Muitas empresas vêm surgindo no mercado, construindo sua reputação e aumentando de tamanho rapidamente com muito desempenho e esforço, essas companhias buscam dar o máximo para que os resultados obtidos sejam além do espero, para crescer cada vez mais.
Elas são chamadas de organizações exponenciais e utilizam de técnicas para que esse crescimento seja possível e alcancem o sucesso. Desse modo, se tornam exemplo e muitas outras tendem a seguir as mesmas estratégias para crescer também.
Pensando nisso, a Comunidade Sebrae trouxe alguns tópicos para explicar o que é uma organização exponencial. Continue na página e entenda como sua empresa também pode inovar e crescer ainda mais com essas técnicas que listamos a seguir! Boa leitura!
Esse termo surgiu para denominar empresas que crescem muito a cima da média de mercado, ou seja, quando uma marca tem um desenvolvimento relevante em um curto espaço de tempo resultando em um crescimento acelerado.
O conceito por trás disso, veio do termo matemático, função exponencial, que é quando o número base é multiplicado pela quantia de exponentes que existem nele. Por exemplo, 4³ é equivalente a 4 x 4 x 4, resultante em 64.
Assim, quando uma empresa é exponencial, ela acumula muitos ganhos exponencialmente e, quando checado o valor total, se torna um valor muito maior do que espero. Dessa maneira, para uma organização conseguir ter um crescimento tão rápido, ela deve inovar a favor de si mesmo, para conseguir passar as empresas concorrentes do mercado.
Veja também: 9 negócios do futuro para empreender.
Boa parte das empresas que se encaixam nesse meio apresentam uma número de funcionários bem maior em comparação às concorrentes e com uma estruturação hierárquica bem definida, ou seja, cada profissional consegue focar em suas tarefas, não se sobrecarregando com atividades de outros setores resultando em uma performance muito melhor.
Foi a partir desse tópico que perceberam como era possível ter um crescimento alavancado, mudando a lógica do mercado. Ao analisarmos os cenários de anos atrás, quanto mais horas trabalhadas, mais era produzido.
No entanto, nos dias atuais, graças ao uso da tecnologia no meio de trabalho, temos a possibilidade de otimizar muitos processos, o que nos proporcionar oportunidades de trabalhar melhor em menos tempo, reduzindo a quantidade de horas gastas em uma atividade.
Dessa maneira, uma organização exponencial pode livrar-se do trabalho excessivo, garantindo mais velocidade em sua operação e, consequentemente, alcançando um crescimento mais rápido.
Aproveite e leia também: Confira quais os tipos de sociedade empresarial e entenda como criar!
Uma empresa tradicional tem seu funcionamento de maneira linear, ou seja, com maneiras burocráticas e previsíveis de trabalho. Assim, os gestores sabem os recursos que podem utilizar e o tanto que podem gastar. Esse é o modelo mais utilizado e comum no mercado.
Em uma organização exponencial, o trabalho é baseado em um esquema escalável, no qual um colaborador, ao fazer a mesma atividade sempre, aprimora sua capacidade e desempenho com a repetição dela. Desse modo, ele vai conseguir produzir mais em menos tempo.
Além disso, enquanto no modelo linear, há um sistema hierárquico com decisões de poder centralizadas em determinadas pessoas, ou seja, cada um tem sua função e cargo, no modelo exponencial, por mais que cada colaborador tenha uma função mais estabelecida, eles participam da tomada de decisão, estimulando a inovação e a gestão descentralizada.
Assim, nesse sistema, é valorizado a autonomia e conhecimento de todos os profissionais. Com isso, os processos são muito mais flexíveis e todas as áreas estão aptas a receber mudanças e/ou adaptações em seus procedimentos, o que difere muito de uma empresa tradicional.
+Por que vale a pena investir em inovação e como medir os resultados em seu negócio?
Uma das buscas significativas de uma organização exponencial é garantir que os custos marginais sejam menores do que o esperado e, assim, os lucros sobre um produto sejam maiores. Além disso, é necessário entender que os modelos antigos ficaram no passado e novas modalidades de trabalho devem surgir com o passar dos anos.
Ou seja, mudar esse modo automático que boa parte das empresas seguem e possibilitar a tomada de decisão por todos os atores de uma empresa é um caminho que vai de encontro com o futuro das organizações.
Aqui, na Comunidade Sebrae, você encontra um post como desconstruir conceitos tradicionais de liderança, que explica perfeitamente essa descentralização de decisão. Confira depois!
Portanto, uma organização exponencial divide suas tarefas por colaboradores, assim, cada um vai conseguir desempenhar melhor sua função e entregar produtos com uma qualidade elevada. Ainda, incentivar os todos a ouvirem pontos que podem ser interessantes para os processos da empresa ajuda bastante nas tomadas de decisões.
Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e, para entender mais sobre o meio empresarial e quais as vertentes que podem ser encontradas nele, continue seguindo o blog da Comunidade Sebrae!
Um abraço, Bianca Becker (@biabeckerl). Até a próxima!