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10 passos para abrir uma empresa

avatar MARTA APARECIDA CARVALHO
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10 passos para abrir uma empresa
3 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 18 JAN. 2022
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É comum que algumas pessoas tenham boas ideias para um empreendimento promissor, mas não sabem como fazer para abrir uma empresa. O preparo que possibilita dar vida à essa ideia pode ser uma tarefa um pouco penosa, que exige paciência e uma pitada de inovação; mas acredite, não há recompensa maior do que ver sua empresa ganhar forma e colher resultados positivos.

Quer tirar sua empresa do papel e vê-la caminhar sozinha? Listamos uma sequência de ações que vão te auxiliar na transformação do seu sonho em realidade. 

Acompanhe os 10 passos para abrir uma empresa e fazer bons negócios!

1.  Anote tudo

O primeiro passo da jornada é um pouco introspectivo. Cabe ao idealizador do negócio uma reflexão:

Você tem a habilidade necessária para desenvolver o produto ou serviço que quer vender e tem prazer em trabalhar com este ramo de negócio? Lembre-se que ter afinidade com o que faz é crucial para a sobrevivência da ideia, afinal, a liderança é sua.

Dito isso, faça um brainstorming e anote todo o possível para estruturar suas ideias. 

__

brainstorming

s.m. (inglês) Tempestade de ideias.

__

Passá-las para o papel facilita muito a visualização do que você realmente espera e os possíveis planos de ação. Essas ideias vão te ajudar bastante no passo 5, que trataremos a seguir.

Uma boa opção para dar mais clareza sobre o negócio é a participação em eventos. Escolha eventos que possam expandir seus conhecimentos sobre o produto, mercado, concorrência, ou mesmo eventos específicos para quem quer abrir uma empresa. Tudo pode agregar valor para a sua tempestade de ideias.

2.  Conheça o cenário e prepare o terreno

Para saber onde está pisando, mapeie as variáveis que impactam um negócio. 

Como exemplos destas variáveis, temos:

  • Público-alvo. 
  • Concorrência.
  • Fornecedores.
  • Dinâmica do mercado (padrões de consumo do setor, taxas de crescimento e retração). 

Esse levantamento de dados previne surpresas desagradáveis na medida em que você conhece as variáveis relevantes e pode antecipar seus movimentos. Portanto, analise tanto quanto puder o universo do ramo em que vai criar sua empresa e tenha uma visão macro que possibilite tirar vantagens.

Concordamos que o objetivo é sair do óbvio e se destacar, não é mesmo?!

Com as informações em mãos, vamos organizá-las, seguindo para o próximo passo.

3.  Desenvolvendo um Plano de Negócios organização é essencial

O Plano de Negócios é um instrumento importante para o início de um negócio. Ele direciona as ações para as metas pré-estabelecidas e pode influenciar diretamente na saúde financeira do empreendimento.

O Plano de Negócios estrutura a lógica de funcionamento da empresa relacionando:

  • Público;
  • Produto / serviço;
  • Estrutura física;
  • Metas e objetivos;
  • Aspectos financeiros;
  • Marketing e vendas.

Por meio do Plano de Negócios, pode-se avaliar a capacidade de geração de lucro da empresa, seus custos, preços, fluxo de caixa, e demais números envolvidos no processo. Para tanto, inclua no Plano todos os valores relevantes para o negócio. Exemplos: 

  • Custos fixos;
  • Custos variáveis;
  • Fluxo de caixa necessário;
  • Estimativa de progressão dos custos x lucro ao longo do tempo;
  • Retorno de investimento esperado e prazo.

Quando falamos em Plano de Negócios, vários tipos de documentos podem vir à sua cabeça, em forma de texto, gráfico ou planilha. Independente do tipo de documento, o importante é a estruturação e relevância das informações. O documento ideal é aquele que contém os dados essenciais para o seu negócio e permite o direcionamento de ações. Nada mais.

Antes de abrir uma empresa, portanto, desenvolva um bom Plano de Negócios que registre os detalhes do empreendimento e, a partir dele, visualize seus próximos passos. Quanto mais detalhado for, maior sua previsibilidade e propensão a bons negócios.

Com o Plano montado, vamos dar início à abertura da empresa.

