Empreender requer uma constante ligação às mudanças sociais e às tendências e convenhamos que, nos últimos 3 anos, tivemos muitas delas acontecendo de maneira praticamente diária e simultânea.
Além disso, o comportamento do consumidor já vinha mudando bastante, mas com a pandemia e o pós-pandemia, a intensificação foi e tem sido sentida de modo ainda mais contundente. E o que tudo isso nos revela é o surgimento de boas oportunidades, por isso, é muito interessante saber aproveitá-las.
Então, se você está buscando uma alternativa com grandes chances de crescer e gerar lucro nos próximos anos para apostar e empreender, listamos 9 dicas de negócios do futuro que abarcam os mais variados setores, confira!
+ Veja também outros 5 modelos de negócios para ficar de olho!
Agora que você já sabe quais são, conheçamos cada um deles com mais calma!
Com o contexto pandêmico, a maioria das pessoas ficou em casa e houve aquela expansão dos famosos infoprodutos, ou seja, produtos digitais que, em regra, buscam ensinar algo, como no caso de e-books, cursos, mentorias, entre outros. Porém, mesmo depois da superação ainda que não total da pandemia, eles permanecem crescendo fortemente.
Destaca-se, ainda, que não apenas o infoproduto em si tem se revelado como uma grande opção já validada de negócio, mas também todos os setores que os cercam, como a produção digital, lançamentos e afins.
Você já percebeu o quanto os conteúdos em vídeo com a produção dinâmica e concisa estão em alta não apenas nas redes sociais, mas em todas as esferas comerciais? Pois bem, este é um dos ramos que mais crescem e continuará crescendo pelos anos que estão por vir!
As empresas de modo geral e o novo modelo de streaming têm necessitado cada vez mais dos serviços de audiovisual para a produção de conteúdos em áudio e vídeo, cuja destinação atinge diferentes mídias. E também neste caso, o alavancamento se dá em todos os segmentos que fazem parte da cadeia de produção, como roteiro, gravação, exibição e afins.
Nessa linha de raciocínio, temos também o setor educacional em seu formato on-line como uma das principais tendências futuras. O número de adeptos desse modelo de negócio já era crescente e frente à necessidade de adaptação que todo o sistema de ensino enfrentou na pandemia, a validade e a eficiência do ensino à distância foram consolidadas.
Além da praticidade, excelente condição diante de contextos cotidianos cada vez mais atarefados, a educação on-line e à distância também oferece um ótimo custo-benefício, atraindo, dessa maneira, mais alunos.
Lembra do desenho de um macaquinho que o Neymar colocou como foto do seu perfil do Instagram tempos atrás? Bem, aquela simples imagem custou milhões de reais. E não que faça tanta diferença para o bolso de um dos jogadores mais caros do mundo, mas pode fazer para o seu!
Afinal, como os NFTs podem ser considerados um empreendimento do futuro? A rede de serviços por trás da produção desses ativos é grande e explorá-la é uma excelente alternativa para os próximos anos.
Os NFTs significam non-fungible token, ou seja, ativos digitais (como o dinheiro, a propriedade, uma joia, entre outros) que uma pessoa passa a ter exclusivamente ao adquirir e receber o seu certificado digital, podendo viabilizar negociações posteriores ou colecionar.
Notebooks, computadores, celulares e outros itens são parte essencial da vida da humanidade e em um mundo cada vez mais conectado digitalmente falando, as pessoas têm investido em eletrônicos de maneira ainda mais elevada. Grande parte delas, inclusive, buscam os produtos tecnológicos na internet.
Surge, então, a oportunidade de explorar o e-commerce de eletrônicos prontos ou encomendados, peças e outros acessórios.
+ Leia também: E-commerce brasileiro pode dobrar até 2025!
A vida digital é uma realidade sem volta! Hoje, já podemos resolver praticamente tudo pela internet, alcançando mais praticidade e otimização de tempo. Todavia, também aumentam os problemas de segurança digital.
E com o WhatsApp sendo clonado, o pix sendo fraudado e os comércios eletrônicos sofrendo golpes, a necessidade de reforçar a proteção virtual cresce não à toa, agora contamos com a LGPD que obrigada o tratamento dos dados pessoais no universo digital.
Aqui, frisa-se a importância do desenvolvimento de TI para salvaguardar esses dados, tornando as movimentações eletrônicas seguras. Assim, os serviços atrelados à cibersegurança tendem a crescer mais e mais nos próximos anos.
Como mencionado anteriormente, as preferências do consumidor têm mudado e as suas escolhas têm sido pautadas em vários critérios de exigência e conscientização. Nesse sentido, temos três planos muito importantes, são eles:
Abre-se, dessa forma, um leque de possibilidades a serem exploradas, tanto de produtos quanto de serviços sustentáveis, que forneçam composições que ajudam a manter a saúde e não usam os testes em animais.
Ainda na quadra de comportamento minucioso dos consumidores na atualidade, encontramos um ramo que também está em expansão: produtos de cuidado pessoal que tenham fórmula natural.
O famoso skincare e os demais métodos estéticos como maquiagem, perfumaria, esmalte e outros são parte da rotina das pessoas. Agora, porém, existe uma preocupação no sentido desses itens terem composição orgânica, natural e até mesmo vegana. Assim, um ramo profícuo é a produção de cosméticos em geral em versão pura.
Crescem os clubes de livro, vinho, acessórios, cosméticos, marmita e por aí vai e, de igual modo, aumentam as oportunidades de campos que podem ser experimentados.
De produtos para pet a itens de decoração, o segmento é frutífero por tratar-se de um comércio recorrente por meio da assinatura, da comodidade e da fidelização dos clientes. E o melhor de tudo é poder explorar a autenticidade criativa e aproveitar as necessidades das pessoas para produzir clubes novos e inovadores.
Além de todos os setores elencados possuírem grandes chances de um futuro promissor, a inovação também é um elemento que os marca profundamente!
Em um cenário de variedades e intenso caráter competitivo, inovar é mais que um diferencial, trata-se de uma necessidade. Assim, buscar alternativas de produtos e serviços que se apresentam como uma demanda social ou enxergar soluções para problemas é estruturar novas ideias, ou seja, é inovar.
Convém, ainda, ter um olhar inovador para a aplicação prática do planejamento negocial e depois de pronto, importa continuar observando como um empreendimento já consolidado pode ser inovado, atentando-se para o seu contínuo crescimento.
Vimos uma variedade de modelos de negócios com ampla capacidade de difusão no mercado futuro e, muito embora difiram uns dos outros, percebemos o quanto todos eles são conectados pela inovação. Agora, você já tem em mente boas oportunidades nas quais empenhar-se.
Continue acompanhando a nossa Comunidade para saber mais sobre empresas inovadoras e temas correlatos. Até a próxima!