Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Gestão das emoções para novos empreendedores. Ótica psicanalítica.

avatar PAULO ROBERTO PEREIRA GUIMARAES
Paulo Roberto Pereira Guimaraesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Gestão das emoções para novos empreendedores. Ótica psicanalítica.
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 14 MAR. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Atualmente parece que o mundo gira mais rápido, alguns dizem que ele capota. Brincadeiras a parte, o fato é que estamos acostumados a encontrar quase tudo que precisamos muito facilmente e pronto, basta termos um equipamento com acesso à internet.


Sem dúvida temos muitos benefícios; não precisamos mais plantar um pé de manga e esperar que ele de frutos para fazermos um suco de manga, metaforicamente falando.


A Armadilha da Ansiedade:


Ao mesmo tempo que essa condição de obter quase tudo muito rapidamente nos traz inúmeros benefícios, pode também causar problemas emocionais. A ansiedade gera expectativa de resultados rápidos e pode se transformar em uma obsessão, levando à frustração e ao esgotamento emocional.


Emoções e Decisões:


É necessário que olhemos para nós mesmos em momentos pontuais que podem gerar angustia, estresse, irritação e ansiedades. Pois mesmo que tenhamos nos preparado e façamos o melhor planejamento, ainda assim podem surgir imprevistos. Todo empreendimento precisa de um tempo de maturação até que se cumpra os processos. Se não estivermos atentos, as dificuldades podem afetar as nossas emoções, interferindo negativamente, criando crises na equipe e nos nossos relacionamentos mais íntimos.


Aprendemos que a principal decisão de compra de um consumidor é emocional. Mas não só as de compras, todas as nossas decisões são emocionais. Somos por natureza seres emocionais, portanto as nossas decisões por mais racionais que sejam possuem uma natureza emocional. São, na maioria, para evitar sofrimentos e problemas, ou uma busca por satisfação de um desejo. Nosso raciocínio sempre é velado por tais emoções inconscientes ou pré-conscientes.


Autoanálise e Legítimo Desejo:


É importante uma autoanálise para termos a certeza de que o que estamos fazendo é realmente o nosso legítimo desejo e não uma ilusão imaginária para satisfazer o desejo do grande Outro.


Ajuda Profissional:


Lidar com as dificuldades emocionais do empreendedorismo nem sempre é fácil. Se você se encontra em meio a um turbilhão de emoções negativas, não hesite em buscar a ajuda de um profissional de confiança para te auxiliar a navegar por esse momento turbulento; acalmar as tempestades emocionais e resgatar seus legítimos desejos, permitindo que você retome o controle de suas decisões e em sua melhor forma.


Sucesso!


Paulo Roberto

avatar PAULO ROBERTO PEREIRA GUIMARAES
Paulo Roberto Pereira Guimaraes
Formado em Gestão Empresarial em Marketing e em Design de Interiores. Décadas de experiência comercial na Indústria Farmacêutica e com móveis de alto padrão. Breves passagens pela Engenharia Agrícola e pela Administração ¿¿. Mas sempre um entusiasta da psicanálise e agora realizando o sonho de ser psicanalista.favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5310 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?