Sabemos que para começar um pequeno empreendimento a ajuda é escassa e muitas vezes faltam recursos financeiros para contratar vários profissionais. Por isso, saber fazer é essencial para tirar seus sonhos do papel.
No último capítulo, conhecemos a importância do bom marketing para aumentar as vendas. Agora, neste texto vamos abordar um pouco mais sobre o conceito de do it yourself".
Controle do fluxo de vendas
A primeira temática que gostaríamos de abordar é o controle dos fluxos de vendas. Ao iniciar um negócio, é comum ficar tentado a investir em várias ferramentas e estratégias sofisticadas desde o início.
Mas, é importante lembrar que antes de pensar em ter um CRM, um funil de vendas automatizado ou campanhas robustas de publicidade online, é fundamental focar no básico e começar pelo famoso "do it yourself".
Controlar suas vendas em uma planilha Excel e fazer algo caseiro, porém bem-feito, pode ser o start perfeito. Não adianta buscar uma megaestrutura e gastar recursos em ferramentas complexas se o básico ainda não foi feito.
Desenhe seu próprio plano de vendas. Pergunte a si mesmo: por qual canal vou começar a vender? Pode ser através de uma loja física, um e-commerce, marketplace ou redes sociais.
Esse é o momento de identificar a melhor opção para o seu negócio e concentrar seus esforços nesse canal. Dessa forma, você pode direcionar seus recursos e energia para construir uma presença sólida em um canal específico.
Enquanto desenha seu plano de vendas, considere também a sustentabilidade e perenidade das suas ações. Pergunte-se se o que você está fazendo atualmente é escalável e se poderá expandir seus esforços de vendas no futuro.
Crie sua própria identidade
Comece com uma identidade visual simples, que reflita a essência do seu negócio. Isso inclui o desenvolvimento de uma logo, a escolha de cores e fontes que representam sua marca.
Você vai perceber que não precisa contratar uma agência de design de imediato. Muitas vezes, com um pouco de criatividade e pesquisa, você mesmo pode criar uma identidade visual atraente e profissional.
Construir uma empresa é um processo gradual, composto por etapas. Não pule as etapas iniciais, pois elas estabelecem as bases para o sucesso futuro.
Avalie a viabilidade de suas estratégias a longo prazo e faça ajustes conforme necessário para garantir a sustentabilidade do seu negócio.
Não esqueça que é normal ter recursos limitados no início e isso não deve impedir você de fazer um trabalho excepcional. Mesmo com ferramentas simples e uma estrutura enxuta, é possível entregar produtos ou serviços de qualidade, oferecer um excelente atendimento ao cliente e construir relacionamentos sólidos com seus primeiros clientes.
Conforme seu negócio cresce e gera resultados, você poderá reinvestir os lucros em melhorias e recursos mais avançados. Com o tempo, pode ser apropriado implementar um CRM, automatizar processos de vendas e buscar o apoio de uma agência de marketing.
O crescimento de qualquer empreendimento se dá por etapas, não tente dar passos maiores que suas pernas, procure saber quando seu negócio estará pronto para dar o próximo passo. Cada etapa do seu negócio é valiosa e requer atenção e dedicação.
Ao focar no básico, criar uma identidade visual única e desenhar um plano de vendas consistente, você estabelecerá uma base sólida para o crescimento sustentável do seu empreendimento.
Agora é hora de colocar esses princípios em prática. Comece pequeno, faça o básico de forma excepcional e lembre-se de que cada passo é importante na jornada empreendedora.
Com comprometimento, determinação e uma mentalidade focada, você estará no caminho certo para alcançar o sucesso.
Confira os capítulos anteriores e fique ligado nos próximos!
Start #1 - O Caminho para o Sucesso Empreendedor
Start #2 - Como Escolher o seu Nicho de Mercado e se Diferenciar da Concorrência
Start #3 - Como Definir Preços Competitivos
Start #4 - Como Fazer um Estudo de Mercado e Analisar a Concorrência
Start #5 - Saiba Como Assegurar a Estabilidade Financeira do Seu Negócio
Start #6 - Como Montar o Seu Plano de Negócios
Start #7 - Saiba Como Definir o Seu Público-alvo e Persona
Start #8 - Estudo Contínuo de Mercado: Conheça Estratégias Eficazes de Público-Alvo e Persona
Start #9 - Saiba Como Construir Sua Imagem de Marca
Start #10 - Conheça a Importância Do Bom Marketing Para Aumentar as Vendas
Abraços, Bianca Becker