Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

Autogerenciamento: fator-chave do sucesso no empreendedorismo

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratchevafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Autogerenciamento: fator-chave do sucesso no empreendedorismo
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 29 JUN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Não tenho tempo para O que lhe vem à mente?  Não tenho tempo para trabalhar no meu negócio, focar em liderar minha equipe, ver meus filhos, tirar férias etc. Ouvimos e falamos isso o tempo todo, não é mesmo? E sabe o que significa? Falta de autogerenciamento!

Embora as empreendedoras sejam geralmente conhecidas por suas habilidades de autoiniciação, a motivação contínua e as técnicas de autogestão exigem um tipo diferente de abordagem. Encarregada de assumir inúmeras responsabilidades, as empreendedoras bem-sucedidas devem aprender a priorizar e encontrar um equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Não fazer isso pode resultar em estresse, esgotamento dos negócios e redução da produtividade.

Portanto, se você deseja fazer uma mudança significativa na forma como usa seu tempo, separamos algumas estratégias para você desenvolver habilidades de autogestão duradouras.


Desenvolva um plano de negócios

Um plano de negócios abrangente pode ajudá-la a traçar as metas e objetivos de curto e longo prazos do seu empreendimento. Criar um plano de negócios requer fazer um balanço da empresa e de suas necessidades operacionais específicas.

Depois de ter um plano em prática, use-o como um roteiro para permanecer no caminho certo. Reveja o plano regularmente para certificar-se de que está cumprindo os objetivos nos prazos que estabeleceu para si mesma. Faça ajustes ao longo do curso conforme necessário.


Estabeleça um cronograma

É muito difícil não confundir as linhas entre a vida pessoal e profissional. Embora possa ser um desafio separar os dois, é vital estabelecer limites e cumpri-los. 

Estabeleça horários de trabalho regulares e faça uma lista de a fazer todos os dias, priorizando as principais tarefas e ações no topo da agenda. Reserve um tempo para retornar ligações e responder e-mails.

Defina um horário todos os dias para desligar o telefone e o computador. Embora muitas empreendedoras sintam que devem estar acessíveis 24 horas por dia, reservar um tempo para recarregar as energias pode torná-la uma profissional mais eficaz e produtiva durante seu dia de trabalho regularmente programado.


Que tal delegar?

Quem entra no mundo do empreendedorismo muitas vezes sente a necessidade de lidar com todas as funções de negócios por conta própria, quando, na realidade, pode ser mais bem atendido delegando certas funções e responsabilidades. 

Crie estratégias para tarefas de baixo nível e especializadas que podem ser realizadas por um funcionário ou até mesmo por um consultor ou empresa externa. Isso ajudará você a gerenciar melhor seu próprio tempoem áreas dedicadas ao crescimento e desenvolvimento de seus negócios.



Registre metas de todos os tamanhos

Você terá seus principais objetivos (ou seja, a proposta completa do cliente), mas para atingir esse objetivo principal, você precisará ter micro-objetivos ao longo do caminho. Registrar e acompanhar todas essas metas ajudará você a gerenciar melhor seu tempo e suas habilidades.

Certifique-se de registrá-las de uma maneira que faça sentido para um membro da equipe que possa precisar de uma atualização em seu status atual. Se eles dessem uma olhada em sua lista de metas e anotações, eles entenderiam em que pé está o projeto?



Atente-se ao feedback

O autogerenciamento significa que você está criando uma ética de trabalho para maximizar seus recursos, mas isso não significa que seja perfeito.

Pedir feedback durante ou após o término de um projeto pode ajudá-la a ver uma estratégia que você pode ter esquecido, o que pode torná-la mais eficiente em longo prazo. O gerenciamento de projetos e a colaboração são um processo de aprendizado contínuo.


E você, como tem feito sua autogestão? Conte para a gente nos comentários!

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1784 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?