Nos últimos anos, os empreendedores digitais inspiraram muitos varejistas e fornecedores tradicionais com suas estratégias de vendas. No entanto, há muito o que aprender com o varejo.
O uso do marketing sazonal, explorando as datas comemorativas do ano, é algo que os vendedores de sucesso devem investir.
Você já notou como todo varejista, via de regra, usa datas comemorativas para decorar suas lojas e alavancar suas vendas? Muitas marcas e lojistas planejam, com meses de antecedência, suas campanhas de Páscoa, Dia das Mães, Black Friday e outras datas especiais.
Se você trabalha no mercado digital e ainda não explora muito bem as datas comemorativas, é hora de adequar suas campanhas de acordo com a época do ano.
Para que você aproveite o marketing sazonal sem perder o foco, é preciso levar algumas dicas em consideração. Além de adaptar as campanhas de promoção, vale a pena direcionar sua atenção para alguns outros pontos.
Trabalhar com datas comemorativas significa planejar muito bem suas ações. Quem começa a pensar em campanhas de Dia das Crianças no mês de outubro já é tarde para fazer algo que cause impacto.
O primeiro passo é mapear as datas que mais podem impactar o seu negócio, com antecedência. Assim, haverá tempo suficiente para fazer os ajustes necessários ao produto e à estratégia de promoção.
Para não perder nenhuma oportunidade, você pode verificar alguns calendários sazonais no Google. Com essa pesquisa, você pode selecionar as datas que se referem ao seu nicho ou que podem, de alguma forma, impulsionar suas vendas.
Mais do que datas óbvias, como Páscoa e Natal, um calendário nacional pode oferecer algumas oportunidades menos conhecidas e que podem trazer excelentes resultados. Por exemplo, se você trabalha com vestuário, o Dia Internacional da Moda pode ter um impacto positivo nas suas promoções. E um empresário que promove cursos gastronômicos pode aproveitar o Dia do Chefe de Cozinha para oferecer um desconto especial.
Para melhor aproveitar as datas comemorativas, é preciso entender o ciclo de vida do seu produto e a quem ele se destina. Por exemplo, uma loja de um shopping faz campanha de moda praia antes do verão. Mas o fornecedor atacadista precisa começar sua promoção antes mesmo do inverno começar.
A mesma lógica se aplica aos empreendedores digitais. Seu produto ensina as pessoas a fazer ovos de Páscoa? Então, você deve começar a entrar em contato com seus compradores em janeiro ou fevereiro. Começar as campanhas na Páscoa não seria uma boa ideia. Por isso, temos que reforçar a importância de planejar as campanhas com antecedência.
Empreendedores com foco em um nicho de mercado específico podem enxergar as datas comemorativas como uma oportunidade de criar e promover produtos em diferentes subnichos.
Vamos dar uma olhada em alguns exemplos?
O nicho de gastronomia pode ser adaptado a cada período do ano:
A mesma lógica se aplica a todos os outros nichos de mercado. Podemos pensar em outro exemplo, como o nicho de artes e artesanato:
Esses produtos, usados para aproveitar as datas comemorativas do seu negócio, podem ser vendidos separadamente, ou em sua estratégia de funil de vendas. Com produtos sazonais, você pode adaptar as ofertas do funil de acordo com cada época do ano. Esta é uma excelente forma de atingir o mesmo público da oferta principal para efetuar vendas diferenciadas.
A maneira mais simples de explorar datas comemorativas em um negócio digital é adaptando campanhas de promoção. Se o empreendedor acha que não será um movimento estratégico fazer alterações no produto ou brindes, vale a pena explorar a oportunidade de marketing nos anúncios.
Criar modelos de campanha temáticos, com um design que se aplica à data comemorativa, pode ser uma boa maneira de se destacar no mercado. Um produto do nicho de relacionamento não pode perder as oportunidades que surgem a partir do Dia dos Namorados, por exemplo, sendo possível criar um elo entre o produto e a época do ano.
Construir uma lista de e-mail relevante é importante durante todo o ano. Mas durante temporadas específicas, você deve aproveitar o aumento do tráfego marcando e segmentando as novas inscrições por interesse sazonal.
Isso significa que seu incentivo de adesão deve ser relevante para a data, para que você possa segmentar novamente os leads coletados com conteúdo e ofertas específicas nos próximos anos.
A Black Friday é um exemplo perfeito de evento sazonal em que construir uma lista de e-mail relevante antes do grande dia pode garantir mais vendas.
Lembre-se que criar campanhas de e-mail marketing com o único objetivo de realizar vendas pode levar à rejeição de seus contatos. É por isso que você deve sempre oferecer conteúdo relevante e gratuito para seus leads.
Uma ótima forma de comemorar as datas comemorativas é dar presentes às pessoas. Afinal, a maioria dos feriados e datas especiais pede troca de presentes.
Ofertas especiais e rifas aumentam o engajamento e o alcance de suas campanhas. Você também pode incorporar essa estratégia ao seu negócio digital.
O sorteio pode dar um presente especial ou até mesmo acesso gratuito a um produto.
A divulgação dessa campanha especial pode ser feita em todos os canais como blog, redes sociais e e-mail marketing.
Se você deseja incluir o marketing sazonal em suas estratégias pode começar agora mesmo. Afinal, o calendário está repleto de datas comemorativas! Teste e veja como o consumidor aceita seus produtos, mas não esqueça de mensurar os resultados.
Depois disso, você só precisa selecionar aqueles que tiveram mais sucesso.
A tendência é que, ano a ano, o empreendedor identifique as datas comemorativas mais adequadas para o seu negócio. Então, será mais fácil replicar o que deu certo e corrigir os erros.
Lembre-se de que há muitas maneiras de ser criativo com datas comemorativas e gerar mais vendas e engajamento do público. Aproveite o marketing sazonal e personalize mensagens, ofertas, incentivos etc.
Os resultados podem te surpreender!
Boas vendas!
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