Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Varejo 4.0: Conheça as vantagens e como funciona!

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Varejo 4.0: Conheça as vantagens e como funciona!
Criado em 14 MAR. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A cada ano, as transformações digitais se tornam mais presentes em nosso dia a dia e o comércio não poderia ficar para trás, sendo necessário acompanhar os comportamentos e costumes dos consumidores. É para isso que chega o Varejo 4.0: modernizar as empresas e modificar de forma positiva a experiência do usuário.


Ficou curioso para conhecer mais sobre o Varejo 4.0? Então, continue sua leitura e venha descobrir o que é esse modelo de negócios, como ele funciona, suas características, tecnologias usadas e muito mais. Aproveite!


Afinal, o que é o Varejo 4.0?


O Varejo 4.0 é um novo modelo de negócios que utiliza recursos tecnológicos para agilizar a coleta de dados e informações do público. Por meio dessa transformação, a proposta de valor de sua empresa muda dentro da indústria. Esse método permite o gerenciamento das operações em variadas plataformas, descomplicando vários processos.


Seu objetivo principal é criar um espaço de compras que utilize das mais altas e modernas tecnologias.


Aproveite e conheça o dropshipping, a modalidade em alta nos ramos das exportações!


Como funciona esse modelo de vendas?


No Varejo 4.0, os dados são analisados a todo momento, os hábitos dos consumidores são registrados para atender as demandas com estratégias efetivas. Algumas inovações tecnológicas são usadas para isso, por exemplo, por meio dos beacons aparelhos que funcionam por proximidade que emitem informações dos celulares de clientes cadastrados os lojistas conseguem analisar o tempo de permanência na loja e os produtos comprados.


Outras tecnologias são usadas, como sensores de calor que mapeiam o trajeto dos consumidores em uma loja, tecnologias de self-checkout que facilitam as compras ao não ter que passar em caixas e várias outras inovações.


Quais são as vantagens do Varejo 4.0?


Esse novo modelo de negócio chegou no mercado para trazer muitas inovações e vantagens, tanto para os lojistas, quanto para os consumidores. Vamos dar uma olhada em algumas delas?

  • Otimização, uso e orientações por meio de dados coletados;

  • Relação próxima com o consumidor;

  • Junção dos canais de comunicação e venda;

  • Marcas não perdem a competitividade perante as outras.


Que tal aprender sobre branding e os efeitos positivos que ele trará para sua marca? Confira aqui!


Quais são as tecnologias utilizadas no Varejo 4.0?


O novo varejo se baseia na tecnologia e em sua utilização nos comércios. Tendo isso em mente, muitas inovações tecnológicas são usadas para fazer com que esse modelo de compras seja otimizado. Confira algumas delas:


- Big data e Inteligência Artificial


Big data é um termo para grandes conjuntos de dados que precisam ser armazenados e analisados. No Varejo 4.0, ele vai ser o responsável por descobrir as demandas e preferências dos produtos nas regiões. Após isso, os dados são recolhidos e a inteligência artificial realiza a análise e redirecionamento das informações para a criação de anúncios personalizados com base nas preferências do consumidor.


- CRM (Customer Relationship Management)


O Customer Relationship Management, no português "Gestão de Relacionamento com o Cliente", é um sistema focado em otimizar o relacionamento entre cliente e os comércios. Esse mecanismo permite criar ações de pós-venda e campanhas para diferentes públicos.


Esse mecanismo também colhe feedbacks de atendimento, vendas, qualidade e tempo de entrega dos produtos. Essa é uma das tecnologias que sistematizam os processos de organização e gestão das redes varejistas.


- Omnichannel


Essa é a estratégia responsável pela realização da integração de todos os canais de comunicação e vendas da empresa sejam elas on ou offline. Todas as etapas se conectam, fazendo com que o consumidor tenha seus primeiros contatos com a empresa por meio de blogs, sites, conhecendo a cultura da organização e se informando. A técnica garante o padrão de qualidade em todas as mídias e todas as etapas do processo de compra.


- Realidade Virtual


A realidade virtual permite uma imersão em um universo tecnológico com lugares, objetos e cenas que parecem reais. Os varejistas utilizam dessa tecnologia para os clientes terem a oportunidade de conhecer os produtos e serviços. Um exemplo são as construtoras que estão disponibilizando essa tendência para os potenciais compradores dos imóveis conhecerem o local.


- Machine Learning


O machine learning é uma tecnologia que permite os computadores fazerem a análise de dados e desenvolverem soluções por conta própria. No Varejo 4.0, essa solução auxilia na gestão da empresa por meio de resoluções de problemas específicos.


Confira o post sobre as tendências do varejo de 2023 e fique por dentro de tudo!


Quais as características desse novo varejo?


Essa nova forma de varejo que se baseia no novo marketing é muito focado na experiência do consumidor. O objetivo é que o bom processo de compra faça com que a experiência seja positiva e aumente seu alcance. Além disso, existem muitas outras características do Varejo 4.0, vamos conferir quais são?

  • Tecnologia aplicada no dia a dia;

  • Experiência do usuário valorizada do início ao fim do processo de compras;

  • Utilização de dados dos consumidores para aprimorar a empresa dentro da indústria;

  • Apelo sustentável em lojas físicas;

  • Atendimento continuado (não apenas na hora da compra).

Esperamos que tenha gostado do post! Participe da comunidade Varejo para continuar lendo conteúdos como esse. Até o próximo post!


Um abraço, Bianca Becker / @biabeckerl. Até a próxima!

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3852 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas