Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Saiba como montar seu próprio negócio do zero e empreenda!

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Saiba como montar seu próprio negócio do zero e empreenda!
Criado em 21 MAR. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Quer abrir um negócio do zero, mas está em dúvida no que deve fazer para esse projeto se tornar realidade? Criar uma empresa não é um monstro de sete cabeças, mas requer muito planejamento e alguns cuidados.


Se você quer conquistar sua independência financeira criando um negócio, então está no lugar certo! A Comunidade Sebrae separou 12 tópicos para te ajudar a começar seu negócio com o pé direito. Continue sua leitura e confira!


1. Tenha uma ideia cativante


Definir o tipo de seu negócio é a primeira decisão que você precisa fazer, uma vez que a ideia original é a base da sua empresa. Por isso, é necessário ter uma ideia inovadora que se destaque no mercado, definir seu ramo e pesquisar as necessidades do mercado e como sua empresa pode contribuir com ele.


Essa fase de desenvolvimento da empresa requere muita pesquisa e anotações. Portanto, faça uma listagem de opções de negócios e busque informações sobre cada um deles. Selecione a mais promissora e que melhor representa você e seus ideais.


2. Faça um plano de negócios


Após definir sua ideia de negócio e ter certeza de sua ideia, está na hora de planejar. O plano de negócios serve para esclarecer todas as dúvidas relacionadas a sua empresa, ajudando a identificar e solucionar problemas mais rapidamente quando os mesmos surgirem.


Se você deseja elaborar um para a sua empresa, confira nosso conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o plano de negócios!




3. Descreva seus produtos e serviços


Em seu plano de negócio, é necessário fazer uma descrição detalhada de seus produtos e/ou serviços que serão ofertados. Essa análise prévia é essencial para organizar as ideias, definir o que será ofertado e garantir mais condições de sucesso e segurança para o negócio.


4. Analise seu mercado


A análise de mercado é fundamental para gerir um negócio. Nessa etapa do plano, você deve buscar conhecer e detalhar o cenário que irá lançar seu produto ou serviço. Aqui, o público-alvo, consumidores, concorrentes, fornecedores e o nicho do mercado serão identificados. Entenda melhor os pontos que devem ser analisados em seu estudo de mercado:




  • Público-alvo: para quem estarão voltadas suas campanhas de venda e promoções;

  • Consumidores: aqueles que vão verdadeiramente consumir e comprar seu produto;

  • Concorrentes: reconhecer os concorrentes diretos e indiretos, pontos fortes e fracos para superá-los;

  • Fornecedores: selecionar aqueles que irão fornecer os insumos necessários para o funcionamento da sua empresa;

  • Nicho do mercado: para definir a área específica que a empresa irá atuar.


5. Crie seu plano de marketing


Para a realização de um bom plano de marketing é preciso de uma análise de mercado bem detalhada e completa, uma vez que a etapa anterior define questões como público-alvo e consumidores. O planejamento de marketing é o responsável por criar campanhas e fazer a captação de novos clientes.


Nele, a empresa vai definir sua política de valor, o local onde o produto vai ser comercializado, canais de distribuição, relacionamento entre cliente e empresa, recursos e investimentos nas campanhas.


6. Invista em branding


O branding é ligado a gestão da imagem da marca que posiciona os propósitos e valores da mesma. Criar uma identidade forte, com logotipo, paleta de cores, slogan e tom de voz definido, te ajudará a expressar a essência da sua marca. Um negócio com uma identidade visual bem definida se tornará inesquecível para o cliente.


7. Tenha um plano operacional definido


Essa é a parte do planejamento focada na ação. Por meio dele, os processos produtivos serão listados e analisados. Uma ótima ferramenta para a análise operacional é a 5W2H, essa técnica responde algumas questões essenciais para qualquer planejamento, venha entender:

  • What: o que será feito?

  • When: quando será feito?

  • Where: onde será feito?

  • Who: quem fará?

  • Why: por que será feito?

  • How much: quanto custará para ser feito?

  • How: como será feito?


8. Faça o planejamento financeiro


O acompanhamento financeiro em todas as etapas de desenvolvimento da empresa é indispensável. Para manter um negócio lucrativo, é necessário planejar as projeções de venda, lucros, custos, margens e os demais aspectos ligados ao caixa da empresa. Ah, é muito importante planejar também o tempo para a empresa alcançar um fluxo de caixa positivo!




9. Analise os possíveis cenários


Nessa etapa, devem ser elaboradas possíveis soluções para cenários hipotéticos. Para isso, existem ferramentas como a análise SWOT, que irá ajudar a antecipar os riscos e ações que podem ser tomadas. Na análise SWOT, as duas primeiras letras (S e W) lidam com questões internas da empresa e as duas últimas letras (O e T) com fatores externos.


Pensando nisso, vem dar uma olhada em cada ponto analisado pela matriz SWOT:

  • S (strengh - forças): forças e vantagens que sua empresa tem;

  • W (weakness - fraquezas): fraquezas e pontos a serem melhorados de sua empresa;

  • O (opportunities - oportunidades): oportunidades que seu mercado oferece para o crescimento da empresa;

  • T (threats - ameaças): riscos e ameças que podem prejudicar sua empresa em curto, médio e longo prazo.


10. Faça a prototipagem de sua ideia


Seria o período de "teste drive" da sua empresa. Se o planejamento inicial de sua empresa está feito, por que não colocá-lo em prática e testar? Esse é um momento de erros e acertos, produzir seu produto ou serviço e ouvir a opinião de seus primeiros clientes. A partir da opinião das pessoas, melhore e desenvolva seu negócio para ter uma maior efetividade e chance de sucesso no mercado.


Aproveite e confira o post sobre as lojas interativas e aprenda a se destacar no mercado com elas!


11. Crie um pitch para investidores


Em muitos casos, para abrir uma empresa é necessário um investimento inicial bem grande. Por isso, após ter seu plano de negócios completo, monte um pitch para possíveis investidores. Sua apresentação deve ter de 15 a 20 minutos e precisa "vender" sua ideia para os mesmos, mostrando o potencial do seu negócio.


12. Abra sua empresa!


Feito todo o planejamento, chegou a hora de colocar a mão na massa e abrir sua empresa! Monte seu espaço físico e virtual, contrate funcionários, terceiros e assessorias. Esse também é o momento de cuidar de todas as questões legais e organizar os documentos que deverão ser enviados para os órgãos públicos para a abertura da sua empresa, e para que tudo funcione corretamente conforme as legislações brasileiras.




Conheça também as organizações exponenciais e como elas utilizam da inovação para crescer e atingir o sucesso.

Gostou das dicas que separamos para você? Esperamos que sim! Continue acompanhando a comunidade Novos Negócios para mais informações úteis para sua empresa.


Um abraço, Bianca Becker (@biabeckerl)

Até a próxima!

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5226 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza