Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Start #11: Como aplicar o conceito do "Do It Yourself"

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Start #11: Como aplicar o conceito do "Do It Yourself"
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 18 MAR. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Sabemos que para começar um pequeno empreendimento a ajuda é escassa e muitas vezes faltam recursos financeiros para contratar vários profissionais. Por isso, saber fazer é essencial para tirar seus sonhos do papel.

 

No último capítulo, conhecemos a importância do bom marketing para aumentar as vendas. Agora, neste texto vamos abordar um pouco mais sobre o conceito de do it yourself".

 

Controle do fluxo de vendas

 

A primeira temática que gostaríamos de abordar é o controle dos fluxos de vendas. Ao iniciar um negócio, é comum ficar tentado a investir em várias ferramentas e estratégias sofisticadas desde o início.

 

Mas, é importante lembrar que antes de pensar em ter um CRM, um funil de vendas automatizado ou campanhas robustas de publicidade online, é fundamental focar no básico e começar pelo famoso "do it yourself".

 

Controlar suas vendas em uma planilha Excel e fazer algo caseiro, porém bem-feito, pode ser o start perfeito. Não adianta buscar uma megaestrutura e gastar recursos em ferramentas complexas se o básico ainda não foi feito.

 

Desenhe seu próprio plano de vendas. Pergunte a si mesmo: por qual canal vou começar a vender? Pode ser através de uma loja física, um e-commerce, marketplace ou redes sociais.

 

Esse é o momento de identificar a melhor opção para o seu negócio e concentrar seus esforços nesse canal. Dessa forma, você pode direcionar seus recursos e energia para construir uma presença sólida em um canal específico.

 

Enquanto desenha seu plano de vendas, considere também a sustentabilidade e perenidade das suas ações. Pergunte-se se o que você está fazendo atualmente é escalável e se poderá expandir seus esforços de vendas no futuro.

 

Crie sua própria identidade


 


Comece com uma identidade visual simples, que reflita a essência do seu negócio. Isso inclui o desenvolvimento de uma logo, a escolha de cores e fontes que representam sua marca.

 

Você vai perceber que não precisa contratar uma agência de design de imediato. Muitas vezes, com um pouco de criatividade e pesquisa, você mesmo pode criar uma identidade visual atraente e profissional.

 

Construir uma empresa é um processo gradual, composto por etapas. Não pule as etapas iniciais, pois elas estabelecem as bases para o sucesso futuro.

 

Avalie a viabilidade de suas estratégias a longo prazo e faça ajustes conforme necessário para garantir a sustentabilidade do seu negócio.

 

Não esqueça que é normal ter recursos limitados no início e isso não deve impedir você de fazer um trabalho excepcional. Mesmo com ferramentas simples e uma estrutura enxuta, é possível entregar produtos ou serviços de qualidade, oferecer um excelente atendimento ao cliente e construir relacionamentos sólidos com seus primeiros clientes.

 

Conforme seu negócio cresce e gera resultados, você poderá reinvestir os lucros em melhorias e recursos mais avançados. Com o tempo, pode ser apropriado implementar um CRM, automatizar processos de vendas e buscar o apoio de uma agência de marketing.

 

O crescimento de qualquer empreendimento se dá por etapas, não tente dar passos maiores que suas pernas, procure saber quando seu negócio estará pronto para dar o próximo passo. Cada etapa do seu negócio é valiosa e requer atenção e dedicação.

 

Ao focar no básico, criar uma identidade visual única e desenhar um plano de vendas consistente, você estabelecerá uma base sólida para o crescimento sustentável do seu empreendimento.

 

Agora é hora de colocar esses princípios em prática. Comece pequeno, faça o básico de forma excepcional e lembre-se de que cada passo é importante na jornada empreendedora.

 

Com comprometimento, determinação e uma mentalidade focada, você estará no caminho certo para alcançar o sucesso.


Confira os capítulos anteriores e fique ligado nos próximos!


Start #1 - O Caminho para o Sucesso Empreendedor

Start #2 - Como Escolher o seu Nicho de Mercado e se Diferenciar da Concorrência

Start #3 - Como Definir Preços Competitivos

Start #4 - Como Fazer um Estudo de Mercado e Analisar a Concorrência

Start #5 - Saiba Como Assegurar a Estabilidade Financeira do Seu Negócio

Start #6 - Como Montar o Seu Plano de Negócios

Start #7 - Saiba Como Definir o Seu Público-alvo e Persona

Start #8 - Estudo Contínuo de Mercado: Conheça Estratégias Eficazes de Público-Alvo e Persona

Start #9 - Saiba Como Construir Sua Imagem de Marca

Start #10 - Conheça a Importância Do Bom Marketing Para Aumentar as Vendas


Abraços, Bianca Becker

https://www.linkedin.com/in/biabeckerl/ 

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5130 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?