Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightEmpresas Inovadoraskeyboard_arrow_rightArtigos

Como ter autenticidade criativa

avatar EDINILSON JOSE SLABEI
Edinilson Jose Slabeifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Como ter autenticidade criativa
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 23 AGO. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Estava aqui refletindo sobre como estimular e desenvolver a criatividade que todos nós temos e me deparei com alguns estudos que falam sobre como o potencial de criação vai reduzindo ao longo da nossa vida 


Quando crianças criamos muito, pois não temos os filtros mentais que travam nosso poder de realização. Entre 4 e 5 anos, estamos com níveis altos de geração de novas ideias, porém com o passar do tempo esse nível decresce e, consequentemente, nossa originalidade e autenticidade também.  


Começamos a criar a partir de ideais, conceitos, histórias, repertório dos outros e por vários medos não conseguimos explorar o potencial que vibra dentro de nós. 


Muitos acreditam que criatividade é apenas gerar ideias, mas se não há uma ação para tornar a ideia realidade, o que acontece é apenas imaginação e não criação. 


O que vejo são pessoas que até conseguem imaginar muito, mas poucos que criam verdadeiramente.


Existe vários fatores que afetam na perda dessa habilidade natural do ser humano, dentre elas estão: 

  • Absorção dos filtros (crenças) dos outros e adoção como única verdade; 
  • Medo de errar e não ser mais aceito pelas pessoas; 
  • A mente querer economizar energia. Quando pensamos gastamos energia; 
  • Deixarmos de explorar coisas novas, nos privando a viver somente as demandas do cotidiano de maneira rotineira; 
  • Distúrbios e disfunções atuais como ansiedade, depressão, estresse e outros.


Esses são alguns pontos que mais influenciam no distanciamento da nossa autenticidade da criação.


Por muito tempo eu busquei entender por que eu não conseguia criar como eu gostaria, e eu só consegui entender isso quando comecei a aplicar algumas técnicas simples para virar o jogo. 


Capacidade de associar: ter a capacidade de associar e conectar minhas memórias, repertório, fatores naturais, aprendizados e imaginar novas ideias. 

Questionamento: se colocar na posição de fazer-se perguntas inteligentes sobre o que estou pensando ou para as pessoas com as quais estou aprendendo algo. 

Observação: desenvolver alto nível de observação e análise dos cenários, das pessoas, dos aspectos naturais. 

Networking: se conectar com novas pessoas que tem ideias diferentes, repertórios diferentes e podem agregar na geração e estímulo da criatividade.

Experimentação: me permitir explorar lugares, experiências, ambientes novos para ter sensações diferentes e ativar frequências mais alta de criação. 


Todas as técnicas e passos acima funcionam, e para que elas se intensifiquem e gerem resultados reais precisamos estar abertos para aprender coisas novas, fazer coisas diferentes, se envolver no desenvolvimento de coisas que nos dão prazer, estarmos abertos a observar pontos de vistas diferentes, não ter medo de errar, ter momentos de descanso, meditar e ter clareza sobre aquilo que desejamos na nossa essência. 


E como usar meu potencial de criação que eu adquiri quando nasci?

Como liderar com autenticidade?

Como gerar soluções autorais?

Como viver como uma criança que cria sem medo? 


Conseguimos tudo isso, quando baixamos todo orgulho que sustenta nossas decisões e açõesquando damos um basta para o nosso ego e quando nos permitimos viver na nossa real essência, onde tudo flui com naturalidade.


A criança só cria porque ela vive seu processo natural, sem preocupação, sem medo, sem ansiedade, sem cargas que o mundo coloca, sem rótulos, nem formações, nem trabalho e sem buscar ter a vida que os outros tem.


Então só vamos ativar nosso máximo poder da criação quando nos permitirmos tirar todos os filtros internos, nos reconhecermos como únicos e ativarmos amor em tudo que fizermos. 


Falo sobre isso nas minhas mentorias, treinamentos e palestras e no meu Instagram https://www.instagram.com/edi.slabei/, que só é possível gerar resultados autênticos quando você é autêntico com você mesmo. 


Te convido a começar hoje a sua transformação para assumir o seu real papel na sua vida pessoal e profissional. 

avatar EDINILSON JOSE SLABEI
Edinilson Jose Slabei
Mentor de aceleração de crescimento profissional e liderança e especialista em performance sistêmica para construção de carreiras exponenciais. Meu propósito é construir e restaurar famílias e relacionamentos por meio do desenvolvimento de homens e mulheres como pais, cônjuges, profissionais e líderes de verdade para criar gerações mais fortes emocionalmente. Minha carreira profissional começou quando tinha 10 anos e comecei a aprender sobre liderança e pessoas trabalhando com meu pai na agricultura. Após a conclusão do curso técnico em logística e início da graduação em Engenharia de Produção, em 2017 comecei a atuar na indústria. Nessa jornada me apaixonei por mentalidade de crescimento, liderança, inteligência emocional e isso me fez em um ano na indústria, chegar ao cargo de supervisor e depois de 7 meses, assumir o cargo de gerente. Depois de 3 anos atuando na indústria, inconformado com muitas pessoas vivendo a insatisfação profissional e sem crescimento, decidi investir ainda mais em mim para ajudar profissionais e líderes quebrarem suas barreiras mentais. Certificações: Master Coaching Integral Sistêmico Practitioner em Programação Neurolinguística Analista de Perfil Comportamental Advanced Executive Coach Business Coach Coaching Financeiro Inteligência Emocional Mindfulnessfavorite_outline Seguir Perfil
capa Empresas Inovadoras
Empresas Inovadoras
people 1542 participantes
Esse grupo busca apresentar, por meio da inovação, assuntos ligados ao crescimento das micro e pequenas empresas. Fortalecendo assim os ecossistemas de inovação do Brasil. Participe com a gente!
fixo
Em alta
Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
22 nov. 2023Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
Determine o futuro da sua empresa
27 jan. 2022Determine o futuro da sua empresa