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Tendências de mercado: produtos e segmentos para investir em 2023

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Tendências de mercado: produtos e segmentos para investir em 2023
Criado em 10 JAN. 2023
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Você já deve ter notado e, até mesmo visto, em diversos artigos e reportagens, sobre as mudanças causadas no mercado neste período pós-pandemia, em aspas, pois o mundo ainda segue com o alerta ligado para evitar um novo surto da doença.


Mas falando sobre os negócios, o fato é que a economia inevitavelmente foi bastante afetada e, aos poucos, tem retomado a sua normalidade. No entanto, algumas transformações foram necessárias para nos adaptarmos à nova realidade, como por exemplo, a expansão dos mercados digitais.


Já adianto que a presença digital das marcas é indispensável no cenário atual e, por isso, é preciso estar atento às tendências de marketing digital para garantir o sucesso do seu negócio.


Neste artigo, listamos dicas para você empreendedor(a), que deseja expandir seu negócio ou seguir novos caminhos no ano que está se aproximando.


4 tendências de mercado para o empreendedores


Independente do segmento de atuação do seu comércio, a seguir você verá tendências de mercado e dicas que podem e devem ser incorporadas no seu planejamento estratégico:


Vendas pela internet: e-commerce e redes sociais


Assim como foi citado no início deste artigo, a presença digital é inevitável para quem sonha em prosperar no mundo dos negócios. Por isso, certifique-se que sua empresa está inserida nos principais canais da web, como por exemplo: Google Meu Negócio, Facebook e Instagram, site da empresa e outras mídias digitais que correspondam com o seu público alvo.


No caso dos e-commerces, prepare-se para oferecer experiência impecável para o seu usuário, garanta uma boa navegabilidade na plataforma, facilidade e variedade de formas de pagamento e um serviço de entrega de qualidade, com preço de frete justo.


Omnichannel


Este termo é bastante utilizado no marketing para definir a integração dos canais virtuais e físicos de uma determinada empresa. Por exemplo, a possibilidade de efetuar a compra pela internet e retirar o produto diretamente na loja física. Você pode acompanhar mais sobre esse tema no artigo Vendas omnichannel.


Além disso, também inclui outros canais de compra e relacionamento com o cliente, por exemplo a criação de aplicativos ou utilização de ferramentas já existentes como o Whatsapp e lives no Instagram.


Infoprodutos


São materiais que oferecem conteúdos criados e distribuídos no meio digital com assuntos pertinentes para o público-alvo da sua empresa, como executar alguma atividade, idiomas e dicas de viagem.


Estes produtos podem variar entre cursos online, e-book, infográficos, webinars, entre outros. Saiba Como criar e vender INFOPRODUTOS para aumentar o rendimento do seu negócio.


Empresas verdes (ESG)


A sigla de origem inglesa traduzida para o portguês quer dizer, Governança Ambiental, Social e Corporativa, mas o que isso significa de fato? 


Bom, este termo refere-se a um conjunto de ações socioambientais, que incluem responsabilidade ambiental, governança e atendimento humanizado, valorização das diversidades e incentivo a projetos que contribuem com o desenvolvimento da comunidade local.


Dica de produtos para vender mais


Eletrônicos inteligentes: estes produtos tiveram um aumento de aproximadamente 400% entre 2021 e 2022 e a tendência é que eles continuem tendo uma alta demanda, como por exemplo os smartwatches.


Roupas tecnológicas: peças como calças e saias modeladoras estão caindo no gosto das mulheres brasileiras. Além do apelo estético, algumas roupas oferecem conforto térmico com proteção UV, impermeabilidade, entre outras funções.


Itens de viagem: estes variam desde a venda de passagens, hospedagem, malas, travesseiros de pescoço até serviços turísticos. Este movimento é mais um dos efeitos causados pela pandemia.


Produtos para pet: o Brasil é o segundo maior consumidor de produtos para pet do mundo, ficando atrás somente do EUA, de acordo com o Instituto Pet Brasil. A expectativa é que no próximo ano este setor continue em expansão, por isso investir na venda de acessórios, serviços de pet shop, alimentos e vestuário, pode ser bem lucrativo.


Ano novo, novas oportunidades!


Se você já é um empreendedor ou está pensando em abrir seu próprio negócio, veja alguns segmentos que oferecem boas oportunidades de investimento no próximo ano:


Alimentício: produtos veganos, orgânicos e fitness;

Beleza: nail designer e procedimentos estéticos;

Marketing: consultorias e  produção de conteúdo;

Educação: aulas particulares e escola de idiomas;

Esportes: personal trainer, dança e treinos online;

Moda: roupas modeladoras e brechó;

Saúde: medicina online, nutrição e saúde mental.


Estes são apenas alguns dos setores e seus nichos de atuação que estarão em alta em 2023, mas aqui na Comunidade SEBRAE, você encontrará diversos artigos com mais informações direcionadas para você que deseja empreender.



Leia também:


>>>Lojistas que planejam crescem 30% mais rápido!

>>>Como construir uma estratégia de marketing multicanal de sucesso


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Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
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