Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

10 razões para participar de comunidades

avatar SABRINA MOREIRA
Sabrina Moreirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
10 razões para participar de comunidades
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 15 MAR. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Como a palavra comunidade pegou demais nesta pandemia né? Os desafios da conexão real e construção de relação de confiança estão em xeque-mate. 


É difícil acreditar que um grande movimento e negócio se sustente sem olhar para a sua construção de rede de relacionamento e desenvolvimento de senso de comunidade. Nestes últimos 10 anos empreendendo na área, testando metodologias para descobrir como criar experiências melhores, comunidades ainda mais acolhedoras, desenvolvendo um olhar para as organizações de que a comunidade é um serviço e não um produto. O seu resultado financeiro é consequência e relacionamentos precisam de maturidade para serem prósperos, abundantes e construídos a longo prazo. 


No fim o senso de comunidade não é algo fácil de se construir, pois leva tempo, investimentos e energia. No fim de tudo, somos todos humanos interessados em melhorar a vida diária de outras pessoas com as nossas oportunidades, soluções e afins. E relacionamentos pessoais são complexos, pois gostamos de ser ouvidos, reconhecidos, saber que a nossa voz interessa no ambiente que estamos inseridos, pode fazer e trazer a transformação de algo. 


Os dois lados precisam ganhar. Comunidade é uma via de mão dupla.


Construir comunidades é construir relação de confiança. Eu confio em você que está me conectando à oportunidades de crescer e você confia em mim que estou te doando meu tempo para que você melhore o seu negócio através das minhas soluções.


O poder das comunidades

Existe uma comunidade que você pode se inserir em cada momento da sua vida. Seja pessoalmente ou profissionalmente, as comunidades são a melhor forma de crescer em rede seja lá o que você estiver fazendo. Por onde passei eu espalhei essa frase que traduz exatamente o que é uma comunidade: Sozinho vamos mais rápidos, juntos vamos mais longe.


10 benefícios de participar de uma comunidade


1 - Networking: Fazer parte de uma rede ou comunidade pode te ajudar a conhecer novas pessoas, desenvolver sua carreira e construir uma rede de contatos profissionais que te gerem oportunidades de mercado.


2 - Oportunidades de colaboração: Uma comunidade precisa te desafiar ofertando oportunidades de contribuir na construção de novos projetos, parcerias e iniciativas que possam ajudar você e outros membros a crescer pessoalmente e profissionalmente na sua área de atuação.


3 - Acesso a recursos e informações: Uma comunidade ser uma ponte ofertando acesso a recursos e informações valiosas, como livros, cursos e palestras, que possam contribuir para o seu crescimento e carreira.


4 - Mentoria e aconselhamento: Os membros de uma comunidade podem encontrar mentores e conselheiros experientes que possam encorajá-los e ajudá-los a superar seus desafios e desenvolver novas habilidades.


5 - Aprendizado contínuo: A comunidade pode oferecer oportunidades de aprendizado contínuo por meio de workshops, webinars e outros eventos de networking.


6 - Suporte emocional: A comunidade pode fornecer um ambiente seguro de suporte emocional e encorajamento que possa ajudar os membros a superar obstáculos e enfrentar desafios dentro e fora da sua área de atuação.


7 - Vitrine pessoal e profissional: Participar ativamente da comunidade pode oferecer oportunidades para os membros aumentarem sua visibilidade, reputação e exposição de novas ideias e práticas.


8 - Desenvolvimento de skills e habilidades sociais: Fazer parte de uma comunidade pode te ajudar a desenvolver habilidades sociais, como comunicação, trabalho em equipe, colaboração, empatia e liderança.


9 - Desenvolvimento de identidade: A comunidade pode te ajudar a desenvolver sua identidade e encontrar sua voz única no mundo.


10 - Senso de pertencimento: Participar ativamente de uma comunidade pode te trazer um senso de pertencimento e conexão profunda que pode te ajudar a se sentir parte de algo maior.


E como se traduz essa comunidade na prática? 

Se a comunidade que você faz parte não traz esses benefícios básicos é sempre bom provocar os ambientes que estamos inseridos, pois é uma forma de crescermos juntos através do feedback. 


Faz parte do processo orgânico o desenvolvimento de uma comunidade quando juntamos duas ou mais pessoas em prol de algo ou movimento. 


Você já pensou em desenvolver profissionalmente a sua rede e comunidade de atuação? 


Me inspiro muito em cases práticos que me fazem repensar a construção de novos espaços que conectam genuinamente pessoas. O desafio aqui como consultoria é trazer um olhar mais amplo para construir negócios que olhem atentamente para o desenvolvimento sustentável, você conhece ou realmente desenvolve esse olhar de melhorar sua comunidade além do seu negócio? 


Essa será minha série de provocações do movimento #communityfirst por aqui para orientar pessoas e negócios a desenvolverem comunidades estratégicas. Até a próxima!

avatar SABRINA MOREIRA
Sabrina Moreira
Guria Inquieta, community builder, designer estratgico e de serviços para projetos de eventos e de inovação aberta. Fundadora da @mentesinquietas.ag, uma consultoria de comunicação, inovação especializada em construção de comunidade e articulação de atores do ecossistema.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1366 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?