Sucesso Empreendedor

Start #2 - Como Escolher o seu Nicho de Mercado e se Diferenciar da Concorrência

Start #3 - Como Definir Preços Competitivos

Start #4 - Como Fazer um Estudo de Mercado e Analisar a Concorrência

Start #5 - Saiba Como Assegurar a Estabilidade Financeira do Seu Negócio


Abraços, Bianca Becker

https://www.linkedin.com/in/biabeckerl/

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5130 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?