Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

10 dicas de empreendedorismo feminino que vão te alavancar!

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
10 dicas de empreendedorismo feminino que vão te alavancar!
Criado em 29 NOV. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Aja como uma dama... de negócios!


Camila Coutinho, Cristina Junqueira, Mari Saad, Sônia Hess, Bruna Tavares, Vera Rechulski Santo Domingo, Virginia Fonseca, Vicky Safra: algum destes nomes você, muito provavelmente, já deve ter ouvido falar. 


E o que todas elas têm em comum além do fato de serem mulheres? Cada uma alcançou o sucesso no mundo dos negócios!


Você, mulher, quando você olha para figuras femininas deste nível, que alcançaram grandes feitos no setor empresarial, sente o desejo de trilhar o mesmo caminho?


Pois bem, neste artigo você pode ter acesso a uma série de dicas seletas sobre empreendedorismo feminino que compreendem desde a gestão empresarial à questões de comportamento, bem como sugestões variadas de excelentes livros que têm relação com os temas.


Assim, será possível escalar resultados sólidos na seara empresarial. Para conferir, continue a leitura!


10 dicas de empreendedorismo feminino

Como você sabe, as mulheres estão cada vez mais buscando seu espaço no mercado de trabalho e, se você também é uma delas, aproveite para acompanhar nossas dicas:


1. Escolha aquilo que você faz muito bem

Para iniciar um negócio, convém, antes de tudo, rascunhar alguns planos para saber em qual setor investir não apenas dinheiro, assim como sua energia. É muito comum que neste momento surja a enorme dúvida sobre qual direção seguir.


Aqui, entra o ponto crucial: mais do que parar e refletir acerca do que se ama ou odeia fazer, é importante determinar aquilo que se faz com maestria ou, no mínimo, muito bem.


Pode ser que a sua habilidade principal coincida com a atividade pela qual você nutra extremo amor. Mas pode ser que não. Veja: às vezes você ama cuidar de cabelo, porém, é excepcional fazendo bolos e doces.


Neste caso, é necessário ser racional e considerar que é fazendo aquilo que você executa com proeminência que os recursos financeiros virão e o seu negócio terá mais chances de conquistar alto desempenho no mercado.


Dica de livro: "A Marca da Vitória" leia sobre a história do homem que começou seu negócio com 50 dólares emprestados para comprar alguns tênis e descobriu o quanto era bom em vender. Tempo depois, criou uma das maiores marcas desse segmento no mundo, a Nike.


empesaria líder com papel na mão falando com seu colaboradores


2. Invista em conhecimento e aperfeiçoamento

Tendo em mente a definição de qual ramo seguir, é hora de arregaçar as mangas e estudar sobre o assunto. E quando você sentir que já aprendeu bastante coisa sobre o tema, é o momento perfeito para estudar ainda mais! Jamais conforme-se por não saber de algo ou aceite que você já sabe muito.


Somente buscando aprendizados novos e contínuos e encarando isso como uma meta a ser alcançada, será possível construir um arcabouço para se destacar dos seus concorrentes, manter-se atualizada e ampliar o seu nível de criatividade.


Por isso, invista em cursos, mentorias, livros, ferramentas, materiais e demais coisas que fornecerão a base para o seu aperfeiçoamento.


Leia mais: Cortes Mulheres Empreendedoras: Invista mais em você.


Dica de livro: "Originais: Como os inconformistas mudam o mundo" conheça como o conformismo pode atrapalhar o sucesso e o desenvolvimento pessoal, a partir de histórias reais de pessoas que não se conformaram e fizeram história no mundo dos negócios, do entretenimento e da política.


3. Mire na qualidade do serviço e na excelência de negócio

Nunca foi tão fácil obter destaque no mundo, como é possível conseguir hoje em dia! Isso porque cada vez mais as pessoas têm se acostumado a entregar coisas básicas, sem autenticidade e originalidade e a fazer tudo em grau mediano.


