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Start #13: Estratégias e dicas para te ajudar a estabelecer boas parcerias

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Start #13: Estratégias e dicas para te ajudar a estabelecer boas parcerias
Criado em 03 ABR. 2024
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Dentro de uma organização, todas as partes envolvidas desempenham um papel fundamental no suporte às operações do seu negócio, trazendo conhecimentos específicos e complementando suas capacidades internas.

 

Sabemos que estabelecer parcerias nem sempre é fácil, mas qual seria então a melhor forma de selecionar os parceiros certos, firmar acordos claros? E ainda, acompanhar sua performance para garantir resultados positivos?

 

Nesse novo capítulo da série Start, exploraremos a importância desses elementos-chave para o sucesso de um empreendimento.

 

Dicas práticas

 

Vamos explorar estratégias práticas e dicas úteis para garantir relacionamentos bem-sucedidos e alcançar excelência nas parcerias e no gerenciamento de pessoas.

 

Separamos algumas dicas que vão te ajudar a estabelecer boas parcerias no início da sua jornada empreendedora. Veja:

 

  • Em primeiro lugar, é importante que você tenha objetivos bem definidos e claros. Assim, fica mais fácil buscar parceiros que complementam as necessidades e objetivos para a sua estratégia.
  • Depois, você pode buscar por empresas parceiras e tentar um primeiro contato. O mais importante aqui, é que você tenha conhecimento prévio sobre a pessoa ou empresa que vai buscar formar uma parceria. Saiba como abordar e quais os benefícios que a parceria pode oferecer aos dois lados.
  • Outra dica valiosa é ser transparente desde o início do contato. Comunique-se com clareza, mostre seus objetivos, seus resultados, suas ideias. Isso vai facilitar a união dos esforços e aproximar você de seu parceiro.
  • Cultive relações de confiança. A confiança é a base de qualquer parceria sólida. Trabalhe constantemente para estabelecer e manter um ambiente de confiança com seus parceiros. Isso envolve cumprir promessas, ser transparente sobre desafios e metas, e tratar as preocupações do parceiro com seriedade. Uma confiança mútua impulsiona uma colaboração mais eficaz e duradoura.
  • A última dica é: vá além das transações comerciais e busque construir relacionamentos colaborativos. Isso significa não apenas focar em números e resultados, mas também em como você e seus parceiros podem trabalhar juntos para alcançar objetivos maiores.

 

Essas dicas ajudam a fortalecer ainda mais as relações com parceiros, promovendo uma abordagem mais profunda e significativa para o estabelecimento de parcerias bem-sucedidas.

 

 

Organizações são compostas por pessoas



E dentro desse cenário, ao iniciar um pequeno negócio, é importante definir claramente os papéis e responsabilidades dos colaboradores, mesmo que você tenha poucos ou nenhum funcionário.

 

Cada membro da equipe, incluindo você mesmo, desempenha funções vitais para o funcionamento eficiente do negócio.

 

Além disso, identificar as habilidades necessárias para o desenvolvimento das atividades ajudará a garantir que você tenha o conjunto adequado de competências para enfrentar os desafios do mercado.

 

Contratar bons profissionais, que sejam qualificados e engajados, nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente no começo. Mas calma, vamos te ajudar:

 

1)    O primeiro passo é analisar as tarefas essenciais que precisam ser executadas para manter seu negócio em funcionamento.

 

Ou seja, pense nas atividades operacionais, no atendimento ao cliente, na produção, gestão de estoque, marketing e gestão do seu negócio. Mesmo que você seja o único responsável por todas essas áreas, é importante entender quais habilidades são necessárias em cada uma delas.

 

2)    Depois de identificar as principais tarefas, está na hora de entender as suas próprias habilidades e competências. Liste suas áreas de expertise e aquelas em que você precisa melhorar ou adquirir novos conhecimentos.

 

Isso permitirá que você identifique lacunas e decida se precisa contratar colaboradores ou buscar capacitação adicional.

 

3)    Se sua escolha foi considerar a contratação de colaboradores, avalie cuidadosamente as habilidades específicas necessárias para cada função.

 

Pergunte-se quais competências são essenciais para desempenhar bem o trabalho, como habilidades técnicas, conhecimento do setor, capacidade de comunicação, trabalho em equipe e adaptabilidade. E procure selecionar profissionais que atendam essas características.

 

Em um pequeno negócio, é crucial que os colaboradores tenham uma visão abrangente do negócio e estejam dispostos a assumir diversas responsabilidades.

 

Na hora de contratar, além das habilidades técnicas, considere também as qualidades pessoais desejadas em seus colaboradores. Flexibilidade e disposição para aprender são características valiosas em pequenos negócios.

 

Sendo assim, procure pessoas comprometidas, proativas, com capacidade de resolução de problemas, iniciativa e senso de responsabilidade. Tais características podem contribuir para a eficiência operacional e sucesso geral do negócio.

 

Mesmo que você não tenha funcionários no momento, ou não esteja considerando contratar, é importante reconhecer que, à medida que o negócio cresce, será necessário delegar tarefas e contratar colaboradores para lidar com o aumento da demanda.

 

Pense grande e já comece a identificar as habilidades necessárias para futuras contratações. Hoje você pode estar lidando com todas as responsabilidades por conta própria, mas amanhã sua empresa poderá ter o dobro, o triplo do tamanho.

 

Com essa aula você estará preparado para construir uma base sólida, com uma equipe eficiente e que possui as competências certas para impulsionar o crescimento do seu negócio.

 

Nunca se esqueça que em um ambiente de trabalho enxuto, cada membro da equipe desempenha um papel estrutural e escolher as pessoas certas com as habilidades certas fará toda a diferença em alcançar o sucesso. Conte com o Sebrae para te dar suporte nesse processo. 


Confira os capítulos anteriores e fique ligado nos próximos!


Start #1 - O Caminho para o Sucesso Empreendedor

Start #2 - Como Escolher o seu Nicho de Mercado e se Diferenciar da Concorrência

Start #3 - Como Definir Preços Competitivos

Start #4 - Como Fazer um Estudo de Mercado e Analisar a Concorrência

Start #5 - Saiba Como Assegurar a Estabilidade Financeira do Seu Negócio

Start #6 - Como Montar o Seu Plano de Negócios

Start #7 - Saiba Como Definir o Seu Público-alvo e Persona

Start #8 - Estudo Contínuo de Mercado: Conheça Estratégias Eficazes de Público-Alvo e Persona

Start #9 - Saiba Como Construir Sua Imagem de Marca

Start #10 - Conheça a Importância Do Bom Marketing Para Aumentar as Vendas

Start #11 - Como aplicar o conceito "Do It Yourself"

Start #12 - Como o Feedback dos Clientes pode ser a Chave Para o Aprimoramento Contínuo


Abraços, Bianca Becker

https://www.linkedin.com/in/biabeckerl/ 

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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
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