Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Start #4: Como Fazer um Estudo de Mercado e Analisar a Concorrência

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Start #4: Como Fazer um Estudo de Mercado e Analisar a Concorrência
Criado em 06 FEV. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

No mundo dos negócios, entender o mercado em que se pretende atuar e conhecer a concorrência são fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento.

 

Nesse texto da série Start, vamos aprofundar esse conceito e discutir como o processo de planejamento e preparação pode ser o diferencial para um negócio excepcional.

 

O estudo de mercado é uma ferramenta poderosa para analisar o ambiente em que o negócio irá operar e identificar oportunidades para se destacar. Ele pode proporcionar uma análise detalhada do setor em que você pretende atuar, bem como das características e necessidades do seu público-alvo.

 

Nessa etapa, é possível obter informações valiosas e insights sobre o setor de atuação, as características do público-alvo, as tendências, demandas dos clientes e as preferências de consumo.

 

 

Como realizar um estudo de mercado eficiente


 


Pode parecer complicado em um primeiro momento, mas vou te mostrar que é mais simples do que você imagina.

 

Para realizar um estudo eficiente, é crucial coletar dados relevantes por meio de pesquisas, entrevistas e análise de fontes confiáveis.

 

O primeiro passo é a coleta de dados. Não de qualquer dado, mas dados relevantes. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de mercado, entrevistas com consumidores, análise de relatórios e estudos setoriais, entre outras fontes de informação.

 

O objetivo aqui é obter uma compreensão clara do mercado em que você deseja entrar, identificar nichos ou segmentos específicos e entender quais são as oportunidades e os desafios presentes. Você deve ter claro quais são seus objetivos com a pesquisa, para determinar seu público-alvo e realizar uma coleta de dados eficaz. Para coletar informações relevantes ao seu negócio você pode escolher realizar um questionário, uma entrevista ou realizar pesquisas de campo.

 

A tecnologia aqui é sua aliada, utilize ferramentas online e as redes sociais para coletar dados e obter informações. O estudo de mercado é uma ferramenta poderosa, mas também é um processo contínuo. À medida que o mercado muda e seu negócio evolui, continue buscando se atualizar para manter suas estratégias alinhadas com as demandas em constante mudança.

 

Uma boa dica para direcionar sua pesquisa é explorar novas tendências do setor, buscando sobre o que está em alta. Isso revela oportunidades e desafios futuros. Depois de coletar dados e ter uma base de informações você deve realizar uma análise desse material, a fim de obter conclusões para aplicar melhorias em seu negócio.

 

Com base nas análises, tire conclusões sólidas e ajuste suas estratégias de acordo com os insights obtidos. Não se esqueça que o mercado está em constante evolução e que a concorrência pode determinar o futuro do seu negócio, então mantenha-se atualizado em suas pesquisas.

 

 

Análise de concorrência

 

Nesse momento sua prioridade deve ser identificar e avaliar como seus concorrentes, diretos e indiretos, se posicionam no mercado. Envolva os produtos e serviços oferecidos, quais são seus diferenciais competitivos e qual é a sua estratégia de negócios.

 

Ao analisar a concorrência, é importante observar tanto os pontos fortes quanto os pontos fracos dos concorrentes.

 

Procure por oportunidades que possam ser exploradas, seja por meio de uma proposta de valor única, uma estratégia de marketing diferenciada ou uma abordagem inovadora para atender às necessidades do público-alvo.

 

Essas etapas de estudo de mercado e análise da concorrência fornecem insights cruciais para o planejamento do seu negócio. Com base nessas informações, você poderá definir estratégias e ações que o ajudarão a se destacar e a conquistar uma posição sólida no mercado.

 

Ao realizar o estudo de mercado e a análise da concorrência, lembre-se que esses processos são contínuos. O mercado está em constante evolução e novos concorrentes surgem a todo momento, portanto, não deixe de se atualizar. Você pode criar uma rotina semanal, ou até um cronograma, para realizar pesquisas sobre o seu nicho. O importante é saber como reagir às mudanças à medida que elas ocorrem.

 

Ao compreender o seu mercado, identificar as necessidades dos seus clientes e conhecer a concorrência, você estará preparado para tomar decisões mais embasadas e elaborar estratégias que o ajudem a ter sucesso no seu negócio.

 

O planejamento e a preparação adequados são fundamentais para construir uma base sólida e sustentável para o seu empreendimento, então fique ligado nos próximos capítulos dessa jornada, e caso não tenha visto os capítulos anteriores, acesse-os pelos links abaixo:


Start #1

Start #2

Start#3 


Abraços, Bianca Becker.

https://www.linkedin.com/in/biabeckerl/

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 809 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?