Quer abrir um negócio do zero, mas está em dúvida no que deve fazer para esse projeto se tornar realidade? Criar uma empresa não é um monstro de sete cabeças, mas requer muito planejamento e alguns cuidados.
Se você quer conquistar sua independência financeira criando um negócio, então está no lugar certo! A Comunidade Sebrae separou 12 tópicos para te ajudar a começar seu negócio com o pé direito. Continue sua leitura e confira!
Definir o tipo de seu negócio é a primeira decisão que você precisa fazer, uma vez que a ideia original é a base da sua empresa. Por isso, é necessário ter uma ideia inovadora que se destaque no mercado, definir seu ramo e pesquisar as necessidades do mercado e como sua empresa pode contribuir com ele.
Essa fase de desenvolvimento da empresa requere muita pesquisa e anotações. Portanto, faça uma listagem de opções de negócios e busque informações sobre cada um deles. Selecione a mais promissora e que melhor representa você e seus ideais.
Após definir sua ideia de negócio e ter certeza de sua ideia, está na hora de planejar. O plano de negócios serve para esclarecer todas as dúvidas relacionadas a sua empresa, ajudando a identificar e solucionar problemas mais rapidamente quando os mesmos surgirem.
Se você deseja elaborar um para a sua empresa, confira nosso conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o plano de negócios!
Em seu plano de negócio, é necessário fazer uma descrição detalhada de seus produtos e/ou serviços que serão ofertados. Essa análise prévia é essencial para organizar as ideias, definir o que será ofertado e garantir mais condições de sucesso e segurança para o negócio.
A análise de mercado é fundamental para gerir um negócio. Nessa etapa do plano, você deve buscar conhecer e detalhar o cenário que irá lançar seu produto ou serviço. Aqui, o público-alvo, consumidores, concorrentes, fornecedores e o nicho do mercado serão identificados. Entenda melhor os pontos que devem ser analisados em seu estudo de mercado:
Público-alvo: para quem estarão voltadas suas campanhas de venda e promoções;
Consumidores: aqueles que vão verdadeiramente consumir e comprar seu produto;
Concorrentes: reconhecer os concorrentes diretos e indiretos, pontos fortes e fracos para superá-los;
Fornecedores: selecionar aqueles que irão fornecer os insumos necessários para o funcionamento da sua empresa;
Nicho do mercado: para definir a área específica que a empresa irá atuar.
Para a realização de um bom plano de marketing é preciso de uma análise de mercado bem detalhada e completa, uma vez que a etapa anterior define questões como público-alvo e consumidores. O planejamento de marketing é o responsável por criar campanhas e fazer a captação de novos clientes.
Nele, a empresa vai definir sua política de valor, o local onde o produto vai ser comercializado, canais de distribuição, relacionamento entre cliente e empresa, recursos e investimentos nas campanhas.
O branding é ligado a gestão da imagem da marca que posiciona os propósitos e valores da mesma. Criar uma identidade forte, com logotipo, paleta de cores, slogan e tom de voz definido, te ajudará a expressar a essência da sua marca. Um negócio com uma identidade visual bem definida se tornará inesquecível para o cliente.
Essa é a parte do planejamento focada na ação. Por meio dele, os processos produtivos serão listados e analisados. Uma ótima ferramenta para a análise operacional é a 5W2H, essa técnica responde algumas questões essenciais para qualquer planejamento, venha entender:
What: o que será feito?
When: quando será feito?
Where: onde será feito?
Who: quem fará?
Why: por que será feito?
How much: quanto custará para ser feito?
How: como será feito?
O acompanhamento financeiro em todas as etapas de desenvolvimento da empresa é indispensável. Para manter um negócio lucrativo, é necessário planejar as projeções de venda, lucros, custos, margens e os demais aspectos ligados ao caixa da empresa. Ah, é muito importante planejar também o tempo para a empresa alcançar um fluxo de caixa positivo!
Nessa etapa, devem ser elaboradas possíveis soluções para cenários hipotéticos. Para isso, existem ferramentas como a análise SWOT, que irá ajudar a antecipar os riscos e ações que podem ser tomadas. Na análise SWOT, as duas primeiras letras (S e W) lidam com questões internas da empresa e as duas últimas letras (O e T) com fatores externos.
Pensando nisso, vem dar uma olhada em cada ponto analisado pela matriz SWOT:
S (strengh - forças): forças e vantagens que sua empresa tem;
W (weakness - fraquezas): fraquezas e pontos a serem melhorados de sua empresa;
O (opportunities - oportunidades): oportunidades que seu mercado oferece para o crescimento da empresa;
T (threats - ameaças): riscos e ameças que podem prejudicar sua empresa em curto, médio e longo prazo.
Seria o período de "teste drive" da sua empresa. Se o planejamento inicial de sua empresa está feito, por que não colocá-lo em prática e testar? Esse é um momento de erros e acertos, produzir seu produto ou serviço e ouvir a opinião de seus primeiros clientes. A partir da opinião das pessoas, melhore e desenvolva seu negócio para ter uma maior efetividade e chance de sucesso no mercado.
Aproveite e confira o post sobre as lojas interativas e aprenda a se destacar no mercado com elas!
Em muitos casos, para abrir uma empresa é necessário um investimento inicial bem grande. Por isso, após ter seu plano de negócios completo, monte um pitch para possíveis investidores. Sua apresentação deve ter de 15 a 20 minutos e precisa "vender" sua ideia para os mesmos, mostrando o potencial do seu negócio.
Feito todo o planejamento, chegou a hora de colocar a mão na massa e abrir sua empresa! Monte seu espaço físico e virtual, contrate funcionários, terceiros e assessorias. Esse também é o momento de cuidar de todas as questões legais e organizar os documentos que deverão ser enviados para os órgãos públicos para a abertura da sua empresa, e para que tudo funcione corretamente conforme as legislações brasileiras.
Conheça também as organizações exponenciais e como elas utilizam da inovação para crescer e atingir o sucesso.
Gostou das dicas que separamos para você? Esperamos que sim! Continue acompanhando a comunidade Novos Negócios para mais informações úteis para sua empresa.
Um abraço, Bianca Becker (@biabeckerl).
Até a próxima!