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Calendário de Publicações para Redes Sociais: saiba como montar o seu

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Calendário de Publicações para Redes Sociais: saiba como montar o seu
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Criado em 13 FEV. 2023
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O calendário de publicações é uma das principais ferramentas do marketing de conteúdo, pois auxilia no planejamento, organização e gestão dos conteúdos feitos para redes sociais, blogs e e-mail marketing durante um período específico de tempo.


Na prática, um calendário de publicações é a ferramenta perfeita para ter controle sobre suas redes sociais, mesmo durante uma rotina corrida, tornando as ações mais previsíveis e deixando o fluxo de trabalho mais dinâmico. 


A seguir, você vai entender como desenvolver e aplicar um calendário de publicações para as redes sociais da sua empresa, quais são os benefícios da organização prévia de um calendário e como essa estratégia pode otimizar os processos e deixar mais tempo livre no seu dia a dia.


O que é um calendário de publicações para redes sociais e para que ele serve?


Também conhecido como calendário editorial, o cronograma de publicações é, basicamente, o calendário dos conteúdos que vão entrar nas redes sociais da sua empresa dentro de um período específico de tempo. Esse documento organiza todo o planejamento da equipe de marketing, como as editorias focadas em blog, redes sociais, e-mail marketing, ou tudo isso junto.  


O calendário de publicações é o mesmo que um  plano de divulgação unificado, o qual traz uma visão geral dos conteúdos elaborados para divulgar sua marca ou empresa nas redes sociais. Para um conteúdo de um blog, por exemplo, o calendário de posts traz informações estratégicas, como palavras-chaves, títulos, resumos, datas e ordem de publicação.


Além disso, o calendário também te permite pensar em postagens e conteúdos com antecedência para não perder datas e detalhes relevantes, como uma data de comemoração, um feriado nacional e até uma tomada de decisão errada para as vendas da sua empresa.


Resumidamente, manter a organização das suas redes sociais garante a frequência das postagens e a manutenção da sua estratégia de divulgação no ambiente digital.


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Calendário de publicações para as redes sociais: vantagens

  • Personalizar a rotina de publicações: com um calendário editorial é possível organizar um fluxo de trabalho e estabelecer uma rotina para os profissionais envolvidos no projeto, seja você um profissional autônomo na gestão das redes sociais ou parte de uma grande equipe de marketing; 

  • Ampliar o controle sobre o planejamento de conteúdo: o calendário de posts permite avaliar a necessidade de algum ajuste de prazo e determinar se as ações nas redes sociais serão executadas conforme o planejado inicialmente;

  • Equilibrar as editorias (temas) de conteúdo: com o planejamento é possível estabelecer uma frequência de cada uma das editorias e promover um maior equilíbrio entre elas, para evitar conteúdos repetitivos;

  • Comparar as publicações: um calendário permite analisar e comparar quais são os temas, os editoriais, as abordagens, os formatos, a frequência e horários mais rentáveis para o perfil da marca, otimizando esforços e recursos da empresa em busca de melhores resultados.


Como fazer um calendário editorial de conteúdo para as redes sociais

  • Traçar a jornada de compra da sua persona: o primeiro estágio do seu planejamento de conteúdo depende da compreensão sobre os estágios pelos quais sua buyer persona ou público prioritário de clientes passa para tomar decisões de compra. Essas informações são a base de um calendário de publicações eficaz e capaz de fidelizar clientes;

  • Crie uma tabela: ferramentas como os calendários do Excel ou o Trello podem te ajudar a organizar quais assuntos serão publicados a cada semana e em qual formato será realizada, seja em vídeo, foto, live ou infográfico. No caso de um salão de beleza, por exemplo, você pode criar temas como "cabelo: como manter a cor do loiro em casa" ou "unhas: quais são as tendências do verão;

  • Escolha os canais para criar seu cronograma: é fundamental estabelecer os canais de divulgação e elaborar um planejamento de postagens diferente para cada um deles. Como cada rede social tem público, formatos, tipos de publicação e abordagens diferentes, replicar posts de uma rede social para a outra pode ser péssimo para o seu negócio, pois isso afeta diretamente o engajamento e, consequentemente, entrega seu conteúdo para menos pessoas;

  • Defina e explore diferentes formatos de postagens: separe formatos variados de posts para testar a performance deles durante dias e horários diferentes, a fim de descobrir qual é o momento do dia e o tipo de conteúdo que traz os melhores resultados para o engajamento, antes de estabelecê-lo como um padrão nos futuros cronogramas;

  • Utilize templates: caso você não seja um designer ou não conte com um profissional da área na sua equipe de marketing, vale apostar em templates, ou seja, artes prontas que agilizam o processo de criação, pois te permitem inserir imagens e textos em um formato de post pré-estabelecido. Os softwares mais famosos são o Canva, Fotor e Easel.ly, disponíveis online;

  • Automatize o processo: para economizar tempo, você pode utilizar o agendamento do Facebook, Instagram e demais plataformas para programar os conteúdos com antecedência;

  • Documente os testes realizados: esse controle é essencial para não perder as informações geradas e, depois, realizar análises comparativas para entender qual tipo de conteúdo teve melhor performance.


O processo de criação de um calendário de publicações para redes sociais é constante e demorado, pois exige diversos testes até que se chegue a um horário e modelo de postagem interessante para a sua buyer persona. O mais importante é criar um calendário com antecedência e ajustá-lo de acordo com os feedbacks do seu público, pois são eles que vão determinar o que é interessante ou não para cada rede social.


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Um abraço, 

Bianca Becker // @biabeckerl

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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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