4.  Atenção às questões legais

É importante que o empreendedor siga os aspectos legais de abertura da empresa e alinhe as questões burocráticas (ok, talvez seja um pouco entediante, mas esse passo não pode ser menosprezado). Essas questões definem as obrigações da empresa em pontos como impostos e área trabalhista, bem como direitos e deveres dos empresários por meio do Contrato Social.

Assim, entre outras ações:

  • Verifique o tipo da empresa: Ltda, Eireli, Empresa Individual, MEI, SS, SA;
  • Defina sua atividade: indústria, varejo, atacado, serviços;
  • Faça a pesquisa do nome empresarial e registro na Junta Comercial;
  • Verifique se a atividade pode ser exercida no endereço escolhido, através de pesquisa na Prefeitura, e obtenha o Alvará de Localização e Funcionamento;
  • Obtenha a inscrição estadual e registro em órgãos reguladores, se for o caso.

Para te ajudar com os itens relacionados acima, há uma dupla que não pode ser esquecida: o advogado e o contador

O contador deve te auxiliar nos aspectos legais de abertura da empresa, orientando sobre os benefícios e obrigações envolvidos, e será responsável por boa parte do êxito financeiro da organização

Já o advogado irá atuar tanto em questões gerais como no caso concreto, podendo auxiliar a prevenir ações indesejadas. Não abra mão da segurança jurídica, em hipótese alguma. 

A escolha do contador e do advogado deve ser feita de forma cuidadosa, considerando que estes profissionais irão te acompanhar durante toda a trajetória da empresa. Confiança e responsabilidade são palavras de ordem nesta relação.

Com a contabilidade e área jurídica em dia, você:

  • Mantém a saúde contábil da empresa;
  • Mantém seu negócio de acordo com a norma vigente;
  • Realiza seu planejamento tributário e torna-se mais competitivo.
E agora, com o perdão da repetição: passamos da área legal para a parte legal.

5.  Defina sua Cultura Organizacional missão, visão e valores

A Cultura de sua empresa direciona todos os colaboradores para uma mesma visão e os conduz pelo mesmo caminho. Essa identidade da empresa impacta na maneira como ela se posiciona no mercado, nos processos internos e em sua comunicação. Pode não parecer, mas isso vale, especialmente, para quem ainda vai abrir uma empresa, seja qual for o tamanho.

Por isso, defina sua cultura, respondendo às seguintes questões:

Missão: qual a razão de ser da empresa, para que ela existe?

Visão: onde ela quer chegar, qual é o seu ideal?

Valores: quais valores melhor representam a empresa e são mais relevantes para a missão e a visão?

A partir destas respostas, o farol que guiará seu barco será ligado.

6.  Escolha e desenvolva a sua equipe

Com a empresa legalizada e Cultura definida, você precisa tratar dos recursos que irão movimentá-la, ou seja, seus colaboradores!

A equipe é um dos mais importantes recursos da empresa - se não o mais importante. A partir dela, a organização entra em funcionamento; por isso, é muito importante trazer pessoas com vontade de trabalhar e que se comprometam com a cultura da empresa e suas metas.

Antes de buscar as pessoas, defina com clareza quais funções são necessárias. A partir disso, busque os profissionais adequados para cada função.

Para encontrar as pessoas certas, você pode pedir indicações de familiares e conhecidos, ou fazer pesquisa de profissionais na internet, por exemplo. Felizmente, a rede traz muitas possibilidades de pesquisa. A rede social LinkedIn é uma boa opção para buscar profissionais. No LinkedIn, é possível visualizar a experiência profissional e habilidades da pessoa, bem como entrar em contato com ela diretamente.

Ainda, caso queira e possa investir, pode-se solicitar currículos para empresas de Recursos Humanos. Importante descrever com minúcia todas as habilidades esperadas do profissional, para que eles possam acertar na escolha.

Com a equipe formada, preocupe-se em criar um ambiente de trabalho favorável e manter este clima de bem-estar, permeado pela Cultura da empresa. Lembre-se que um ambiente de trabalho favorável não é necessariamente sinônimo de super equipamentos e demais bens materiais (embora eles sejam importantes). Ele é construído com base nos valores e respeito mútuo entre as pessoas.

