Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Start #14: Como se relacionar com seus fornecedores

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Start #14: Como se relacionar com seus fornecedores
Criado em 10 ABR. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Fornecedores. Eles desempenham um papel fundamental no sucesso de qualquer negócio, mas muitas vezes são deixados em segundo plano. Disponibilizar matérias-primas e produtos necessários para o funcionamento do seu negócio é muito mais importante do que parece.

 

Neste novo artigo de nossa série, vamos abordar a importância desse stakeholder fundamental e dar algumas dicas para escolher melhor seus fornecedores.

 

O primeiro passo

 

Antes de sair por aí contratando serviços é importante ter claro na sua mente que escolher cuidadosamente os fornecedores certos pode afetar diretamente a qualidade dos seus produtos, impactar em seus prazos de entrega, nos custos e claro, na satisfação dos seus clientes.

 

Existem estratégias para identificar fornecedores confiáveis, negociar contratos vantajosos e estabelecer relacionamentos mutuamente benéficos. Um relacionamento sólido e colaborativo com esses stakeholders pode trazer uma série de benefícios, desde garantir a qualidade dos produtos e serviços até promover uma reputação positiva para o seu negócio.

 

Como buscar melhores fornecedores

 

Separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar na busca por bons fornecedores:

 

-       Pesquise e avalie opções: Realize uma pesquisa abrangente para identificar diferentes fornecedores que atendam às suas necessidades. Considere aspectos como reputação, experiência, qualidade dos produtos ou serviços, preços e prazos de entrega. Faça comparações entre os fornecedores para tomar uma decisão informada.

 

-       Verifique referências e histórico: Peça referências de outros clientes ou parceiros que já trabalharam com os fornecedores em potencial. Procure informações sobre a confiabilidade, pontualidade, qualidade do atendimento e cumprimento de prazos. Verificar o histórico dos fornecedores pode ajudar a identificar qualquer problema recorrente ou questões potenciais.

 

-       Avalie a capacidade de fornecimento e flexibilidade: Certifique-se de que o fornecedor escolhido tenha a capacidade de fornecer consistentemente os produtos ou serviços que você precisa. Considere fatores como capacidade de produção, capacidade de atendimento à demanda, disponibilidade de estoque e capacidade de adaptação às mudanças nas suas necessidades. Um fornecedor flexível pode ser valioso para acompanhar seu crescimento e lidar com imprevistos.

 

Manter uma comunicação clara com os fornecedores em potencial, discutir contratos e acordos detalhados, e estar aberto a negociar termos e condições, também são formas de alinhar as expectativas entre as partes.

 

Depois de selecionar fornecedores confiáveis, de qualidade e que garantam o bom funcionamento do seu negócio, chegou a hora de estabelecer, e manter, um bom relacionamento com eles.

 

 

Vamos falar sobre relacionamentos




Uma parceria é uma relação de troca, na qual o nível de satisfação dos envolvidos interfere no sucesso do seu negócio. Então é essencial que você consiga manter bons relacionamentos com os stakeholders.

 

Pensando nisso, selecionamos pontos fundamentais para estabelecer boas relações de trabalho.

 

-       Comunicação efetiva: Uma comunicação clara e aberta é fundamental para evitar mal-entendidos e conflitos. Utilize canais adequados para transmitir informações, seja pessoalmente, por e-mail, telefone ou outras ferramentas de comunicação interna.

 

-       Trabalho em equipe: Valorize a colaboração em vez da competição. Encoraje a troca de conhecimentos e esteja disposto a ajudar. Reconhecer que o sucesso coletivo é tão importante quanto o sucesso individual estimula um bom relacionamento.

 

-       Compreensão: Tente entender os desafios e perspectivas de cada parte envolvida. Você pode oferecer apoio quando necessário, ouvindo todas as partes envolvidas e buscando soluções que beneficiem a todos.

 

-       Cumprimento de prazos: Ser pontual nas entregas e respeitar os compromissos assumidos, demonstra profissionalismo e respeito pelo trabalho exercido.

 

-       Feedback construtivo: Ofereça e receba feedback de maneira construtiva e respeitosa. Reconheça boas práticas e forneça orientações para melhorias quando necessário.

 

Estar aberto a críticas construtivas também é uma ótima forma de estabelecer bons relacionamentos com as pessoas que prestam serviço ao seu negócio. Tenha em mente que relacionar-se bem é uma oportunidade para aprimorar seu trabalho, seja com seus clientes, fornecedores, funcionários ou demais stakeholders.

 

Promover um ambiente de trabalho colaborativo favorece a produtividade e contribui para o sucesso do seu empreendimento.

 

Não se esqueça que organizações são compostas por pessoas e o sucesso de uma empresa não depende apenas do desempenho individual, mas também da capacidade de construir relacionamentos positivos e produtivos entre os membros da equipe.

 

Esperamos que esse texto possa te ajudar a aplicar as melhores práticas e gerenciar possíveis conflitos de forma adequada, você poderá construir relacionamentos duradouros que impulsionam o crescimento e a reputação do seu negócio.

 

O sucesso não é alcançado sozinho, e um bom relacionamento com fornecedores e terceiros pode ser um diferencial competitivo significativo!


Confira os capítulos anteriores e fique ligado nos próximos!


Start #1 - O Caminho para o Sucesso Empreendedor

Start #2 - Como Escolher o seu Nicho de Mercado e se Diferenciar da Concorrência

Start #3 - Como Definir Preços Competitivos

Start #4 - Como Fazer um Estudo de Mercado e Analisar a Concorrência

Start #5 - Saiba Como Assegurar a Estabilidade Financeira do Seu Negócio

Start #6 - Como Montar o Seu Plano de Negócios

Start #7 - Saiba Como Definir o Seu Público-alvo e Persona

Start #8 - Estudo Contínuo de Mercado: Conheça Estratégias Eficazes de Público-Alvo e Persona

Start #9 - Saiba Como Construir Sua Imagem de Marca

Start #10 - Conheça a Importância Do Bom Marketing Para Aumentar as Vendas

Start #11 - Como aplicar o conceito "Do It Yourself"

Start #12 - Como o Feedback dos Clientes pode ser a Chave Para o Aprimoramento Contínuo

Start #13 -  Estratégias e dicas para te ajudar a estabelecer boas parcerias


Abraços, Bianca Becker .


avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5774 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?