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Start #14: Como se relacionar com seus fornecedores

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Start #14: Como se relacionar com seus fornecedores
Criado em 10 ABR. 2024
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Fornecedores. Eles desempenham um papel fundamental no sucesso de qualquer negócio, mas muitas vezes são deixados em segundo plano. Disponibilizar matérias-primas e produtos necessários para o funcionamento do seu negócio é muito mais importante do que parece.

 

Neste novo artigo de nossa série, vamos abordar a importância desse stakeholder fundamental e dar algumas dicas para escolher melhor seus fornecedores.

 

O primeiro passo

 

Antes de sair por aí contratando serviços é importante ter claro na sua mente que escolher cuidadosamente os fornecedores certos pode afetar diretamente a qualidade dos seus produtos, impactar em seus prazos de entrega, nos custos e claro, na satisfação dos seus clientes.

 

Existem estratégias para identificar fornecedores confiáveis, negociar contratos vantajosos e estabelecer relacionamentos mutuamente benéficos. Um relacionamento sólido e colaborativo com esses stakeholders pode trazer uma série de benefícios, desde garantir a qualidade dos produtos e serviços até promover uma reputação positiva para o seu negócio.

 

Como buscar melhores fornecedores

 

Separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar na busca por bons fornecedores:

 

-       Pesquise e avalie opções: Realize uma pesquisa abrangente para identificar diferentes fornecedores que atendam às suas necessidades. Considere aspectos como reputação, experiência, qualidade dos produtos ou serviços, preços e prazos de entrega. Faça comparações entre os fornecedores para tomar uma decisão informada.

 

-       Verifique referências e histórico: Peça referências de outros clientes ou parceiros que já trabalharam com os fornecedores em potencial. Procure informações sobre a confiabilidade, pontualidade, qualidade do atendimento e cumprimento de prazos. Verificar o histórico dos fornecedores pode ajudar a identificar qualquer problema recorrente ou questões potenciais.

 

-       Avalie a capacidade de fornecimento e flexibilidade: Certifique-se de que o fornecedor escolhido tenha a capacidade de fornecer consistentemente os produtos ou serviços que você precisa. Considere fatores como capacidade de produção, capacidade de atendimento à demanda, disponibilidade de estoque e capacidade de adaptação às mudanças nas suas necessidades. Um fornecedor flexível pode ser valioso para acompanhar seu crescimento e lidar com imprevistos.

 

Manter uma comunicação clara com os fornecedores em potencial, discutir contratos e acordos detalhados, e estar aberto a negociar termos e condições, também são formas de alinhar as expectativas entre as partes.

 

Depois de selecionar fornecedores confiáveis, de qualidade e que garantam o bom funcionamento do seu negócio, chegou a hora de estabelecer, e manter, um bom relacionamento com eles.

 

 

Vamos falar sobre relacionamentos




Uma parceria é uma relação de troca, na qual o nível de satisfação dos envolvidos interfere no sucesso do seu negócio. Então é essencial que você consiga manter bons relacionamentos com os stakeholders.

 

Pensando nisso, selecionamos pontos fundamentais para estabelecer boas relações de trabalho.

 

-       Comunicação efetiva: Uma comunicação clara e aberta é fundamental para evitar mal-entendidos e conflitos. Utilize canais adequados para transmitir informações, seja pessoalmente, por e-mail, telefone ou outras ferramentas de comunicação interna.

 

-       Trabalho em equipe: Valorize a colaboração em vez da competição. Encoraje a troca de conhecimentos e esteja disposto a ajudar. Reconhecer que o sucesso coletivo é tão importante quanto o sucesso individual estimula um bom relacionamento.

 

-       Compreensão: Tente entender os desafios e perspectivas de cada parte envolvida. Você pode oferecer apoio quando necessário, ouvindo todas as partes envolvidas e buscando soluções que beneficiem a todos.

 

-       Cumprimento de prazos: Ser pontual nas entregas e respeitar os compromissos assumidos, demonstra profissionalismo e respeito pelo trabalho exercido.

 

-       Feedback construtivo: Ofereça e receba feedback de maneira construtiva e respeitosa. Reconheça boas práticas e forneça orientações para melhorias quando necessário.

 

Estar aberto a críticas construtivas também é uma ótima forma de estabelecer bons relacionamentos com as pessoas que prestam serviço ao seu negócio. Tenha em mente que relacionar-se bem é uma oportunidade para aprimorar seu trabalho, seja com seus clientes, fornecedores, funcionários ou demais stakeholders.

 

Promover um ambiente de trabalho colaborativo favorece a produtividade e contribui para o sucesso do seu empreendimento.

 

Não se esqueça que organizações são compostas por pessoas e o sucesso de uma empresa não depende apenas do desempenho individual, mas também da capacidade de construir relacionamentos positivos e produtivos entre os membros da equipe.

 

Esperamos que esse texto possa te ajudar a aplicar as melhores práticas e gerenciar possíveis conflitos de forma adequada, você poderá construir relacionamentos duradouros que impulsionam o crescimento e a reputação do seu negócio.

 

O sucesso não é alcançado sozinho, e um bom relacionamento com fornecedores e terceiros pode ser um diferencial competitivo significativo!


Confira os capítulos anteriores e fique ligado nos próximos!


Start #1 - O Caminho para o Sucesso Empreendedor

Start #2 - Como Escolher o seu Nicho de Mercado e se Diferenciar da Concorrência

Start #3 - Como Definir Preços Competitivos

Start #4 - Como Fazer um Estudo de Mercado e Analisar a Concorrência

Start #5 - Saiba Como Assegurar a Estabilidade Financeira do Seu Negócio

Start #6 - Como Montar o Seu Plano de Negócios

Start #7 - Saiba Como Definir o Seu Público-alvo e Persona

Start #8 - Estudo Contínuo de Mercado: Conheça Estratégias Eficazes de Público-Alvo e Persona

Start #9 - Saiba Como Construir Sua Imagem de Marca

Start #10 - Conheça a Importância Do Bom Marketing Para Aumentar as Vendas

Start #11 - Como aplicar o conceito "Do It Yourself"

Start #12 - Como o Feedback dos Clientes pode ser a Chave Para o Aprimoramento Contínuo

Start #13 -  Estratégias e dicas para te ajudar a estabelecer boas parcerias


Abraços, Bianca Becker .


avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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