

Quando se fala de inovação, a primeira ideia que vem à mente é uma "mudança de paradigmas", algo que jamais tenha existido antes. Porém, a inovação não depende de algo que "reinvente a roda", e sim de pequenas mudanças que podem trazer soluções e produtos aprimorados, partindo da tecnologia e das ideias já existentes. A inovação não necessariamente precisa partir de um negócio novo: segundo o SEBRAE, uma em cada quatro empresas abertas no Brasil fecha antes de completar dois anos de funcionamento, enquanto a Coca-Cola, por exemplo, existe no mercado há mais de 100 anos como uma das melhores empresas do mundo. A seguir, você vai compreender mais sobre o que se trata a inovação nas empresas e como as empresas do futuro se estruturam para sempre estarem um passo à frente do mercado. Empresas do futuro: o que são? As empresas do futuro compreendem o que esperar do mercado, preparando-se para atender às novas demandas com antecedência. Além disso, esse tipo de negócio não só se adapta às inovações, mas também cria novas tendências. Nesse sentido, grande parte do sucesso das empresas do futuro são suas equipes, que vestem a camisa da empresa e veem, na marca que os emprega, a oportunidade de construir um mundo melhor através dos produtos e/ou serviços que a empresa oferta. A inovação está diretamente relacionada com o nível de tecnologia e digitalização da empresa. Ela está diretamente ligada ao aumento da eficiência dos processos e também à redução dos custos, devido ao aumento da inteligência na tomada de decisões com base em dados do consumidor e do mercado. Empresas do futuro: principais características Ambiente inovador: as empresas do futuro trabalham não apenas em prol do cliente, mas também de seus colaboradores, pois elas sabem que priorizar o bem-estar pode aumentar a qualidade do trabalho. Elas se preocupam mais com o legado que deixarão com a excelência de seu serviço do que com críticas e riscos do dia-a-dia; Uso de tecnologias: apostar na automatização de processos e na adoção de soluções inteligentes tornam as empresas mais ágeis, conectadas e competentes, melhorando a qualidade dos produtos e serviços da empresa e aumentando seu reconhecimento no mercado; Atualização do mercado: uma das principais apostas das empresas do futuro é nas pessoas. Elas costumam apostar na qualificação do capital humano e acabam sendo detentoras de um conhecimento de ponta por causa de seus colaboradores e, ao mesmo tempo, não têm medo de colocar em prática os aprendizados e cometer os erros necessários para evoluir; Conscientização social: as empresas do futuro se preocupam com o amanhã, tanto em termos de sustentabilidade quanto de convívio social. Por isso, elas costumam utilizar seu acesso às tecnologias analíticas de BigData e a softwares de gestão para planejar, criar e implementar produtos e serviços menos prejudiciais para a natureza e o planeta como um todo; Conexão digital com os clientes: as empresas do futuro investem no posicionamento da marca nas redes sociais, mostrando quem são e como se encontram em um mundo globalizado. Além de investirem na divulgação, elas também buscam estimular o engajamento e fazer parte da rotina de seus consumidores, como é o caso da Netflix, um case de sucesso em relação à interação orgânica e divertida com seu público nas redes sociais; Marketing digital: através de expectativas de venda alinhadas e de estratégias de comunicação efetivas, as empresas do futuro conseguem utilizar o marketing digital para garantir uma presença forte na internet, construir uma audiência qualificada, falar com o público na hora certa e se destacar em relação à concorrência. Como se tornar uma empresa do futuro: passos iniciais
As empresas do futuro buscam substituir conceitos antigos, como trabalhar por resultados em vez de quantidade de horas; dar liberdade geográfica aos seus funcionários, ver o cliente como parceiro de negócios e não apenas como número.
Tornar o local de trabalho um espaço onde as pessoas queiram estar, perder o medo de cometer erros para aprender e evoluir e investir em tecnologia para se livrar do trabalho mecânico.
A inovação não exige uma grande "mudança de paradigmas", e sim a aplicação de novos processos de trabalho, como desenvolver medidas sustentáveis para o negócio, aumentar a agilidade dos serviços, intensificar a conexão com seus clientes, qualificar a conexão com os seus colaboradores e automatizar processos mecânicos.
A principal vantagem das empresas do futuro é a vantagem competitiva
Já que uma empresa à frente do seu tempo dificilmente é pega desprevenida. Mesmo em meio à pandemia de Covid-19, empresas do futuro conseguiram sobreviver à crise, pois já estavam estruturadas para responder a novos cenários e demandas.
Com essas duas estratégias iniciais, já é possível renovar parte dos processos e práticas da empresa, adaptando-os de acordo com a mudança dos hábitos de consumo dos seus consumidores.
Inscreva-se em nossa comunidade para acompanhar mais conteúdos que ajudam a sua empresa crescer! Acesse nosso portal e caso necessite de atendimento com profissionais especialistas, basta solicitar pelo site ou WhatsApp.
Um abraço,
Patricia Santini / @paty_santini



