Anteriormente, nos capítulos 1 e 2 do Start, falamos sobre como iniciar o seu empreendimento do jeito certo e como fazer uma análise de mercado inicial. Hoje vamos descobrir como definir preços de forma adequada e como analisar a precificação da concorrêcia.
Na hora de abrir seu negócio, precificar corretamente e realizar uma análise da concorrência são fatores importantíssimos para garantir o sucesso do seu empreendimento. Esses elementos desempenham um papel crucial na sua estratégia de posicionamento.
A precificação dos seus produtos deve levar em consideração diversos fatores, como as horas envolvidas no processo de produção ou prestação de serviços, o rateio de custos fixos, a margem de lucro desejada e uma estimativa do cenário ideal para o seu negócio.
Ao estabelecer a precificação dos seus produtos ou serviços, é necessário realizar um estudo minucioso. É fundamental considerar todos os custos envolvidos, incluindo materiais, mão de obra, aluguel, despesas administrativas, marketing e outros.
Priorize uma análise detalhada dos recursos necessários e defina um valor que supere esses custos e ao mesmo tempo que seja competitivo no mercado.
Como estimar o valor dos seus produtos e serviços
Você já deve ter ouvido por aí o quão importante é estimar o valor dos seus produtos percebido pelos clientes. Calma, isso pode parecer complicado, mas não é um bicho de sete cabeças.
Para entender a percepção do seu cliente é importante analisar seu público-alvo e descobrir o quanto eles estão dispostos a pagar pelo seu produto.
Leve em consideração a qualidade, a conveniência, os benefícios e as vantagens que você oferece em relação à concorrência. Também adotar estratégias de precificação, como descontos, pacotes ou assinaturas, para atrair e reter clientes.
Elaboramos um passo a passo para te ajudar a precificar seus produtos e serviços de forma prática e eficiente:
- Liste todos os custos diretamente relacionados à produção do produto, como materiais, mão de obra direta e embalagens.
- Some esses custos para obter o custo total de produção por unidade.
-Inclua custos indiretos, como aluguel, energia, marketing e despesas administrativas.
- Distribua esses custos por unidade, com base na quantidade de produtos produzidos.
- Determine qual margem de lucro você deseja obter em cima do custo total. Isso varia conforme a indústria e o tipo de produto.
- Pesquise o que os concorrentes estão cobrando por produtos semelhantes. Isso ajuda a entender o preço médio do mercado.
- Avalie como os clientes percebem o valor do seu produto em comparação com os concorrentes.
Se seu produto oferece características únicas, isso pode justificar um preço mais alto.
- Determine quantas unidades você precisa vender para cobrir todos os custos e atingir o ponto de equilíbrio.
- Isso ajuda a entender quantos produtos você precisa vender para começar a gerar lucro.
- Se tiver diferentes segmentos de clientes (por exemplo, atacado e varejo), ajuste os preços conforme a demanda e o valor percebido por cada segmento.
- Se possível, ofereça diferentes opções de preços para atender a diferentes segmentos de clientes.
- Isso pode incluir pacotes, descontos em quantidades maiores, entre outros.
- Após definir os preços, monitore como eles estão performando no mercado.
- Esteja disposto a ajustar os preços com base no feedback dos clientes e nas mudanças nas condições de mercado.
- Entenda que a precificação é uma combinação de dados objetivos e estratégias de posicionamento.
- Esteja aberto a ajustar os preços conforme seu negócio cresce e evolui.
A precificação é uma mistura de cálculos financeiros, estratégia de mercado e compreensão das necessidades dos clientes. Ela desempenha um papel fundamental no sucesso de um pequeno negócio e pode impactar diretamente sua lucratividade, competitividade e sustentabilidade.
Uma precificação inadequada pode resultar em margens de lucro muito baixas, dificultando a cobertura dos custos operacionais e a geração de receitas suficientes para o crescimento. Por outro lado, uma precificação excessivamente alta pode afastar os clientes, levando à redução das vendas.
Portanto, tente encontrar um equilíbrio na precificação, isso vai ser importante para maximizar os lucros, atrair clientes e garantir a saúde financeira do negócio.
Análise de concorrência
Agora vamos falar um pouco mais sobre análise de concorrência. É fundamental entender o que seus concorrentes estão fazendo de melhor. Observe como eles se posicionam no mercado, quais são seus diferenciais e como comunicam isso aos clientes. A análise da concorrência pode ajudá-lo a identificar lacunas e oportunidades no mercado, e definir estratégias para se destacar.
Observe a forma como seus concorrentes se posicionam em termos de preço, qualidade, valor agregado, atendimento ao cliente, inovação, conveniência enfim, o maior número de aspectos possíveis e relevantes dentro do seu nicho.
Identifique quais são os pontos fortes e fracos de negócios semelhantes ao seu e pense em como você pode se diferenciar para uma proposta única. Pensar em escalabilidade também é importante, então não deixe de avaliar se seu negócio pode ser escalável ou se demanda capital intensivo.
Talvez falar sobre escalabilidade te gere dúvidas, então vamos lá. Um negócio escalável é aquele que pode crescer de forma rápida e sustentável, sem a necessidade de grandes investimentos em recursos adicionais.
Já um negócio que demanda investimentos constantes e maiores, que requer aplicação de montantes significativos em infraestrutura, equipamentos, pessoal, entre outros, não é escalável, ou seja, demanda um capital intensivo.
Entender o tipo de negócio que você está construindo é essencial para a elaboração de um plano estratégico adequado.
Avalie a capacidade do seu negócio de crescer e se adaptar às demandas do mercado, considerando os recursos disponíveis e a viabilidade financeira. Lembre-se de que esses são aspectos dinâmicos, que podem exigir ajustes ao longo do tempo à medida que o mercado e as necessidades dos clientes evoluem.
Com esse conteúdo você está um passo à frente para estabelecer uma estratégia sólida que o diferencie no mercado e permita alcançar o sucesso. No próximo capítulo do Start continuaremos falando sobre estudo de mercado e análise de concorrência, então fique de olho!
Um abraço, Bianca Becker.