Quando você para e analisa a trajetória de marcas reconhecidas mundialmente e pessoas de alto conceito, independente do nicho, percebe que o diferencial de todas elas centra-se na excelência, em produzir produtos ou prestar serviços com total qualidade.


Daí a importância de mirar 100% no alto padrão daquilo que você escolheu fazer e na magistralidade do seu negócio. Para isso, tenha propósitos muito bem definidos, dê atenção aos detalhes, conheça muito bem os processos e seja analista e organizada.


Dica de livro: "Comece pelo porquê: como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir" saiba mais sobre como o senso de propósito auxilia as pessoas a darem o melhor de si em uma causa, por meio de histórias de grandes nomes como Steve Jobs e outros.


jovem feliz com ícone de cinco estrelas para atendimento ao cliente no conceito de marketing de negócios

Aproveite e confira também: Guia de tendências no empreendedorismo feminino para você se inspirar.


4. Foque na performance e na autoconfiança

Em completa ligação com item anterior, nós temos a alta performance enquanto a capacidade de encarar desafios e entregar resultados de modo performático, isto é, sempre superando expectativas e indo além.


E temos também a autoconfiança como a ferramenta ideal que fará com que você acredite na sua competência e no seu negócio. Com isso, será muito mais fácil criar e aproveitar boas oportunidades, bem como para tomar decisões importantes de forma muito mais certeira.


Este é um componente fundamental para o empreendedorismo feminino, uma vez que trata-se de um fator de crescimento. E bem sabemos que o desenvolvimento em larga escala no universo empresarial é ainda mais essencial no caso das mulheres, considerando os diversos fatores que acabam por não contribuir para que isso aconteça.


Leia também sobre como vencer a insegurança com 7 hábitos simples.


Dica de livro: "Ultra corajoso: Verdades incontestáveis para alcançar a alta performance profissional" descubra como o talento, o dinheiro, o ambiente e o propósito têm papel fundamental no sucesso profissional.


5. Explore a criatividade e a inovação

É muito importante que a sua ótica empreendedora esteja treinada para equilibrar a parte técnica com a criativa. Assim, será possível pensar fora da caixa e adquirir autonomia, além de proporcionar que seja adotada uma postura de adaptação e inovação em todo tipo de contexto.


Ser criativa e, assim, transformar isso em inovação dizem respeito a aprimorar produtos e serviços, mas não somente! Também é possível ter respaldo para encontrar as melhores soluções e ideais para todos os setores do empreendimento, como administrativo, financeiro e afins.


Dica de livro: "Roube como um artista: 10 dicas sobre criatividade" entenda como funciona o processo criativo e como ter boas inspirações é elementar.


mesa de escritório com varias pessoa com uma lâmpada ideias criativo diagrama conceito


6. Saiba negociar e tenha uma boa comunicação

Negociar e comunicação: duas habilidades das quais todo mundo necessita, mas poucos dominam. O mundo dos negócios requer, mais do que qualquer outro setor, que as empresárias saibam fazer negociações produtivas, e o principal pilar de sustentação é saber se comunicar bem e com clareza.


Dessa forma, invista em bons cursos e treinamentos de oratória e aprenda a conduzir reuniões, discussões e debates, sendo sempre aplicada em executar transações com clientes, fornecedores e funcionários.


Entenda o poder do empreendedorismo feminino VS o tempo na era digital.

Dica de livro: "Como convencer alguém em 90 segundos" saiba como alcançar a comunicação de sucesso, construindo boas conexões profissionais por meio da fala e da postura, criando credibilidade.


7. Não desacredite do poder do networking

Sempre busque ter trocas construtivas de experiências e ideais com as pessoas, os empreendimentos e as empresas, sejam elas do mesmo setor que o seu ou não. Por meio disso, será possível:


mulheres empresaria conversando


  • Trabalhar a reputação do seu negócio;

  • Estabelecer boas boas relações;

  • Firmar parcerias;

  • Usufruir e construir oportunidades.

Um elemento chave, que é olhar para outros empreendedores como pessoas que podem oferecer conhecimentos válidos para te ajudar a evitar erros e realizar acertos. Além disso, ao receber, sempre doe, isso porque a base do networking é a troca.


