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Lojas Interativas: o que é e como fazer em seu negócio?

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Lojas Interativas: o que é e como fazer em seu negócio?
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Criado em 10 JAN. 2023
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O comércio, em geral, tem sofrido muitas mudanças em diversos aspectos, fazendo com que quem está a frente das ações reflita e alinhe as estratégias com as expectativas dos clientes atuais. Assim como as lojas físicas precisaram se ajustar para entrar no meio digital, os negócios estão precisando inovar para aumentar seu alcance, possibilitando o acesso de mais clientes!


Uma dessas maneiras de se destacar é fornecendo conteúdos interativos para seu público, fazendo com que fiquem mais próximos da sua empresa e dos seus produtos e, consequentemente, aumentando seu engajamento e alcance!


Dessa forma, entender como realizar essas ações para sua loja é um passo fundamental para crescer e se destacar aos seus concorrentes. Pensando nisso, a Comunidade Sebrae separou 5 estratégias que irão te ajudar a melhorar sua interatividade com seu público-alvo!


1. Detalhe seus produtos de maneira clara e objetiva

Para sanar a curiosidade dos clientes sobre seus produtos, invista em descrições mais completas, com informações os mais trabalhadas possíveis. Seja no seu site ou nas redes sociais, os clientes gostam de entender realmente sobre os benefícios antes de adquirir um produto.


Mostrar infográficos é uma das opções mais completas, pois eles conseguem exemplificar bem o uso de determinado produto, tempo de durabilidade e outros dados pertinentes.

Leia mais: 5 segredos para aumentar a produtividade em vendas


2. Aplicativo próprio da loja

A criação de um aplicativo para a venda de produtos para sua loja vai deixar seu público ainda mais conectado com você, possibilitando ter uma visão melhor dos seus produtos e ficar por dentro de todas as promoções que ocorrem na loja.


3. Realidade virtual aumentada

Dependendo do segmento da loja, criar uma realidade virtual é um ótimo caminho para os clientes conferirem o produto, dessa maneira, conseguem ter mais clareza sobre como será o produto. Esse método é bem utilizado para lojas de móveis, que o cliente consegue aplicar no local e ver como ficaria no tamanho real, por exemplo.


4. Calculadoras no site

Um passo simples, mas que pode ajudar durante as compras para facilitar ainda mais a experiência do usuário, sem necessitar sair da tela de navegação e ir para uma calculadora agrega muito valor à experiência do usuário garantindo a permanência no site e deixando todo o percurso dele com muito mais praticidade.


5. Crie meios interativos

A criação de ações/vídeos/fotos no qual o usuário pode interagir é uma forma de entender e valorizar o que ele procura. Nesses vídeos, é possível utilizar elementos mais reais possíveis para utilizar o produto e, nestes produtos, direcionar a página dele, criando uma interação com o usuário compreendendo suas preferências e o comportamento dele.


Esse é um nicho que ainda não é tão utilizado, ainda, mas que tende a crescer ainda mais. Algumas marcas grandes do mercado já utilizaram! Veja quais foram:

- Nike

Em 2015,a marca fez um lançamento de tops esportivos, com a chamada de "ajuste perfeito" e para garantir uma interação maior com seu público, a Nike incorporou um sistema 360 (360 Fit System) permitindo a medição de forma on-line. Além de proporcionar um tutorial de como utilizava a ferramenta!

- Geox

Essa empresa italiana comercializa calçados resistentes e muito confortáveis. Eles realizaram uma interação com a mudança do clima e lugar, sendo assim, o público consegue ver como o calçado se adapta a diferentes situações!

- New Chapter

Essa marca tem em vista identificar quais as maiores dúvidas que os usuários têm para, depois, conseguir mostrar meios de como resolvê-las! Isso é feito por meio de vários materiais educacionais e outros elementos.

Leia mais: o que são pop-ups de retenção e qual a importância para o e-commerce?


Uma loja interativa gera bons resultados a empresa

Dessa maneira, utilizar de meios para tornar a loja mais interativa vai ajudar a alavancar as vendas e a fidelizar boa parte do público. Visto que, quando um usuário fica mais tempo no seu site/aplicativo, tendo uma experiência proveitosa, fará com que o mesmo lembre mais da loja e tenha uma memória boa. Além disso, uma loja mais interativa permite a visualização de mais tópicos como:

  • Com conteúdos interativos, você vai conseguir analisar quais as preferências do seu usuário, conseguindo ter um mapeamento melhor dos seus gostos;

  • Um e-commerce interativo está ligado a uma boa experiência do usuário e, quanto mais permanecer em suas páginas, melhores serão os resultados e métricas;

  • Com a análise dos dados é possível começar a mapear qual é o público que mais compra e interage.

Portanto, vimos que uma loja interativa tem tudo para conseguir fidelizar e alavancar ainda mais os acessos em seu site, conseguindo melhorar os resultados e alcance dele. Além disso, a interação deixará o usuário mais confortável em utilizar esse meio.

E se quer conferir ainda mais conteúdos para aprimorar seu negócio, confira esse post: Lojistas que planejam crescem 30% mais rápido!

Esperamos que tenha gostado e entendido sobre esse conteúdo e para conferir mais estratégias de como melhorar os índices do seu e-commmerce continue acompanhando o blog da Comunidade Sebrae! Até a próxima leitura!

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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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