Dentro de uma organização, todas as partes envolvidas desempenham um papel fundamental no suporte às operações do seu negócio, trazendo conhecimentos específicos e complementando suas capacidades internas.
Sabemos que estabelecer parcerias nem sempre é fácil, mas qual seria então a melhor forma de selecionar os parceiros certos, firmar acordos claros? E ainda, acompanhar sua performance para garantir resultados positivos?
Nesse novo capítulo da série Start, exploraremos a importância desses elementos-chave para o sucesso de um empreendimento.
Dicas práticas
Vamos explorar estratégias práticas e dicas úteis para garantir relacionamentos bem-sucedidos e alcançar excelência nas parcerias e no gerenciamento de pessoas.
Separamos algumas dicas que vão te ajudar a estabelecer boas parcerias no início da sua jornada empreendedora. Veja:
Essas dicas ajudam a fortalecer ainda mais as relações com parceiros, promovendo uma abordagem mais profunda e significativa para o estabelecimento de parcerias bem-sucedidas.
Organizações são compostas por pessoas
E dentro desse cenário, ao iniciar um pequeno negócio, é importante definir claramente os papéis e responsabilidades dos colaboradores, mesmo que você tenha poucos ou nenhum funcionário.
Cada membro da equipe, incluindo você mesmo, desempenha funções vitais para o funcionamento eficiente do negócio.
Além disso, identificar as habilidades necessárias para o desenvolvimento das atividades ajudará a garantir que você tenha o conjunto adequado de competências para enfrentar os desafios do mercado.
Contratar bons profissionais, que sejam qualificados e engajados, nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente no começo. Mas calma, vamos te ajudar:
1) O primeiro passo é analisar as tarefas essenciais que precisam ser executadas para manter seu negócio em funcionamento.
Ou seja, pense nas atividades operacionais, no atendimento ao cliente, na produção, gestão de estoque, marketing e gestão do seu negócio. Mesmo que você seja o único responsável por todas essas áreas, é importante entender quais habilidades são necessárias em cada uma delas.
2) Depois de identificar as principais tarefas, está na hora de entender as suas próprias habilidades e competências. Liste suas áreas de expertise e aquelas em que você precisa melhorar ou adquirir novos conhecimentos.
Isso permitirá que você identifique lacunas e decida se precisa contratar colaboradores ou buscar capacitação adicional.
3) Se sua escolha foi considerar a contratação de colaboradores, avalie cuidadosamente as habilidades específicas necessárias para cada função.
Pergunte-se quais competências são essenciais para desempenhar bem o trabalho, como habilidades técnicas, conhecimento do setor, capacidade de comunicação, trabalho em equipe e adaptabilidade. E procure selecionar profissionais que atendam essas características.
Em um pequeno negócio, é crucial que os colaboradores tenham uma visão abrangente do negócio e estejam dispostos a assumir diversas responsabilidades.
Na hora de contratar, além das habilidades técnicas, considere também as qualidades pessoais desejadas em seus colaboradores. Flexibilidade e disposição para aprender são características valiosas em pequenos negócios.
Sendo assim, procure pessoas comprometidas, proativas, com capacidade de resolução de problemas, iniciativa e senso de responsabilidade. Tais características podem contribuir para a eficiência operacional e sucesso geral do negócio.
Mesmo que você não tenha funcionários no momento, ou não esteja considerando contratar, é importante reconhecer que, à medida que o negócio cresce, será necessário delegar tarefas e contratar colaboradores para lidar com o aumento da demanda.
Pense grande e já comece a identificar as habilidades necessárias para futuras contratações. Hoje você pode estar lidando com todas as responsabilidades por conta própria, mas amanhã sua empresa poderá ter o dobro, o triplo do tamanho.
Com essa aula você estará preparado para construir uma base sólida, com uma equipe eficiente e que possui as competências certas para impulsionar o crescimento do seu negócio.
Nunca se esqueça que em um ambiente de trabalho enxuto, cada membro da equipe desempenha um papel estrutural e escolher as pessoas certas com as habilidades certas fará toda a diferença em alcançar o sucesso. Conte com o Sebrae para te dar suporte nesse processo.
Confira os capítulos anteriores e fique ligado nos próximos!
Start #1 - O Caminho para o Sucesso Empreendedor
Start #2 - Como Escolher o seu Nicho de Mercado e se Diferenciar da Concorrência
Start #3 - Como Definir Preços Competitivos
Start #4 - Como Fazer um Estudo de Mercado e Analisar a Concorrência
Start #5 - Saiba Como Assegurar a Estabilidade Financeira do Seu Negócio
Start #6 - Como Montar o Seu Plano de Negócios
Start #7 - Saiba Como Definir o Seu Público-alvo e Persona
Start #8 - Estudo Contínuo de Mercado: Conheça Estratégias Eficazes de Público-Alvo e Persona
Start #9 - Saiba Como Construir Sua Imagem de Marca
Start #10 - Conheça a Importância Do Bom Marketing Para Aumentar as Vendas
Start #11 - Como aplicar o conceito "Do It Yourself"
Start #12 - Como o Feedback dos Clientes pode ser a Chave Para o Aprimoramento Contínuo
Abraços, Bianca Becker