Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

9 negócios do futuro para empreender

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
9 negócios do futuro para empreender
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 31 OUT. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

9 negócios do futuro para empreender

Empreender requer uma constante ligação às mudanças sociais e às tendências e convenhamos que, nos últimos 3 anos, tivemos muitas delas acontecendo de maneira praticamente diária e simultânea.

Além disso, o comportamento do consumidor já vinha mudando bastante, mas com a pandemia e o pós-pandemia, a intensificação foi e tem sido sentida de modo ainda mais contundente. E o que tudo isso nos revela é o surgimento de boas oportunidades, por isso, é muito interessante saber aproveitá-las.

Então, se você está buscando uma alternativa com grandes chances de crescer e gerar lucro nos próximos anos para apostar e empreender, listamos 9 dicas de negócios do futuro que abarcam os mais variados setores, confira!

 

+ Veja também outros 5 modelos de negócios para ficar de olho!

 

E quais são os negócios vindouros mais propulsores?

  1. Mercado de infoprodutos;
  2. Produção audiovisual;
  3. Ensino à distância;
  4. Token não fungível (NFT);
  5. Comércio eletrônico;
  6. Produtos sustentáveis, saudáveis e sem exploração animal;
  7. Serviços de cibersegurança;
  8. Clubes de assinatura;
  9. Cosméticos naturais.

Agora que você já sabe quais são, conheçamos cada um deles com mais calma!

 

1. Mercado de infoprodutos

Com o contexto pandêmico, a maioria das pessoas ficou em casa e houve aquela expansão dos famosos infoprodutos, ou seja, produtos digitais que, em regra, buscam ensinar algo, como no caso de e-books, cursos, mentorias, entre outros. Porém, mesmo depois da superação ainda que não total da pandemia, eles permanecem crescendo fortemente.

Destaca-se, ainda, que não apenas o infoproduto em si tem se revelado como uma grande opção já validada de negócio, mas também todos os setores que os cercam, como a produção digital, lançamentos e afins.

 

2. Produção audiovisual

Você já percebeu o quanto os conteúdos em vídeo com a produção dinâmica e concisa estão em alta não apenas nas redes sociais, mas em todas as esferas comerciais? Pois bem, este é um dos ramos que mais crescem e continuará crescendo pelos anos que estão por vir!

As empresas de modo geral e o novo modelo de streaming têm necessitado cada vez mais dos serviços de audiovisual para a produção de conteúdos em áudio e vídeo, cuja destinação atinge diferentes mídias. E também neste caso, o alavancamento se dá em todos os segmentos que fazem parte da cadeia de produção, como roteiro, gravação, exibição e afins.

 

3. Ensino à distância (EAD)

Nessa linha de raciocínio, temos também o setor educacional em seu formato on-line como uma das principais tendências futuras. O número de adeptos desse modelo de negócio já era crescente e frente à necessidade de adaptação que todo o sistema de ensino enfrentou na pandemia, a validade e a eficiência do ensino à distância foram consolidadas.

Além da praticidade, excelente condição diante de contextos cotidianos cada vez mais atarefados, a educação on-line e à distância também oferece um ótimo custo-benefício, atraindo, dessa maneira, mais alunos.

 

4. Token não fungível (NFT)

Lembra do desenho de um macaquinho que o Neymar colocou como foto do seu perfil do Instagram tempos atrás? Bem, aquela simples imagem custou milhões de reais. E não que faça tanta diferença para o bolso de um dos jogadores mais caros do mundo, mas pode fazer para o seu!

Afinal, como os NFTs podem ser considerados um empreendimento do futuro? A rede de serviços por trás da produção desses ativos é grande e explorá-la é uma excelente alternativa para os próximos anos.

Os NFTs significam non-fungible token, ou seja, ativos digitais (como o dinheiro, a propriedade, uma joia, entre outros) que uma pessoa passa a ter exclusivamente ao adquirir e receber o seu certificado digital, podendo viabilizar negociações posteriores ou colecionar.

