Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

Investimento para o seu negócio: capital, expertise e conhecimento

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratchevafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Investimento para o seu negócio: capital, expertise e conhecimento
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 20 JUN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Você, empreendedor que possui uma empresa de pequeno ou médio porte, tem interesse e vê um potencial de crescimento exponencial do seu negócio, mas está estagnado, já pensou em buscar um investidor-anjo? 


Essa é uma excelente saída para você que quer ver o seu negócio crescer e prosperar. Mas não é tão simples quanto parece. Trazer um investidor para a sua empresa é algo muito interessante, mas é um processo complexo que exige do empresário (e da sua empresa) muito preparo, conhecimento e organização. 


Começo explicando o que é um investidor-anjo 


Normalmente, esse tipo de investidor é uma pessoa física que usa o seu próprio dinheiro para investir em empresas relativamente novas e que possuem alto potencial de crescimento. Geralmente são empresários bem-sucedidos que já possuem muita experiência adquirida ao longo de suas carreiras, sem falar no capital conquistado.


A intenção deles é investir parte do seu patrimônio, e também no seu conhecimento, em novas empresas que possam trazer algum tipo de lucro para ele. Na grande maioria das vezes investidores-anjo investem em empresas do ramo que eles já conhecem, que já possuem expertise, pois além da parte financeira também entram com conhecimento, contatos e networks. Eles agregam valor como um todo!


O investimento pode ser feito em troca de uma participação minoritária da empresa e, normalmente, eles não assumem nenhum papel executivo dentro dela, mas sim agem como mentores e conselheiros. 


E quais empresas esses investidores-anjo buscam? 


Estatísticas dizem que os investimentos desse tipo acontecem em empresas que possuem algumas características em comum. São elas: 


  • Faturam menos de 1 milhão de reais por ano;

  • Buscam um aporte entre 100 e 800 mil reais;

  • São inovadoras, seja no produto, serviço ou modelo de negócio;

  • Tem um alto potencial de crescimento e faturamento;

  • Não são facilmente copiáveis por concorrentes.


Acredita que a sua empresa possui essas características? Então é hora de se preparar para ir em busca do tão sonhado investidor.


A estruturação

O primeiro passo é estruturar o seu negócio caso ele ainda não esteja estruturado. É saber absolutamente tudo sobre a tua empresa. Quanto fatura, quanto gasta, qual a previsão de lucro. É saber identificar as qualidades e os defeitos e onde e porque exatamente o investidor-anjo irá entrar. Projetos futuros, inovações, intenções. 


Ter provas, números e documentos que provem tudo que a sua empresa faz. É deixar tudo redondinho e ter na ponta da língua, com provas, as respostas para toda e qualquer pergunta que um possível investidor possa ter. Conhecer a empresa como ninguém é o primeiro passo (e o principal). 


O segundo passo é a captação do recurso em si. É encontrar o investidor e trazer ele para dentro da sua empresa. Saber onde encontrar ele e, acima de tudo, saber vender o seu produto. A dica é estar inserido nesse meio. Participar de eventos voltados para o empreendedorismo, rodadas de negócios e concursos.


Ter o projeto pronto e estar preparado para apresentar ele a qualquer momento. Existem oportunidades nessa vida que não acontecem duas vezes, então esteja sempre alerta e tenha o seu Pitch na ponta da língua. 


O Pitch nada mais é do que uma apresentação rápida do seu produto ou serviço e ele é usado justamente para convencer o investidor de que vale a pena investir no seu negócio. Para isso é necessário mostrar os diferenciais e qualidades da sua empresa, falar sobre o que você faz de melhor, sobre o modelo de negócio e sobre os planos futuros. 


O processo como um todo exige muita dedicação, conhecimento e perseverança. Você vai receber muitos nãos, mas o importante é seguir em frente e ter a certeza de que o seu produto ou serviço é digno de um investimento (ele precisa ser). Tenha o projeto redondinho e o discurso pronto nos lugares certos que as chances de você encontrar um investidor-anjo só aumentam. 


avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1784 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?