O abandono de carrinho, aumento da taxa de rejeição e baixa taxa de conversão são algumas das grandes dores no comércio eletrônico. De acordo com o KPI Report 2019, por exemplo, a taxa de conversão média do e-commerce no ano passado foi de apenas 1,85%.
Mas, felizmente, existem muitas estratégias de vendas eficazes para melhorar o desempenho da loja virtual. E investir em pop-ups de retenção é uma delas.
O que são e como funcionam os pop-ups de retenção
Os pop-ups de retenção são janelas que se abrem dentro da loja virtual e como o próprio nome diz têm o objetivo de reter o cliente no site. Mas, para isso, precisam aparecer na hora e no lugar certos, mostrando produtos e ofertas relevantes para o consumidor.
Por isso, utilizam análises de algoritmos de navegação, para obter informações sobre cliques, interesses e buscas e conhecer melhor o perfil do usuário.
Onde colocar os pop-ups de retenção
Os pop-ups de retenção podem aparecer em três locais e momentos estratégicos da compra. Confira, a seguir.
Na home da loja
Esses pop-ups normalmente aparecem no início da navegação e apresentam uma vitrine de produtos que possam chamar a atenção e interessar aquele cliente, fazendo com que permaneça no site.
Nas páginas de produtos
Eles aparecem quando o cliente está observando e analisando o(s) produto(s). Com base na navegação, mostram uma promoção relâmpago para o item que está vendo. Quando têm contador regressivo são ainda mais eficientes, pois, como o desconto é temporário, o cliente sente que não pode perder a oportunidade.
No carrinho de compras
Aqui, os pop-ups têm o intuito de evitar os carrinhos abandonados. Funcionam mais ou menos como os das páginas de produtos, oferecendo uma promoção relâmpago.
Importância dos pop-ups de retenção para o e-commerce
O consumidor está cada vez mais antenado e o acesso à internet, cada vez mais fácil. Por isso, abrir vários sites ao mesmo tempo e procurar os mesmos produtos em diferentes lojas é muito comum e já faz parte da jornada de compra on-line.
Isso acontece porque o cliente quer ter todas as informações, comparar preços, condições de pagamento, frete e entrega, até encontrar a opção que lhe parecer mais vantajosa.
Para isso, muitas vezes ele coloca o produto no carrinho de compras e acessa outras lojas para pesquisar aquele mesmo item. Outra prática recorrente é sair para procurar um cupom de desconto a ser utilizado naquela mesma loja.
Mas você sabia que, depois disso, apenas 10% dos usuários acabam retornando para o site? Pois é. Por isso, não fazer o possível para retê-lo na sua loja é um grande risco que se corre.
Felizmente, os pop-ups de retenção no início da navegação, ou pop-ups de saída, são uma ótima forma de despertar o interesse do cliente e mantê-lo no site. Pois logo de cara você mostra a ele produtos da loja, dando um gostinho de quero mais.
Já os pop-ups com desconto na página de produto fazem com que ele tome a iniciativa, pois ativam o gatilho mental de urgência no consumidor. Às vezes, isso é tudo o que falta para ele se decidir e efetivar a compra.
Enquanto que os pop-ups no carrinho de compras são uma forma muito mais inteligente e eficaz de lidar com o abandono de carrinho. Afinal, por que esperar que o cliente abandone, para depois tentar reverter isso enviando algum tipo de mensagem, se você pode retê-lo antes mesmo do abandono acontecer?
Como eu disse, existem muitas estratégias para enfrentar os desafios no comércio eletrônico e melhorar os indicadores de resultados da sua loja virtual. Mas os pop-ups de retenção, com certeza, não podem ficar de fora do seu planejamento comercial.
Leia sobre outra ferramenta essencial para o e-commerce: Conheça as vitrines autônomas: a nova tendência no comércio eletrônico.
Um abraço,