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05 segredos para aumentar a produtividade em vendas

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05 segredos para aumentar a produtividade em vendas
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 04 OUT. 2022
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A produtividade de vendas tem um impacto direto na receita e é um fator-chave para o sucesso de praticamente qualquer negócio. Melhorar a produtividade das vendas significa maximizar os resultados e minimizar os recursos utilizados. Esta não é uma tarefa fácil.


Da sua estratégia à sua implementação em toda a equipe e processo, você precisará dessas cinco dicas para ajudar a guiá-lo até a linha de chegada. Vamos lá?


A produtividade em vendas tem um papel significativo no sucesso de qualquer empresa, independentemente de seu tamanho ou tipo de setor. Ela determina a rapidez com que a equipe de vendas é capaz de produzir resultados e quão satisfatórios esses resultados são. 


Mas por que você deve mensurar essa produtividade?


A taxa de fechamento de negócios da sua equipe por si só não pode funcionar como um indicador bom o suficiente do crescimento dos negócios. Você também precisa mensurar a eficiência com que eles são capazes de fazê-lo. 


Quando muitas tarefas repetitivas e demoradas entram em seu ciclo de vendas, a produtividade geral do seu tempo de vendas fica comprometida, colocando sua receita em risco. 


Maximizar a produtividade pode, portanto, ajudar a melhorar os resultados do seu negócio.


Aqui estão alguns outros recursos que sua estratégia de produtividade de vendas deve:

  • Estar alinhado com os objetivos do seu negócio;
  • Incluir automação para economizar tempo e esforço;
  • Traçar um plano sobre como impulsionar as vendas;
  • Ter o escopo de ser atualizado com o tempo;
  • Incluir treinamento e reciclagem para representantes de vendas;
  • Ser descomplicado, fácil de repetir e evitar sobrecarga de informações;
  • Abraçar a tecnologia para melhorar ainda mais a produtividade.

Acima de tudo, deve ter em mente o problema que seus representantes de vendas enfrentam. 


Certifique-se de colocar o cliente em primeiro lugar

Não importa o tipo de experiência, o cliente geralmente vai dizer algo sobre isso nas mídias sociais. Se eles estão enviando mensagens de texto, fazendo um simples "Acabei de comprar um!" postar no Facebook ou um tweet com uma mini revisão, os clientes tornaram-se muito mais hiperconectados do que nunca.


Para que uma empresa tenha sucesso frente aos concorrentes, é preciso investir em insights e ferramentas analíticas para se manter atualizado com as necessidades do comprador. Sem, você pode ver um declínio nas vendas.


Elimine ou automatize tarefas extras

Os vendedores gastam apenas cerca  de um terço de seu tempo realmente vendendo, enquanto as tarefas administrativas ocupam a maior parte do tempo e drenam a produtividade. 


Etapas simples, como automatizar as respostas de e-mail, podem reduzir esse trabalho, mas a tecnologia pode fazer muito mais do que isso hoje em dia. A configuração de campanhas na web que dão aos clientes em potencial acesso fácil a conteúdo informativo, tutoriais em vídeo e análises de produtos pode ajudar a engajar os clientes em potencial ainda mais no funil de vendas antes de envolver seus vendedores.


Ser capaz de identificar influenciadores com mais facilidade e rapidez


Os clientes gostam de ouvir sobre produtos por meio de outras pessoas em um nível apresentável, então, quando virem um influencer do Instagram ou uma pessoa famosa do Facebook falando muito sobre um produto, eles estarão mais inclinados a comprar em vez de serem abordados por um representante de vendas.


Quando as equipes de vendas conseguem obter dados do CRM e  aplicá-los a quem pode ajudar a marca a se envolver na retenção de clientes, elas podem dominar a concorrência.


Fornecer treinamento de vendas contínuo  

      

Muitas organizações acreditam que contratar os melhores talentos é uma maneira infalível de esperar um desempenho exemplar e dedicado de sua equipe de vendas. 


Na realidade, essa mentalidade ainda é inconclusiva. Além de contratar o melhor conjunto de funcionários, você também precisa fornecer  treinamento de vendas contínuo para representantes de vendas novos e de longo prazo. 


Lembre-se, o setor de vendas e negócios está mudando continuamente e seus representantes de vendas precisam se manter atualizados para permanecerem competentes e produtivos. 


Se você não puder fornecer treinamento ou coaching pessoal, considere o treinamento de vendas digitais no qual eles podem aprender remotamente e atualizar regularmente suas habilidades e conhecimentos


No geral, o treinamento de vendas contínuo pode capacitar seu representante de vendas a se tornar mais eficiente e produtivo. 

Alinhe suas equipes de vendas e marketing por meio de metas compartilhadas

 

Um dos erros comuns que algumas empresas cometem e que afetam a produtividade de vendas é quando veem marketing e vendas como dois departamentos diferentes.


Embora seja parcialmente verdade, sua equipe de vendas precisa trabalhar em conjunto com o departamento de marketing para ser mais produtiva.


Portanto, crie metas compartilhadas aproveitando ao máximo esses dois canais. Além disso, incentive ambas as equipes a se comunicarem para que possam trabalhar juntas e construir um fluxo consistente de leads e vendas.


Por exemplo, a equipe de marketing deve abordar a equipe de vendas e perguntar qual tipo de conteúdo é melhor para o marketing de conteúdo. Em seguida, os representantes de vendas podem compartilhar o conteúdo com seus possíveis compradores no momento certo durante a jornada do comprador para transformar o lead em vendas e aumentar a receita da empresa. 


Dica bônus!

O reforço positivo é tão poderoso quanto simples. Reconhecer os membros da equipe por seus sucessos, grandes e pequenos, pode ajudar bastante a incentivar a produtividade e melhorar o desempenho. Uma cultura de feedback positivo e construtivo ajuda a construir uma organização de vendas saudável. 


Engajamento e dedicação da equipe, embora difíceis de mensurar numericamente, são importantes motivadores da produtividade de vendas. Assim, o reconhecimento e o apoio dos funcionários devem ser incentivados tanto pelos gerentes da equipe de vendas quanto pelos colegas. 


Se você gostou desse conteúdo, confira também este aqui: https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/relacionamento-a-chave-para-a-retencao-de-clientes


Um abraço, Acea Ratcheva / @acearatcheva

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Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
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