Estava aqui refletindo sobre como estimular e desenvolver a criatividade que todos nós temos e me deparei com alguns estudos que falam sobre como o potencial de criação vai reduzindo ao longo da nossa vida.
Quando crianças criamos muito, pois não temos os filtros mentais que travam nosso poder de realização. Entre 4 e 5 anos, estamos com níveis altos de geração de novas ideias, porém com o passar do tempo esse nível decresce e, consequentemente, nossa originalidade e autenticidade também.
Começamos a criar a partir de ideais, conceitos, histórias, repertório dos outros e por vários medos não conseguimos explorar o potencial que vibra dentro de nós.
Muitos acreditam que criatividade é apenas gerar ideias, mas se não há uma ação para tornar a ideia realidade, o que acontece é apenas imaginação e não criação.
O que vejo são pessoas que até conseguem imaginar muito, mas poucos que criam verdadeiramente.
Existe vários fatores que afetam na perda dessa habilidade natural do ser humano, dentre elas estão:
Esses são alguns pontos que mais influenciam no distanciamento da nossa autenticidade da criação.
Por muito tempo eu busquei entender por que eu não conseguia criar como eu gostaria, e eu só consegui entender isso quando comecei a aplicar algumas técnicas simples para virar o jogo.
Capacidade de associar: ter a capacidade de associar e conectar minhas memórias, repertório, fatores naturais, aprendizados e imaginar novas ideias.
Questionamento: se colocar na posição de fazer-se perguntas inteligentes sobre o que estou pensando ou para as pessoas com as quais estou aprendendo algo.
Observação: desenvolver alto nível de observação e análise dos cenários, das pessoas, dos aspectos naturais.
Networking: se conectar com novas pessoas que tem ideias diferentes, repertórios diferentes e podem agregar na geração e estímulo da criatividade.
Experimentação: me permitir explorar lugares, experiências, ambientes novos para ter sensações diferentes e ativar frequências mais alta de criação.
Todas as técnicas e passos acima funcionam, e para que elas se intensifiquem e gerem resultados reais precisamos estar abertos para aprender coisas novas, fazer coisas diferentes, se envolver no desenvolvimento de coisas que nos dão prazer, estarmos abertos a observar pontos de vistas diferentes, não ter medo de errar, ter momentos de descanso, meditar e ter clareza sobre aquilo que desejamos na nossa essência.
E como usar meu potencial de criação que eu adquiri quando nasci?
Como liderar com autenticidade?
Como gerar soluções autorais?
Como viver como uma criança que cria sem medo?
Conseguimos tudo isso, quando baixamos todo orgulho que sustenta nossas decisões e ações, quando damos um basta para o nosso ego e quando nos permitimos viver na nossa real essência, onde tudo flui com naturalidade.
A criança só cria porque ela vive seu processo natural, sem preocupação, sem medo, sem ansiedade, sem cargas que o mundo coloca, sem rótulos, nem formações, nem trabalho e sem buscar ter a vida que os outros tem.
Então só vamos ativar nosso máximo poder da criação quando nos permitirmos tirar todos os filtros internos, nos reconhecermos como únicos e ativarmos amor em tudo que fizermos.
Falo sobre isso nas minhas mentorias, treinamentos e palestras e no meu Instagram https://www.instagram.com/edi.slabei/, que só é possível gerar resultados autênticos quando você é autêntico com você mesmo.
Te convido a começar hoje a sua transformação para assumir o seu real papel na sua vida pessoal e profissional.