Marketing Pessoal é o conjunto de estratégias usadas com o intuito de divulgar, fortalecer e consolidar a imagem de um determinado profissional. Através do Marketing Pessoal, é possível se tornar referência de um determinado segmento e influenciar as pessoas ao redor.
Vamos lá?
Antes de tudo, você precisa saber que a direção é mais importante que a velocidade, pois não adianta você acelerar para o lado errado. Primeiramente, é necessário saber qual o seu real papel e contribuição para o mercado. Só assim você conseguirá visualizar e alcançar sucesso profissional. Isso se deve ao fato de que, quando nós temos um objetivo em mente, muitos meios de alcançá-lo se tornam mais visíveis. Ao começar um negócio, online ou físico, você precisa estipular metas para a sua organização. Pegue um papel em branco ou um aplicativo de texto e escreva, com detalhes, sobre os 4 itens a seguir:
Sua visão
Sua missão
Seus valores
Melhore a forma com que você se relaciona com as pessoas ao seu redor, pois de cada conversa pode surgir uma oportunidade. Muitas vezes, podemos até pensar que uma pessoa jamais comprará o nosso serviço o produto, mas ela certamente pode te indicar, se tiver você como boa referência. Quanto mais você se esforçar para manter bons relacionamentos, melhor será o resultado dos seus esforços.
No começo da minha carreira, eu tinha a meta de sentar para conversar com 4 empresários por mês. O intuito inicial era mais ajudar do que vender um serviço, mas adivinhe, dos quatro, dois ou três sempre se interessavam pelos meus serviços. A partir dessas reuniões, eu tinha como resultado contratos fechados. No entanto, TODOS elas me tinham como referência, pois eu estava sempre envolvido e disposto, conversar e aconselhar.
Ao contrário do que todos pensam, nós não nos vestimos para sermos vistos, mas sim para sermos ouvidos. Uma pessoa bem vestido tem mais atenção, e atenção é algo essencial no mundo dos negócios! Você deve zelar por sua imagem, alinhando sua forma de vestir com a sua missão. Quando as pessoas lembrarem de você, terão a imagem de uma pessoa com uma boa aparência, isso ajudará no processo de Marketing Pessoal.
O ensino é uma forma sistemática que os seres humanos usam para educar uns aos outros e transmitir seu conhecimento. Ao ensinar, você não apenas passa o seu conhecimento, mas também aprende.
Você pode transmitir o seu conhecimento através de grupos em redes sociais, tais como o WhatsApp e o Facebook. Através desses grupos você será capaz de passar mais informações de forma rápida, e isso o ajudará a conseguir mais autoridade no seu ramo de atuação e melhorar sua Estratégia de Marketing Pessoal.
Quantas vezes planejamos algo mas acabamos deixando de lado, ou simplesmente empurramos com a barriga?
A sensação é que nada está fluindo e, com isso acabamos desmotivados e frustrados. Isso vale para qualquer projeto que nós fazemos ao decorrer da vida.
Então, procure criar e executar projetos que realmente farão a diferença. Não precisa ser muitos nem grandes, mas que você consiga concluí-los ao invés de abandoná-los.
Você provavelmente deve saber que a propaganda é a alma do negócio. Então, divulgue-se! Por exemplo: Se você é dono de uma loja de brinquedos e vende pelúcias e brinquedos educativos, toda sua comunicação deve ser voltada para essa temática e respectivo público-alvo.
Você aplicar suas Estratégias de Marketing Pessoal através de: redes sociais, sua própria página na web, blogs, entre outras maneiras. No entanto, lembre-se de separar a sua vida íntima da profissional (pública), pois você utilizará suas redes para promover-se e não para denegrir sua imagem.
Faça a seguinte reflexão: Se uma empresa fosse contratar seus serviços e, antes disso, avaliasse seus últimos posts nas redes sociais. Eles te beneficiariam ou te prejudicariam?
Com a ajuda desse artigo com Estratégias de Marketing Pessoal, você será capaz de encontrar caminhos para atingir seus objetivos. Aproveite as dicas e ponha tudo em prática! Fique livre para comentar e compartilhar a sua experiência conosco.