Com a equipe montada e motivada, vamos agora falar de outro público bastante relevante.

7.  Conheça seu cliente

O passo que possibilita à empresa conhecer e acertar na comunicação com o cliente é a criação de sua persona

Persona é a composição de uma pessoa fictícia, com base em dados reais de um público-alvo.

A persona apresenta as principais características do cliente foco. Através destas informações, podemos concluir qual a melhor abordagem para atingi-lo. Toda a comunicação externa da empresa e suas estratégias dependem disso. Por isso, pegue todas as informações que você coletou nos passos 1, 2 e 3 e monte suas personas.

Conhecer o comportamento e preferências das personas é super vantajoso. O exercício de escutar e entender o cliente pode indicar a relevância de seu produto, ou pode ser um fator de adaptação deste produto. Não há problema em adequá-lo. Sobrevive quem se adapta às mudanças, lembre-se disso.

Com a persona bem definida, podemos passar para o próximo passo: a construção da sua marca!

8.  Registre sua Marca

A marca é o rosto da sua empresa perante o cliente e todos os demais públicos. Considerando sua importância, é essencial que este rosto, defina bem a sua organização e seja apenas seu!

Deixe-me explicar: imagine que sua empresa escolhe o nome da marca e faz todo o trabalho de desenvolvimento da logo. Tempo e recursos investidos, mas o resultado final ficou muito bom. Devemos ficar felizes e satisfeitos? Depende. Pode ser que outra empresa utilize o mesmo nome - ou nome similar - ao seu e você não possa utilizá-lo. Neste caso, todo o trabalho terá sido em vão.

Assim, antes de iniciar o trabalho de construção da marca, você precisa preocupar-com o registro.

O Registro da Marca pode ser feito por empresa terceirizada ou por conta própria, no site do INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Para fazer o registro, é bem importante realizar a pesquisa de anterioridade, que verifica se já existe nome idêntico ou similar ao seu, na classe do seu produto ou serviço. 

A partir do Registro, pode se concentrar na divulgação da sua marca!

9. Apareça para o Mundo

Chega a hora de colocar a sua empresa em evidência. De nada adianta ter um produto ou serviço para venda se ninguém sabe disso.

Por meio de um trabalho conjunto de marketing e vendas, é preciso definir os canais de venda e colocar seu produto em destaque neles. Ainda, na era do Inbound Marketing, não basta ir até o consumidor e apresentar o produto, você precisa que o consumidor venha até você. E a tendência é que ele só virá se sentir uma conexão com a sua empresa e seus valores.

Para atingir os consumidores atuais, você precisa:

  • Desenvolver uma Identidade visual alinhada com a sua marca e Cultura;
  • Ter um site responsivo e alinhado com práticas de SEO;
  • Ter presença em redes sociais importantes para a persona
  • Disponibilizar conteúdo relevante;
  • Promover o engajamento dos clientes com a marca.

Acabou? Não!

Existem inúmeras ações que podem trazer visibilidade e vendas para a sua empresa. Neste sentido, não economize no planejamento de marketing e esteja atento ao retorno do investimento.

Para obter resultados favoráveis, um bom trabalho de marketing e vendas é fundamental.

Marketing é investimento. Venda é satisfação.

10. Desenvolva Relacionamentos

O relacionamento é condição sine qua non para a construção de uma empresa sólida.

__

condição sine qua non

loc.adj. (latim) Condição sem a qual não se pode fazer algo.

__

Desde Aristóteles, já se diz que o homem só se realiza plenamente enquanto ser social.

O nosso passo 10 traz a palavra de ordem para um empreendimento de sucesso: relacionamento.

Relacionamento com os colaboradores da empresa, com clientes, fornecedores, comunidade, demais públicos de interesse. 

Para cada um destes públicos, você precisa desenvolver uma estratégia que resulte em uma parceria ganha-ganha. Esta frase, embora clichê na teoria, é trabalhosa para ser obtida na prática. Em função disso, é comum observar trocas que são mais vantajosas para um dos lados.

Para desenvolver parcerias ganha-ganha, você precisa fazer a sua parte.