 

5. Comércio on-line (e-commerce)

Notebooks, computadores, celulares e outros itens são parte essencial da vida da humanidade e em um mundo cada vez mais conectado digitalmente falando, as pessoas têm investido em eletrônicos de maneira ainda mais elevada. Grande parte delas, inclusive, buscam os produtos tecnológicos na internet.

Surge, então, a oportunidade de explorar o e-commerce de eletrônicos prontos ou encomendados, peças e outros acessórios.

 

+ Leia também: E-commerce brasileiro pode dobrar até 2025!

 

6. Serviços ligados à cibersegurança

A vida digital é uma realidade sem volta! Hoje, já podemos resolver praticamente tudo pela internet, alcançando mais praticidade e otimização de tempo. Todavia, também aumentam os problemas de segurança digital.

E com o WhatsApp sendo clonado, o pix sendo fraudado e os comércios eletrônicos sofrendo golpes, a necessidade de reforçar a proteção virtual cresce não à toa, agora contamos com a LGPD que obrigada o tratamento dos dados pessoais no universo digital.

Aqui, frisa-se a importância do desenvolvimento de TI para salvaguardar esses dados, tornando as movimentações eletrônicas seguras. Assim, os serviços atrelados à cibersegurança tendem a crescer mais e mais nos próximos anos.

 

7. Produtos e serviços sustentáveis, saudáveis e sem exploração animal

Como mencionado anteriormente, as preferências do consumidor têm mudado e as suas escolhas têm sido pautadas em vários critérios de exigência e conscientização. Nesse sentido, temos três planos muito importantes, são eles:

  • As pessoas têm verificado o nível de sustentabilidade de produtos e serviços, a fim de gerar menos impactos negativos ao meio ambiente;
  • Os consumidores têm optado por alimentações em versão saudável, em especial, comidas fit e veganas;
  • E, os clientes têm se preocupado com a testagem de produtos em animais, repelindo as marcas e as empresas que ainda utilizam este modelo de teste.

Abre-se, dessa forma, um leque de possibilidades a serem exploradas, tanto de produtos quanto de serviços sustentáveis, que forneçam composições que ajudam a manter a saúde e não usam os testes em animais.

 

8. Cosméticos naturais

Ainda na quadra de comportamento minucioso dos consumidores na atualidade, encontramos um ramo que também está em expansão: produtos de cuidado pessoal que tenham fórmula natural.

O famoso skincare e os demais métodos estéticos como maquiagem, perfumaria, esmalte e outros são parte da rotina das pessoas. Agora, porém, existe uma preocupação no sentido desses itens terem composição orgânica, natural e até mesmo vegana. Assim, um ramo profícuo é a produção de cosméticos em geral em versão pura.

 

9. Clubes de assinatura

Crescem os clubes de livro, vinho, acessórios, cosméticos, marmita e por aí vai e, de igual modo, aumentam as oportunidades de campos que podem ser experimentados.

De produtos para pet a itens de decoração, o segmento é frutífero por tratar-se de um comércio recorrente por meio da assinatura, da comodidade e da fidelização dos clientes. E o melhor de tudo é poder explorar a autenticidade criativa e aproveitar as necessidades das pessoas para produzir clubes novos e inovadores.

 

O que todos eles têm em comum, afinal?

Além de todos os setores elencados possuírem grandes chances de um futuro promissor, a inovação também é um elemento que os marca profundamente!

Em um cenário de variedades e intenso caráter competitivo, inovar é mais que um diferencial, trata-se de uma necessidade. Assim, buscar alternativas de produtos e serviços que se apresentam como uma demanda social ou enxergar soluções para problemas é estruturar novas ideias, ou seja, é inovar.

Convém, ainda, ter um olhar inovador para a aplicação prática do planejamento negocial e depois de pronto, importa continuar observando como um empreendimento já consolidado pode ser inovado, atentando-se para o seu contínuo crescimento.

Vimos uma variedade de modelos de negócios com ampla capacidade de difusão no mercado futuro e, muito embora difiram uns dos outros, percebemos o quanto todos eles são conectados pela inovação. Agora, você já tem em mente boas oportunidades nas quais empenhar-se.

Continue acompanhando a nossa Comunidade para saber mais sobre empresas inovadoras e temas correlatos. Até a próxima!

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5333 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?