É muito fácil olhar só para as rotinas operacionais do seu e-commerce e perder a visão estratégica do negócio. São pedidos para separar todos os dias, novas compras de estoque, atendimento, campanhas de marketing, marketplaces para acompanhar e vários outras pequenas demandas que vão tomar o seu tempo.
Uma loja virtual tem a capacidade de consumir a sua vida e, sem um bom planejamento, você vai ficar só apagando incêndio.
A chave é criar um mapa com metas realistas, manter atualizado e utilizar como um guia. Isso vai fazer você pensar lá na frente e antecipar ações para desafogar a sua rotina.
Por exemplo, metas bem definidas de compra de estoque podem ser a diferença entre uma loja lucrativa e outra que não é.
Se você sabe os períodos do ano que vendem mais ou menos (sazonalidades) e traça metas de acordo, vai ter um teto para compra de estoque. Junte isso com uma análise mensal dos produtos que mais vendem e você vai ter uma lista do que comprar e de quanto investir.
Acompanhando todos os meses as metas e sabendo quanto tem em estoque, dificilmente você vai ter problemas de vendas e de muito dinheiro parado em mercadorias que não vendem.
Não ter metas claras é a mesma coisa de você ir ao mercado sem uma lista de compras, antes da hora do almoço. Vai comprar um monte de bobagens e vai faltar os itens essenciais.
A mesma coisa serve para campanhas de marketing.
Se você sabe quais campanhas trazem mais retorno e tem metas de quanto elas tem que vender, você vai saber em quais tem que apostar mais. Isso ajuda a definir uma valor de mídia a ser investido por campanha e por período do ano.
Se no seu e-commerce o dia das mães é a melhor época de vendas, você tem que ter um orçamento maior de mídia nessa data e um estoque adequado para o volume de vendas planejado.
A visão de médio e longo prazo vai te ajudar a antecipar ações e riscos do negócio e a descobrir novos caminhos para crescimento da loja virtual.