Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Lojistas que planejam crescem 30% mais rápido!

avatar MARCIO PINHEIRO PINTO TUCUNDUVA
Marcio Pinheiro Pinto Tucunduvafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Lojistas que planejam crescem 30% mais rápido!
Criado em 24 OUT. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

É muito fácil olhar só para as rotinas operacionais do seu e-commerce e perder a visão estratégica do negócio. São pedidos para separar todos os dias, novas compras de estoque, atendimento, campanhas de marketing, marketplaces para acompanhar e vários outras pequenas demandas que vão tomar o seu tempo. 


Uma loja virtual tem a capacidade de consumir a sua vida e, sem um bom planejamento, você vai ficar só apagando incêndio.


A chave é criar um mapa com metas realistas, manter atualizado e utilizar como um guia. Isso vai fazer você pensar lá na frente e antecipar ações para desafogar a sua rotina.


Por exemplo, metas bem definidas de compra de estoque podem ser a diferença entre uma loja lucrativa e outra que não é.


Se você sabe os períodos do ano que vendem mais ou menos (sazonalidades) e traça metas de acordo, vai ter um teto para compra de estoque. Junte isso com uma análise mensal dos produtos que mais vendem e você vai ter uma lista do que comprar e de quanto investir. 


Acompanhando todos os meses as metas e sabendo quanto tem em estoque, dificilmente você vai ter problemas de vendas e de muito dinheiro parado em mercadorias que não vendem.

Não ter metas claras é a mesma coisa de você ir ao mercado sem uma lista de compras, antes da hora do almoço. Vai comprar um monte de bobagens e vai faltar os itens essenciais.

A mesma coisa serve para campanhas de marketing.

Se você sabe quais campanhas trazem mais retorno e tem metas de quanto elas tem que vender, você vai saber em quais tem que apostar mais. Isso ajuda a definir uma valor de mídia a ser investido por campanha e por período do ano. 

Se no seu e-commerce o dia das mães é a melhor época de vendas, você tem que ter um orçamento maior de mídia nessa data e um estoque adequado para o volume de vendas planejado.

A visão de médio e longo prazo vai te ajudar a antecipar ações e riscos do negócio e a descobrir novos caminhos para crescimento da loja virtual.

avatar MARCIO PINHEIRO PINTO TUCUNDUVA
Marcio Pinheiro Pinto Tucunduva
Eu sou Marcio Tucunduva, fundador da Smart4plan, e já fui vítima do caixa! Venho de formação na área de Engenharia e em 2010 resolvi empreender, abrindo uma loja virtual de decoração. Havia acabado de cursar uma Pós-Graduação em Gestão de Negócios, mas, ainda com pouca experiência em e-commerce, cometi muitos erros básicos que me custaram todo o capital que tinha disponível. Com erros e acertos, aprendi muita coisa na prática e, em 2013, vendi a loja. Minha missão então se transformou em ajudar outros empreendedores a não cometerem os mesmos erros que eu cometi. Com anos de estudo e colocando em prática tudo que aprendi, desenvolvi e validei as técnicas de gestão de negócios que hoje ofereço na consultoria, auxiliando diversos empreendedores na conquista de seus objetivos. https://smart4plan.substack.com/aboutfavorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3853 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?