Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Start #13: Estratégias e dicas para te ajudar a estabelecer boas parcerias

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Start #13: Estratégias e dicas para te ajudar a estabelecer boas parcerias
Criado em 03 ABR. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Dentro de uma organização, todas as partes envolvidas desempenham um papel fundamental no suporte às operações do seu negócio, trazendo conhecimentos específicos e complementando suas capacidades internas.

 

Sabemos que estabelecer parcerias nem sempre é fácil, mas qual seria então a melhor forma de selecionar os parceiros certos, firmar acordos claros? E ainda, acompanhar sua performance para garantir resultados positivos?

 

Nesse novo capítulo da série Start, exploraremos a importância desses elementos-chave para o sucesso de um empreendimento.

 

Dicas práticas

 

Vamos explorar estratégias práticas e dicas úteis para garantir relacionamentos bem-sucedidos e alcançar excelência nas parcerias e no gerenciamento de pessoas.

 

Separamos algumas dicas que vão te ajudar a estabelecer boas parcerias no início da sua jornada empreendedora. Veja:

 

  • Em primeiro lugar, é importante que você tenha objetivos bem definidos e claros. Assim, fica mais fácil buscar parceiros que complementam as necessidades e objetivos para a sua estratégia.
  • Depois, você pode buscar por empresas parceiras e tentar um primeiro contato. O mais importante aqui, é que você tenha conhecimento prévio sobre a pessoa ou empresa que vai buscar formar uma parceria. Saiba como abordar e quais os benefícios que a parceria pode oferecer aos dois lados.
  • Outra dica valiosa é ser transparente desde o início do contato. Comunique-se com clareza, mostre seus objetivos, seus resultados, suas ideias. Isso vai facilitar a união dos esforços e aproximar você de seu parceiro.
  • Cultive relações de confiança. A confiança é a base de qualquer parceria sólida. Trabalhe constantemente para estabelecer e manter um ambiente de confiança com seus parceiros. Isso envolve cumprir promessas, ser transparente sobre desafios e metas, e tratar as preocupações do parceiro com seriedade. Uma confiança mútua impulsiona uma colaboração mais eficaz e duradoura.
  • A última dica é: vá além das transações comerciais e busque construir relacionamentos colaborativos. Isso significa não apenas focar em números e resultados, mas também em como você e seus parceiros podem trabalhar juntos para alcançar objetivos maiores.

 

Essas dicas ajudam a fortalecer ainda mais as relações com parceiros, promovendo uma abordagem mais profunda e significativa para o estabelecimento de parcerias bem-sucedidas.

 

 

Organizações são compostas por pessoas



E dentro desse cenário, ao iniciar um pequeno negócio, é importante definir claramente os papéis e responsabilidades dos colaboradores, mesmo que você tenha poucos ou nenhum funcionário.

 

Cada membro da equipe, incluindo você mesmo, desempenha funções vitais para o funcionamento eficiente do negócio.

 

Além disso, identificar as habilidades necessárias para o desenvolvimento das atividades ajudará a garantir que você tenha o conjunto adequado de competências para enfrentar os desafios do mercado.

 

Contratar bons profissionais, que sejam qualificados e engajados, nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente no começo. Mas calma, vamos te ajudar:

 

1)    O primeiro passo é analisar as tarefas essenciais que precisam ser executadas para manter seu negócio em funcionamento.

 

Ou seja, pense nas atividades operacionais, no atendimento ao cliente, na produção, gestão de estoque, marketing e gestão do seu negócio. Mesmo que você seja o único responsável por todas essas áreas, é importante entender quais habilidades são necessárias em cada uma delas.

 

2)    Depois de identificar as principais tarefas, está na hora de entender as suas próprias habilidades e competências. Liste suas áreas de expertise e aquelas em que você precisa melhorar ou adquirir novos conhecimentos.

 

Isso permitirá que você identifique lacunas e decida se precisa contratar colaboradores ou buscar capacitação adicional.

 

3)    Se sua escolha foi considerar a contratação de colaboradores, avalie cuidadosamente as habilidades específicas necessárias para cada função.

 

Pergunte-se quais competências são essenciais para desempenhar bem o trabalho, como habilidades técnicas, conhecimento do setor, capacidade de comunicação, trabalho em equipe e adaptabilidade. E procure selecionar profissionais que atendam essas características.

 

Em um pequeno negócio, é crucial que os colaboradores tenham uma visão abrangente do negócio e estejam dispostos a assumir diversas responsabilidades.

 

Na hora de contratar, além das habilidades técnicas, considere também as qualidades pessoais desejadas em seus colaboradores. Flexibilidade e disposição para aprender são características valiosas em pequenos negócios.

 

Sendo assim, procure pessoas comprometidas, proativas, com capacidade de resolução de problemas, iniciativa e senso de responsabilidade. Tais características podem contribuir para a eficiência operacional e sucesso geral do negócio.

 

Mesmo que você não tenha funcionários no momento, ou não esteja considerando contratar, é importante reconhecer que, à medida que o negócio cresce, será necessário delegar tarefas e contratar colaboradores para lidar com o aumento da demanda.

 

Pense grande e já comece a identificar as habilidades necessárias para futuras contratações. Hoje você pode estar lidando com todas as responsabilidades por conta própria, mas amanhã sua empresa poderá ter o dobro, o triplo do tamanho.

 

Com essa aula você estará preparado para construir uma base sólida, com uma equipe eficiente e que possui as competências certas para impulsionar o crescimento do seu negócio.

 

Nunca se esqueça que em um ambiente de trabalho enxuto, cada membro da equipe desempenha um papel estrutural e escolher as pessoas certas com as habilidades certas fará toda a diferença em alcançar o sucesso. Conte com o Sebrae para te dar suporte nesse processo. 


Confira os capítulos anteriores e fique ligado nos próximos!


Start #1 - O Caminho para o Sucesso Empreendedor

Start #2 - Como Escolher o seu Nicho de Mercado e se Diferenciar da Concorrência

Start #3 - Como Definir Preços Competitivos

Start #4 - Como Fazer um Estudo de Mercado e Analisar a Concorrência

Start #5 - Saiba Como Assegurar a Estabilidade Financeira do Seu Negócio

Start #6 - Como Montar o Seu Plano de Negócios

Start #7 - Saiba Como Definir o Seu Público-alvo e Persona

Start #8 - Estudo Contínuo de Mercado: Conheça Estratégias Eficazes de Público-Alvo e Persona

Start #9 - Saiba Como Construir Sua Imagem de Marca

Start #10 - Conheça a Importância Do Bom Marketing Para Aumentar as Vendas

Start #11 - Como aplicar o conceito "Do It Yourself"

Start #12 - Como o Feedback dos Clientes pode ser a Chave Para o Aprimoramento Contínuo


Abraços, Bianca Becker

https://www.linkedin.com/in/biabeckerl/ 

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5318 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?