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O uso do networking para o sucesso empresarial + dicas

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O uso do networking para o sucesso empresarial + dicas
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Criado em 30 ABR. 2024
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O Networking é uma maneira importante para construir uma rede de contatos, que pode ser fundamental para o sucesso nos negócios e na vida dos empreendedores.

É importante destacar que ele não se resume em trocar cartões de visita em eventos, mas preza por cultivar relacionamentos genuínos e duradouros que podem oferecer insights valiosos e até mesmo desencadear oportunidades de negócios.

Para entender melhor sobre a importância da rede de contatos para os empreendedores, continue a leitura e veja nossas dicas:

Porque o networking importa para os empreendedores?

O networking proporciona acesso a vários tipos de recursos e oportunidades, como uma parceira, uma nova rede de negócio ou até mesmo a expansão dele. Ao cultivar uma rede sólida de contatos, o empreendedor pode se beneficiar de diversas maneiras, incluindo:

  • Investimentos para o seu negócio;

  • Mentoria para a expansão profissional;

  • Fornecedores parceiros;

  • Novos parceiros internos de negócio;

Dessa forma, o networking possibilita que os empreendedores aprendam com as experiências e conhecimentos de outros profissionais. Isso o ajuda a evitar armadilhas comuns e a tomar decisões mais informadas. Por exemplo, decidir expandir seu negócio antes da hora ou não aceitar determinadas propostas por medo de crescer.

Veja mais sobre a gestão das emoções para novos empreendedores e compreenda mais sobre esse tema.

Quais as vantagens do networking para os negócios?

Com toda a troca realizada entre as pessoas, o empreendedor começa a amadurecer e criar uma expertise no seu ramo. Assim, ele também pode traçar um plano para manter o seu networking sempre ativo e fomentar a sua rede de contato. Para um negócio, o empreendedor garante os seguintes benefícios:

  • Facilita o recrutamento de profissionais;

  • Cria oportunidades de negócios;

  • Permite o aumento de clientes;

  • Amplia a visibilidade da empresa;

  • Consolida a marca como uma autoridade no mercado;

  • Aumenta as chances de crescimento e conversão;

  • Facilita a expansão.

5 dicas para aumentar seu networking no meio corporativo


Existem algumas estratégias e práticas que podem ajudar a fortalecer seu networking no ambiente corporativo e garantir que você obtenha sucesso em ações futuras. Confira 5 dicas que separamos:

1. Participe de eventos locais

Participar de eventos locais é uma estratégia poderosa para expandir seu networking no meio corporativo. Esses encontros proporcionam uma oportunidade especial para interagir com profissionais de diversas áreas, permitindo estabelecer conexões que possam impulsionar seu empreendimento.

Nesse sentido, ao se envolver ativamente em eventos locais, você não apenas aumenta sua visibilidade no mercado, mas também tem a oportunidade de trocar ideias, aprender com outros profissionais da sua região.

2. Utilize plataformas on-line e fóruns de debates

O uso de plataformas on-line e fóruns de discussão aumenta suas chances para expandir o networking no meio empresarial. Essas plataformas oferecem acesso a uma rede incrível de profissionais, permitindo a interação e o compartilhamento de experiências entre vocês.

Assim, você pode trocar vivências e expor como superou determinados obstáculos ou pedir dicas sobre assuntos que está tendo dificuldades no momento. Desse modo, com a ajuda mútua, as pessoas vão se familiarizando e criando mais contato, aumentando o networking.

Além de aumentar a sua rede, os fóruns possuem ótimos benefícios. Confira 10 razões para participar de comunidades.

3. Estabeleça conexões pessoais

Estabelecer conexões pessoais é essencial para expandir sua rede profissional. Para isso, participe de eventos relevantes, utilize as mídias sociais estrategicamente, mantenha contato com antigos colegas, junte-se a grupos profissionais e demonstre interesse genuíno pelas pessoas que conhece.

4. Seja proativo e assertivo na abordagem

Não adianta tentar criar uma rede de contatos e não saber como se comunicar ou estar disponível para as pessoas. É muito valioso ter abordagens assertivas e objetivas. Estude o que deve ser falado e qual deve ser sua postura.

Uma comunicação falha, além de ser prejudicial ao seu negócio, pode promover o desinteresse por parte do possível parceiro. Mesmo que no futuro você aprenda como se comunicar de maneira mais séria e assertiva, a imagem inicial pode prevalecer.

5. Mantenha o contato regular

Manter contato regular com as pessoas é fundamental para o desenvolvimento e a sustentação de relacionamentos significativos, tanto pessoais quanto profissionais. Ao escolher manter a sua rede de contatos, além de aumentar o seu marketing pessoal, você estará pensando no futuro, visto que irá:

  • Fortalecer os laços;

  • Demonstrar interesse;

  • Facilitar a comunicação;

  • Promover maiores trocas;

  • Criar uma rede de apoio confiável;

  • Construir confiança mútua ao longo do tempo.

Portanto, para ter uma boa rede de networking, além de prezar por novos relacionamentos, é essencial cultivar relacionamentos existentes. É por meio dessa rede que você pode aumentar a sua atual e ir fazendo mais contatos e parcerias.

Além disso, esteja disponível para colaborações e ofereça ajuda sempre que possível. É importante ter em mente que o networking não se resume exclusivamente em buscar vantagens individuais, mas também em contribuir para o desenvolvimento da comunidade profissional.

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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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