A Woom é uma das maiores marcas esportivas do Brasil, líder de mercado no segmento de triathlon, e referência em growth e posicionamento.
Parte de todo esse sucesso pode ser atribuída as estratégias de marketing multicanal, que tornou a marca presente em todos os lugares, reforçando sua presença no imaginário do público e trazendo retorno comercial expressivo!
Então para começar, gostaríamos de dar as boas vindas e saber um pouco mais da visão da Elisa, responsável pelo marketing e canais digitais da Woom, sobre esse tema.
1- Elisa, a Woom é referência no mercado de roupas para triathlon e ciclismo, superando outros grandes players até mesmo com mais tempo de mercado. Como você vê a importância do Marketing nesse processo?
Primeiramente, muito obrigado pelo convite. É um prazer poder compartilhar um pouco da nossa trajetória e composição de estratégia com os empreendedores paranaenses. Esperamos que esses insights sirvam de inspiração para quem está nos acompanhando hoje.
Estamos inseridos dentro de um mercado competitivo e é imprescindível a utilização de meios que auxiliem em estratégicas assertivas para alcançar nossos objetivos. O Marketing é um grande auxiliador na visibilidade de nossos produtos e no melhor relacionamento com o cliente.
Ele é quem nos permite a se tornar referência no ramo de atuação, por consequência aumentando as vendas. As ações de marketing servem para alcançar o publico alvo, gerando um relacionamento, confiança e vendas. Ou seja, quanto maior o alcance dos clientes potenciais, maiores serão as conversões.
2- Antes da estratégia multicanal usada atualmente, como foi o início da comunicação?
Estamos a 12 anos no mercado, desde o início sempre fomos preocupados com a questão de Marketing nos auxiliando no bom relacionamento com o cliente. Há 12 anos atrás, a questão do marketing on-line era muito mais incipiente, desta forma, o marketing off-line tinha maior participação.
Alguns mecanismos que utilizamos naquela época, ainda usamos até hoje, como e-mail marketing, patrocínio em atletas e eventos, por exemplo. Mas, por outro lado, investíamos em revistas do segmento, coisas que já não fazemos mais, pois fomos acompanhando a evolução da digitalização e o comportamento do nosso público-alvo e desta forma, redirecionando o orçamento e as ações.
Também sempre acreditamos no conceito de member-gets-member, embora tenha um retorno de médio a longo prazo, sabemos que uma vez que um cliente teve boa experiência com o produto e com o atendimento, temos maior chance dele indicar a Woom para sua rede de relacionamento, além de ter uma maior grau de fidelidade. Isto para uma marca nova no mercado é muito importante para sua evolução e perpetuidade.
3 - Em quais redes a marca está presente hoje?
Buscamos ter uma presença efetiva e com atenção e cuidado em diversos canais, simultaneamente. Para isso, nossa estratégia é utilizar comunicações distintas e efetivas, adaptadas ao formato e ao interesse do público em cada um dos canais. Vou tentar detalhar brevemente como atuamos em casa canal:
Pontualmente atuamos em outras frentes, como o Garagem Woom que teve sua primeira edição esse ano, onde abrimos nossa garagem (literalmente) para uma grande feira aberta ao público, com descontos de até 70% além de DJ, entretenimentos infantil, parcerias com o Hard Rock e a Prestinaria para a parte de alimentação, e empresas parceiras trazendo seus produtos para o evento. Foi um grande sucesso e já entrou em nosso calendário para novas edições.
4- Como você vê a importância de impactar o cliente em múltiplos canais e quais os benefícios?
Estar presente em multicanais é aproveitar a oportunidade de nos aproximar ainda mais de nossos clientes.
Na Woom o contato direto com o cliente sempre foi a base no desenvolvimento de qualquer produto, nos preocupamos muito com o cliente, sendo assim, buscamos sempre os meios da melhor comunicação para que isso seja a base da criação, além de que, em quanto mais canais estamos presentes maior será a confiança de novos clientes na marca.
Com a era digital essa ação vem crescendo e isso tem ajudado muito a nós como marca, crescer cada vez mais esse contato. Atualmente estamos inseridos em múltiplas mídias digitais, para fortalezar mais o contato e a confiança com cada cliente.
E não só isso, mas é importante essa presença pois ela gera a possibilidade de fidelização e contribui ainda mais o crescimento organizacional. Um exemplo claro que posso passar aqui, são ações promocionais de tempo curto, apenas disparadas pelo WhatsApp (lista VIP).
Essa ação fazem as campanhas pagas aumente a conversão pela quantidade de buscar pela marca neste dia em especifico, isso demostram o quanto é importante não está apenas inserido em multicanais mais que eles esteja de alguma forma interligados, por isso um impulsiona o outro trazendo ainda mais conversões e mais visibilidade.
5- Como uma empresa em expansão pode construir uma estratégia de marketing multicanal? Por onde começar e quais os pontos devem ter mais atenção?
Primeiramente temos que fazer a divisão correta de quais canais gostaríamos de gerar as ações estratégica. Na Woom utilizamos 4 vertentes para gerar planejamento de campanhas (B2C, B2B, personalização, institucional), entendendo cada canal, analisamos quais mídias fazem sentido para o que gostaríamos de nos comunicar.
Mesmo utilizando a segmentação de publico e até mesmo de canais é vital ter uma visão completa e entender como ele se comporta em todos os canais e em todos os pontos de contato, é preciso entender o valor de cada cliente, além do que é muito importante que os canais estejam interligados de alguma forma, isso trará sentido na utilização de multicanais.
Atuamos com os mesmos produtos em segmentação comercial distinta, é bem importante fazer uma analise de como fazer essa vinculação em ambos os canais de vendas e as mídias digitais, trabalhando de forma simultânea em várias plataformas.
Explorando ao máximo as possibilidades das campanhas e garantindo que ela se adapte a diferentes canais, gerando uma percepção única pela da marca.
Incrível! Muito obrigado por compartilhar conosco toda a experiência e sucesso que a Woom adquiriu ao longo de mais de uma década de mercado.
Espero vê-los como referência por muito tempo e sempre que possível, voltem a compartilhar um pouco mais dessa trajetória com a gente ;)
Por hoje é só pessoal, acredito que esse conteúdo possui insights valiosos para você e seu negócio.
Se algo fez sentido para você, compartilhe com a gente nos comentários! Conte o que você não faz e pretende implementar daqui pra frente.
Um abraço, Lucas Hahn.