Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Como a sazonalidade pode afetar minha empresa?

avatar DEMETRIO DE MENDONCA JUNIOR
Demetrio De Mendonca Juniorfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Como a sazonalidade pode afetar minha empresa?
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 23 JUN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

No ambiente de negócios, os fatores sazonais podem ter um enorme impacto em seus níveis de receita. Dependendo do seu setor, você provavelmente experimentará períodos do ano em que o dinheiro está entrando e outros que são frustrantemente enxutos em comparação. 

O impacto das previsões sazonais

Quando usada corretamente, uma previsão de sazonalidade pode diminuir os custos de negócios e aumentar a lucratividade. A variação sazonal prevista pode informar as decisões de negócios que vão desde os níveis de estoque até as iniciativas de contratação de pessoal.

A previsão de sazonalidade também pode ajudar os profissionais de negócios na análise de tendências econômicas e de ações. Por exemplo, as vendas no varejo geralmente são afetadas pela sazonalidade. Se os dados mensais de uma operação de varejo forem avaliados sem o contexto das variações sazonais, uma empresa pode facilmente supor que eles são mais lucrativos do que realmente são.

Oferta de mão de obra

A sazonalidade afeta a oferta de mão de obra nas empresas dependentes do calendário. Por exemplo, no setor de varejo, as empresas devem contratar um número maior de trabalhadores durante a época do Natal para lidar com o trabalho extra que vem com as vendas de fim de ano.

O mesmo acontece durante os meses de pico da indústria do turismo em várias localidades do país. A sazonalidade pode colocar considerável estresse e pressão sobre os gerentes que devem responder por qualquer escassez na força de trabalho.


Pico de produtividade e capital de giro

A quantidade de capital de giro que uma empresa deve manter também é afetada pela sazonalidade. Durante os períodos de pico de produtividade, a quantidade de capital de giro que uma empresa mantém geralmente será maior para cobrir o aumento das despesas operacionais. 

Dependendo da natureza do setor, porém, parte desse capital de giro pode ter que ser colocado em reserva quando os negócios e o fluxo de caixa desacelerarem.

O fator tempo

O elemento tempo é outra dimensão das operações comerciais relacionada à sazonalidade. Durante os períodos de atividade comercial de pico, a quantidade de tempo que um empresário ou gerente tem para planejar operações futuras será limitada.

No entanto, durante períodos de desaceleração significativa, os empreendedores com negócios sazonais podem usar esses meses mais lentos como uma oportunidade para planejar operações futuras.

Desenvolver planos de vendas, estoque e pessoal anualmente

Varejistas e fornecedores atacadistas devem planejar vendas e estoques a fim de equilibrar a receita projetada versus as despesas ao longo do ano. Esta é a melhor aposta para controlar a sazonalidade e manter um fluxo de caixa positivo.

Analise as vendas anteriores e o estoque necessário para gerar essas vendas mês a mês. Você pode precisar de recibos de fornecedores para ajudar a obter uma conta real de seu inventário em um nível mais granular. No entanto, este exercício vale a pena porque permite que você crie uma referência para planejar com antecedência.

Planejar o estoque e as vendas com pelo menos seis meses de antecedência o ajudará a identificar onde você precisará construir uma reserva de caixa para ajudá-lo durante os períodos mais calmos. Planeje tudo, desde os níveis de estoque até a equipe. Dessa forma, você terá os suprimentos e a mão de obra necessários quando a demanda aumentar novamente. Uma previsão de fluxo de caixa também pode ajudar aqui.

Proteja o fluxo de caixa com faturamento criativo

Manter o fluxo de caixa como um negócio sazonal é uma prioridade. Uma das maneiras mais simples de acompanhar a sazonalidade dos negócios é gerenciar suas faturas de forma criativa. 

Se você administra uma empresa de serviços, tente negociar pagamentos adiantados em contratos de seus clientes. Alternativamente, se você tiver contratos de preço fixo, considere pedir aos clientes que paguem em duas parcelas, no início e no meio da temporada. Do lado do fornecedor, tente negociar as condições  dos pagamentos em 60 ou 90 dias líquidos, por exemplo.

Fique em contato com os clientes

Isso se aplica a todos os tipos de negócios sazonais.  Procure maneiras de manter contato com seus clientes e o interesse no que você tem a oferecer. Dessa forma, eles estão preparados para fazer negócios com você assim que a demanda por seus produtos aumentar novamente.

Se você planeja fazer alguma promoção, entre em contato com antecedência e procure maneiras de atrair clientes em potencial a fazer negócios com você durante a entressafra.


Conhecendo os fatores

A sazonalidade é uma parte essencial do negócio, e o conhecimento dos fatores que a afetam é vital para qualquer empreendedor. Embora muito desse know-how seja adquirido com a experiência, você também pode aprender muito estudando o mercado local e observando o desempenho de outras empresas que atuam no mesmo setor. 

Quando efetivamente aproveitado, esse conhecimento pode ser usado para tornar seu negócio mais resiliente. Ele também pode pagar dividendos enormes, levando a uma melhor utilização de seus recursos ociosos durante o período de entressafra, além de permitir melhores previsões e gerenciamento de recursos no futuro.


E você, qual estratégia utiliza em seu negócio sazonal? Deixe seu comentário!


avatar DEMETRIO DE MENDONCA JUNIOR
Demetrio De Mendonca Junior
favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4569 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?