Você já deve ter notado e, até mesmo visto, em diversos artigos e reportagens, sobre as mudanças causadas no mercado neste período pós-pandemia, em aspas, pois o mundo ainda segue com o alerta ligado para evitar um novo surto da doença. Mas falando sobre os negócios, o fato é que a economia inevitavelmente foi bastante afetada e, aos poucos, tem retomado a sua normalidade. No entanto, algumas transformações foram necessárias para nos adaptarmos à nova realidade, como por exemplo, a expansão dos mercados digitais. Já adianto que a presença digital das marcas é indispensável no cenário atual e, por isso, é preciso estar atento às tendências de marketing digital para garantir o sucesso do seu negócio. Neste artigo, listamos dicas para você empreendedor(a), que deseja expandir seu negócio ou seguir novos caminhos no ano que está se aproximando. Independente do segmento de atuação do seu comércio, a seguir você verá tendências de mercado e dicas que podem e devem ser incorporadas no seu planejamento estratégico: Assim como foi citado no início deste artigo, a presença digital é inevitável para quem sonha em prosperar no mundo dos negócios. Por isso, certifique-se que sua empresa está inserida nos principais canais da web, como por exemplo: Google Meu Negócio, Facebook e Instagram, site da empresa e outras mídias digitais que correspondam com o seu público alvo. No caso dos e-commerces, prepare-se para oferecer experiência impecável para o seu usuário, garanta uma boa navegabilidade na plataforma, facilidade e variedade de formas de pagamento e um serviço de entrega de qualidade, com preço de frete justo. Este termo é bastante utilizado no marketing para definir a integração dos canais virtuais e físicos de uma determinada empresa. Por exemplo, a possibilidade de efetuar a compra pela internet e retirar o produto diretamente na loja física. Você pode acompanhar mais sobre esse tema no artigo Vendas omnichannel. Além disso, também inclui outros canais de compra e relacionamento com o cliente, por exemplo a criação de aplicativos ou utilização de ferramentas já existentes como o Whatsapp e lives no Instagram. São materiais que oferecem conteúdos criados e distribuídos no meio digital com assuntos pertinentes para o público-alvo da sua empresa, como executar alguma atividade, idiomas e dicas de viagem. Estes produtos podem variar entre cursos online, e-book, infográficos, webinars, entre outros. Saiba Como criar e vender INFOPRODUTOS para aumentar o rendimento do seu negócio. A sigla de origem inglesa traduzida para o portguês quer dizer, Governança Ambiental, Social e Corporativa, mas o que isso significa de fato? Bom, este termo refere-se a um conjunto de ações socioambientais, que incluem responsabilidade ambiental, governança e atendimento humanizado, valorização das diversidades e incentivo a projetos que contribuem com o desenvolvimento da comunidade local. Eletrônicos inteligentes: estes produtos tiveram um aumento de aproximadamente 400% entre 2021 e 2022 e a tendência é que eles continuem tendo uma alta demanda, como por exemplo os smartwatches. Roupas tecnológicas: peças como calças e saias modeladoras estão caindo no gosto das mulheres brasileiras. Além do apelo estético, algumas roupas oferecem conforto térmico com proteção UV, impermeabilidade, entre outras funções. Itens de viagem: estes variam desde a venda de passagens, hospedagem, malas, travesseiros de pescoço até serviços turísticos. Este movimento é mais um dos efeitos causados pela pandemia. Produtos para pet: o Brasil é o segundo maior consumidor de produtos para pet do mundo, ficando atrás somente do EUA, de acordo com o Instituto Pet Brasil. A expectativa é que no próximo ano este setor continue em expansão, por isso investir na venda de acessórios, serviços de pet shop, alimentos e vestuário, pode ser bem lucrativo. Se você já é um empreendedor ou está pensando em abrir seu próprio negócio, veja alguns segmentos que oferecem boas oportunidades de investimento no próximo ano: Alimentício: produtos veganos, orgânicos e fitness; Beleza: nail designer e procedimentos estéticos; Marketing: consultorias e produção de conteúdo; Educação: aulas particulares e escola de idiomas; Esportes: personal trainer, dança e treinos online; Moda: roupas modeladoras e brechó; Saúde: medicina online, nutrição e saúde mental. Estes são apenas alguns dos setores e seus nichos de atuação que estarão em alta em 2023, mas aqui na Comunidade SEBRAE, você encontrará diversos artigos com mais informações direcionadas para você que deseja empreender. Leia também: >>>Como construir uma estratégia de marketing multicanal de sucesso4 tendências de mercado para o empreendedores
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