E o mais importante: prepare-se para o networking! Mais do que compreender a sua importância, é essencial estar preparado para as situações que podem surgir e você consiga estabelecer ligações de valor.


Dica de livro: "Como fazer amigos e influenciar pessoas" conheça os fundamentos da relação humana e saiba como alcançar o interesse genuíno das pessoas pelo seu negócio, sabendo convencê-las.


8. Seja organizada

A organização também é um fator de alto desempenho empresarial. Por outro lado, a falta dela pode acarretar sérios riscos! Dessa forma, é importante que você saiba estruturar não apenas a sua atividade, mas também a sua realidade pessoal, considerando que há um entrelaçar entre ambas.


Sabendo regular a sua vida profissional e particular, você terá em mãos a habilidade perfeita para tocar o seu negócio com autodeterminação, produtividade e previsibilidade. 


Esse fator, no entanto, requer disciplina e responsabilidade, por isso, organize a sua rotina, estruture as suas metas e estabeleça os seus afazeres, sempre tentando manter as coisas em dia.


Dica de livro: "A arte de fazer acontecer: Guia prática 10 etapas para a produtividade sem estresse" conheça o método GTD (Getting Things Done) excelente para aplicação e para o fluxo do trabalho.


9. Saiba gerir o seu negócio

Além de ser organizada, é essencial saber administrar o seu empreendimento! Assim, tenha um plano de negócio e um bom planejamento estratégico, traçando os objetivos do seu negócio e reconhecendo os meios pelos quais será possível alcançar a sua concretização.


Tenha também, um controle de indicadores e metas para que seja possível analisar o desempenho da atuação da sua empresa. Conheça muito bem seus clientes e ainda mais os seus concorrentes, invista e arrisque com sabedoria, faça constantes estudos de mercado, crie estratégias, aposte no marketing e cuide bem dos seus colaboradores.


E por falar no assunto, confira o nosso conteúdo sobre Autogerenciamento: fator-chave do sucesso no empreendedorismo!


Dica de livro: "O sistema Amazon: Descubra o método de gestão que pode trazer resultados extraordinários para você e sua empresa". Saiba como uma das maiores empresas mundiais alcançou e continue alcançando recordes de vendas e lucros a partir de um excepcional sistema de gestão.


pessoas montando um projeto de administração na mesa com papéis e lápis


10. Tenha controle financeiro

Eis que a última dica diz respeito a um dos fatores que mais interferem no sucesso ou fracasso de todo empreendimento: a questão financeira.


Sem um controle financeiro detalhista e coeso, dificilmente a sua empresa conseguirá crescer e, a depender do caso, manter-se no mercado. Daí a importância de averiguar a condição financeira por meio de relatórios, orçamentos, fluxo de caixa, saldos disponíveis, débitos e afins.


Isso tudo não representa uma tarefa fácil, muito pelo contrário. Mas diz respeito a um processo vital para acompanhar e mensurar a situação monetária do seu negócio. Sendo assim, é necessário dar atenção para:

  • Registro dos fluxos de entrada e saída;

  • Coordenação de gastos pessoas e empresariais;

  • Gestão de risco;

  • Prazos de vencimento e recebimento;

  • Definição de orçamental semestral e anual;

  • Projetos e gastos com eles;

  • Fundo de reserva.

Quer se aprofundar um pouco mais no tema? Acesse e veja o nosso post sobre investimento para o seu negócio: capital, expertise e conhecimento.


Dica de livro: "Empreendedores inteligentes enriquecem mais: Inteligência financeira para quem já tem ou quer começar o próprio negócio" Conheça lições importantes para compreender as finanças do seu negócio e saber como organizá-las.


Bem, agora faça bom uso das dicas valiosas que foram dadas neste artigo, alavanque a sua empresa com resultados cada vez mais altivos e veja a liberdade financeira e a realização profissional e pessoal como as consequências mais básicas que você pode e vai alcançar, até porque, mulher: nem o céu é limite para você! 

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1784 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?