O ano é marcado por diversas datas especiais; seja Dia dos Pais, Dia das Mães ou Black Friday, essas celebrações são uma das melhores formas de quem tem um comércio poder alavancar as vendas. Segundo um levantamento feito pelo G1, a Black Friday, uma das maiores datas sazonais para o comércio, faturou em 2021 R$ 5,14 bilhões, registrando crescimento de 5,8%, em relação a 2020. Esses dados mostram que, ao realizar um planejamento estratégico para essas datas, a chance de sucesso é muito maior. Um calendário sazonal nada mais é do que uma estratégia na qual são definidas as principais datas comemorativas do ano. Geralmente, são colocadas aquelas que possuem uma maior procura no comércio, como Dia dos Pais, Dia das Mães, Black Friday, volta às aulas, entre outras. Dentro de um negócio, a equipe de marketing, juntamente com a equipe comercial, precisam identificar essas datas e pensar em estratégias para cada uma. Nesses períodos, geralmente, são trabalhados promoções, descontos, benefícios, tudo para que o consumidor procure cada vez mais o comércio. Mas, afinal, como organizar o seu comércio para essas datas? O primeiro passo é elaborar um plano estratégico, pois a partir dele você saberá quando e como se preparar para a data. Além das datas comemorativas, é importante para seu negócio identificar quais as estações que mais se adequam a seu tipo de produto. Por exemplo, se você possuir uma sorveteria, claramente, as datas para você elaborar uma estratégia assertiva são no verão, pois possui mais consumo nessa época. No Brasil, diversas datas comemorativas são originárias de datas internacionais, portanto, por mais que você esteja no Brasil, é importante que se atente a essas comemorações. Pesquise quais datas internacionais são mais importantes e específicas para o seu negócio, pois a partir daí o seu planejamento ficará muito mais fácil. Existem datas que independem do seu negócio para ser feita uma estratégia; são elas Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Natal, Black Friday, entre outras. O interessante é que se elabore uma estratégia específica para cada data e selecione seus produtos que mais se assemelham em cada período. A internet possui ferramentas para você identificar o perfil do seu consumidor, caso tenha um e-commerce, esse processo fica mais visível. Identifique a movimentação do seu cliente online, pois a partir daí você tem uma dimensão de em quais momentos estabelecer sua estratégia.O que é um calendário sazonal?
Como organizar um calendário sazonal?
1 - Liste as estações que mais se adequam ao seu tipo de produto
2 - Inclua dias internacionais que possuem relevância
3 - Identifique as datas macro
4 - Use ferramentas para aprimorar sua estratégia
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