Alguns pontos importantes para isso são: você precisa saber o que este público espera de você, quais expectativas você criou e precisa cumprir, o que é valor para ele e quais os pontos sensíveis da relação.

Surpreenda, cumpra suas obrigações e pague suas dívidas como se elas tivessem sido assinadas por Deus. 

No quesito relacionamento, precisamos citar também a importância do networking.

Networking significa desenvolver uma rede de contatos para a troca de informações e experiência.

Esta rede pode ser usada para outras finalidades, como fortalecer a imagem profissional e encontrar oportunidades de negócios. 

Para formar e desenvolver sua rede de contatos, participe de grupos formados por empresários e conviva com pessoas que possam agregar valor às suas ideias e experimentos. Compartilhe as suas ideias, inspire confiança e esteja atento aos principais debates.

Legal. Chegamos até aqui com vários dados para processar.

Vamos recapitular: Brainstorming, Coleta de Dados, Plano de Negócios, Aspectos Legais, Cultura Organizacional, Equipe, Cliente, Marca, Visibilidade e Relacionamento.

Para avançarmos um pouco mais no assunto de abertura de empresa, vamos debater sobre um último ponto.

Passo bônus: Preciso buscar investimento?

No passo 3, você montou seu Plano de Negócios e definiu os valores necessários para iniciar a sua empresa. Dependendo dos objetivos e metas a que se propôs, um investimento pode se fazer necessário para concretizar ou acelerar o seu sonho.

Para buscar investidores, você precisa apresentar um plano de negócios consistente. Dificilmente alguém irá investir seu dinheiro e tempo sem vislumbrar um retorno deste investimento ou sem uma garantia. 

Não, investidores não fazem caridade, e sim, esperam um retorno.

Caso seja necessário recorrer ao capital externo, existem algumas opções:

Sócio investidor: pessoa ou empresa que irá ingressar na sociedade e participar do gerenciamento. Normalmente entra com a maior parte do capital. Caso você opte por um sócio investidor, escolha muito bem quem será, pois ele acompanhará sua gestão e pode impactar nela, de forma positiva ou negativa. 

Bancos: solicitar empréstimo em banco pode ser um boa saída para angariar recursos a curto prazo. A disposição de um banco para lhe conceder um empréstimo, no entanto, vai depender do risco que seu negócio apresenta, apresentação de garantias, entre outras exigências. Atenção com a taxa de juros, que pode ser um ponto negativo na escolha do financiamento bancário.

Programas de incentivo: é possível obter capital em programas promovidos pelo governo, como linhas de crédito do BNDES a microempresas, por exemplo. Para conquistá-las, você precisa estar atento aos requisitos e prazos.

Investidor-anjo: o chamado anjo é o investidor que dispõe de uma porcentagem do próprio patrimônio para viabilizar um negócio. O investidor-anjo tende a ser mais participativo na evolução da empresa, colaborando com ideias e tendências. Ele, portanto, não traz somente capital financeiro, mas intelectual. Isso mesmo! Não só de dinheiro são feitos os investidores! Na verdade, o capital intelectual pode trazer muito mais benefícios para a sua empresa do que um capital financeiro. 

Sério? Sim e sim!

Não basta ter dinheiro, você precisa saber como usá-lo e onde investi-lo.

Pois bem, não espere mais para tirar a sua ideia do papel. Siga os passos acima e conecte-se com o trabalhoso - mas gratificante - mundo do empreendedorismo.

Tem bastante trabalho pela frente, então, mãos à obra!


avatar MARTA APARECIDA CARVALHO
Marta Aparecida Carvalho
Sou a MARTA. Relações Públicas e Profissional do Direito por Graduação, e Estrategista de Marketing por Paixão e Especialização. No lado pessoal, possuo muita fé em DEUS e uma linda rede familiar, que proporcionam a base para os valores e evolução da inteligência emocional. Sou Sócia Administradora da Consultoria Motriz, que existe para atuar como uma força propulsora na trajetória das empresas, transformando a cultura das mesmas e seus conceitos com criatividade e planejamento, visando melhores resultados. O que me move? TRANSFORMAR pessoas e empresas, e trazer resultados!favorite_outline Seguir Perfil
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Novos Negócios
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Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
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