Você já notou como todo varejista, geralmente, usa datas comemorativas para decorar suas lojas e alavancar suas vendas? Muitas marcas e lojistas planejam, com meses de antecedência, suas campanhas de Páscoa, Dia das Mães, Black Friday e outras datas especiais.
Se você trabalha no mercado digital e ainda não explora muito bem as datas comemorativas, é hora de adequar suas campanhas de acordo com a época do ano.
Vamos te dar algumas dicas de quais as melhores datas e como se preparar para obter melhores resultados, vamos lá?
A primeira dica para faturar mais é planejar as ações da sua empresa, independente do segmento de mercado no qual atue, para que possa tirar o máximo proveito, tanto dos feriados quanto de datas comerciais (como o Dia do Consumidor e Black Friday, por exemplo).
Trabalhar com datas comemorativas significa planejar muito bem suas ações. Quem começa a pensar em campanhas de Dia das Crianças no mês de outubro, já não consegue fazer algo que cause impacto.
Portanto, mapeie as datas que mais podem impactar o seu negócio, com antecedência. Assim, haverá tempo suficiente para fazer os ajustes necessários ao produto e à estratégia de promoção.
Para não perder nenhuma oportunidade, você pode verificar alguns calendários sazonais no Google. Com essa pesquisa, você pode selecionar as datas que se referem ao seu nicho ou que podem, de alguma forma, impulsionar suas vendas.
Você já planejou seu ano visando os feriados e datas comemorativas, mas é importante organizar também suas campanhas de marketing com antecedência. O ideal é pensar nos detalhes e estruturar tudo com pelo menos um mês de antecedência de cada data.
Esse planejamento envolve definir quais produtos/serviços estarão em promoção, pensando no público daquele feriado. Por exemplo, no Dia das Mães você precisa ver dentre seus produtos ou serviços o que seria o ideal oferecer nessa época. Quanto de desconto você pode ofertar, ou condições especiais, como frete grátis, um brinde em compras acima de determinado valor, por exemplo.
Outra atenção que você deve ter é com sua logística e estoque. Muitas pessoas pensam no processo de venda, e é aqui que se deve ter o maior cuidado, pois é nesse momento que realmente o cliente pode ficar muito satisfeito ou nunca mais procurar o seu negócio. Atente-se para prazos de transportadoras que você utilize, deixe essas informações claras para o seu cliente. Cuide com a quantidade de produtos que você tenha em estoque e pense em como encantar seu cliente na hora de receber seu produto, pode ser com uma embalagem especial, um cheiro agradável, uma mensagem de agradecimento, etc.
O consumidor de hoje dá muito valor ao relacionamento com as empresas, por isso é essencial que você esteja presente nas redes sociais, publicando conteúdos relevantes para evitar que seu público pense que você só tem interesse em vender.
As pessoas querem ter o poder de decisão da compra, por isso o relacionamento é tão importante. Convença seu público a comprar seu produto, porém sempre deixe que ele sinta que é uma escolha somente dele, e não que você está vendendo. Entendeu aqui o sentido de compartilhar conteúdo relevante?
Para isso, crie uma estratégia de marketing de conteúdo, pense no seu funil de vendas, avalie os estágios onde seu lead se encontra para que você alcance sucesso no fechamento de vendas.
Uma ótima forma de celebrar as datas comemorativas é dar presentes às pessoas. Afinal, a maioria dos feriados e datas especiais pede troca de presentes.
Ofertas especiais e rifas aumentam o engajamento e o alcance de suas campanhas. Você também pode incorporar essa estratégia ao seu negócio digital.
O sorteio pode dar um presente especial ou até mesmo acesso gratuito a um produto. A divulgação dessa campanha especial pode ser feita em todos os canais, como blog, redes sociais e e-mail marketing.
Se você deseja incluir o marketing sazonal em suas estratégias pode começar agora mesmo. Afinal, o calendário está repleto de datas comemorativas! Teste e veja como o consumidor aceita seus produtos, mas não esqueça de mensurar os resultados. Depois disso, você só precisa selecionar aqueles que tiveram mais sucesso.
A tendência é que, ano a ano, você identifique as datas comemorativas mais adequadas para o seu negócio. Então, será mais fácil replicar o que deu certo e corrigir os erros.
Vamos ao que interessa, quais datas são as melhores para investir todo ano?
Data muito significativa, que simboliza a luta das mulheres, principalmente no combate ao câncer de mama. Nesta data você pode criar uma campanha de conscientização e também utilizá-la para vender e presentear mulheres.
O dia das mega liquidações! Aproveite que é uma data bastante aguardada e divulgue seus produtos e serviços.
É uma data em que muitos pensam somente em chocolates, porém é possível utilizar para divulgar seus produtos ou serviços e vender como uma forma de presentear aqui também.
Uma das datas mais importantes do comércio brasileiro. Geralmente as categorias mais procuradas são roupas e acessórios, perfumaria, casa e decoração.
É hora de criar uma campanha romântica, voltada para casais.
Também é um dos grandes feriados, então aproveite esta data e cuide com os prazos de entrega.
Muito parecido com o Dia do Consumidor, porém aqui você pode ter um grande diferencial. Ao invés de pensar em vender para novos clientes, por que não lembrar dos seus clientes e enviar uma mensagem de agradecimento e fidelizá-lo ainda mais a sua marca?
Foque no público infantil e cuide muito com os atrasos, afinal, você não quer deixar pais e mães frustrados nesta data, não é mesmo?
O brasileiro pegou gosto por esta data e é uma ótima oportunidade para aquecer suas vendas, principalmente online.
Os dias tão aguardados pelos consumidores. Aqui estão os famosos DESCONTOS ARRASADORES e todos esperam por isso! Aproveite para bombar suas vendas.
A data mais importante do ano e você não pode descuidar na reta final do ano. Planeje sua campanha com bastante antecedência para aproveitar ao máximo o feriado.
Lembre-se de que há muitas maneiras de ser criativo com datas comemorativas e gerar mais vendas e engajamento do público. Aproveite o marketing sazonal e personalize mensagens, ofertas, incentivos etc. Os resultados podem te surpreender!