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Oportunidades de negócio: como identificar e aproveitar?

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Oportunidades de negócio: como identificar e aproveitar?
Criado em 20 OUT. 2022
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Aproveitar oportunidades de negócios, para o sucesso sustentável da empresa, é uma habilidade que todo empreendedor deve possuir. Empreendedores de sucesso não esperam que uma oportunidade chegue até eles, mas sim criam oportunidades e  fazem a coisa acontecer!

Importância de uma oportunidade de negócio

Nos negócios, uma oportunidade é a chave para o sucesso. A oportunidade serve de base para que você tome uma ação, resultando em lucro e crescimento para o seu negócio.


Além disso, as oportunidades permitem que as empresas criem, implementem ideias (e inovações) e melhorem seu desempenho. Lembre-se de que somente os empreendedores que conseguem identificar as novas possibilidades antecipadamente podem aproveitá-las ao máximo e capitalizá-las.


Para uma oportunidade de negócio é importante:

  • Construir um negócio: uma oportunidade de negócio pode ser um problema não resolvido existente no mercado ou um novo problema decorrente das tendências atuais, ou seja, sua chance de construir um negócio.

  • Evitar o fracasso: é provável que um negócio falhe sem oportunidades, uma vez que elas são essenciais para a implementação de ideias e inovações que podem tornar um negócio bem-sucedido. Uma oportunidade permite que você tome a decisão certa no momento certo.

  • Crescimento: as oportunidades permitem que as empresas criem e implementem ideias (e inovações). Com a oportunidade certa, você pode melhorar o desempenho resolvendo de forma assertiva os problemas existentes fornecendo uma proposta de valor única para o mercado-alvo e construindo um modelo de negócios mais eficiente.

  • Maximizar os lucros: uma oportunidade de negócio envolve condições favoráveis que podem ser usadas para aumentar os lucros. Aqui, o objetivo é encontrar soluções que possam maximizar os lucros enquanto resolvem problemas.

Características de uma boa oportunidade de negócio

As oportunidades são o centro de todo negócio de sucesso. Sabe por quê? Elas ajudam na identificação de problemas e na criação de soluções que podem potencialmente ajudar as empresas a crescer por meio da:

  • Clareza: boas oportunidades são claras, bem definidas e diretas. Elas permitem que as empresas identifiquem problemas de forma precisa, completa e criem soluções que possam maximizar seu potencial.

  • Relevância: boas oportunidades são relevantes para o cenário em que estão. Elas fornecem valor agregado aos clientes e mercados, não representando apenas potencial, mas também relevância para resolver problemas existentes ou criar valor agregado para outros.

  • Viabilidade: boas oportunidades são realistas e viáveis. Elas ajudam as empresas a atingir suas metas, tornando-as mais eficientes, produtivas e lucrativas.

  • Lucrativa: uma boa oportunidade é capaz de proporcionar retorno sobre o investimento, uma vez que atinge seus objetivos enquanto capitaliza os recursos, estratégias e ativos disponíveis de forma mais eficiente.

  • Escalável: uma boa oportunidade é escalável. Isso significa que pode ser expandido para uma escala grande ou ampla, maximizando os resultados dos investimentos em termos de tempo, recursos humanos e dinheiro. 



Mas como aproveitar as oportunidades de negócio?

A identificação de oportunidades é uma parte importante do desenvolvimento e crescimento dos negócios, pois permite que as empresas tomem as decisões certas que as ajudarão a atingir seus objetivos.


Para isso, é preciso:


Ouvir seus clientes em potencial e leads anteriores. Quando você está segmentando clientes em potencial, ouça suas necessidades, desejos, desafios e frustrações com seu setor.


Eles já usaram produtos e serviços semelhantes antes? O que eles gostaram e não gostaram? Por que eles vieram até você? Quais são suas objeções aos seus produtos ou serviços?


Essa prática irá ajudá-lo a encontrar oportunidades para desenvolver produtos e serviços mais personalizados, aprimorar seu mercado-alvo, identificar e superar objeções comuns.


Converse com seus clientes. Quando você estiver conversando com seus clientes, ouça o que eles dizem sobre seu mercado, produtos e serviços. Quais são as perguntas mais frequentes deles? Experiências? Frustrações? Comentários e reclamações?


As experiências do cliente podem ajudá-lo a identificar as principais oportunidades de negócios para expandir e desenvolver seus produtos e serviços atuais.


Aproveite as oportunidades de educação e treinamento.  Existem muitos cursos que valem a pena você fazer. Isso inclui excelentes oportunidades, desde networking até obter uma visão ampla de mentores do mundo dos negócios.


Em alguns campos, no entanto, você precisará de certas licenças, certificações e diplomas. Apenas certifique-se de entender completamente todos os requisitos educacionais e de cumpri-los ou superá-los.



Que tal você olhar para uma oportunidade como  crescimento, pegando uma pequena possibilidade e nutrindo-a em algo poderoso? Qualquer alternativa que o ajude a se ver como uma parte mais ativa do processo é importante para torná-lo mais aberto às oportunidades quando elas surgem.


Se você gostou desse conteúdo, confira também este aqui: Mulher Digital - Como vender por meio da internet



Um abraço, Acea Ratcheva / @acearatcheva

 

 


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Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
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