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Branding: Por que investir em sua marca?

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Branding: Por que investir em sua marca?
Criado em 25 JAN. 2023
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Essa pergunta é frequentemente feita no ambiente dos negócios mas muitos não sabem o que significa uma marca. Uma marca é a maneira como um produto, empresa ou indivíduo é percebido por quem o experimenta. Muito mais do que apenas um nome ou logotipo, uma marca é o sentimento reconhecível.


Vamos colocar na prática? Pense na Apple. Não sei você já percebeu, mas os consumidores dessa marca são impactados por uma divulgação elegantemente e muito minimalistas. Isso é tudo marketing e publicidade. Mas ainda sim, isso não é a marca!


A marca Apple não é pra ser uma coisa no sentido clássico da palavra. Você não pode segurá-lo ou ouvi-lo ou mesmo tocá-lo. Isso porque as marcas vivem na mente. Simplificando, marcas são percepções. É necessário sentir, viver, pertencer a uma marca.


A marca precisa ter um propósito, tomar atitudes relevantes, adquirir valores humanos, assumir uma missão para o mundo. Então neste texto vamos te dar um começo para que você consiga construir essa marca para os seus clientes e mudar a forma como ele se relaciona com você.



Motivos para Investir em Branding


O branding é uma das estratégias mais importantes para qualquer negócio e pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. O poder da marca vem de sua capacidade de criar fidelidade e preferência do cliente. Quando os clientes passam a identificar os produtos ou serviços de uma empresa, é mais provável que eles os usem novamente no futuro. Separei alguns motivos que podem mudar a forma como você vê o branding da sua empresa.



  • Maior Reconhecimento do Nome da sua Empresa


É provável que alguém ofereça exatamente o mesmo produto e/ou serviço que sua empresa. Mas isso não é um problema em si, porque existe espaço para todos, mas você precisa ter certeza de que você se destaca no meio da multidão de empresas.


Uma marca forte será reconhecida por clientes em potencial, mesmo que nunca tenham usado os produtos ou serviços da empresa. Isso ocorre porque o branding ajuda a criar uma consciência, fazendo com que os clientes fiquem mais propensos a pensar em uma determinada empresa quando precisam de um produto ou serviço que ela oferece.


O reconhecimento de uma marca é importante porque ajuda a melhorar o alcance da sua empresa, permitindo alcançar novos públicos, o que se reflete na receita do negócio.



  • Fidelização dos Clientes


Philip Kotler, grande especialista em marketing, afirma que a captação de um novo consumidor à marca chega a custar 5 a 7 vezes mais do que investir em ações para conservar aqueles atuais. Construir o branding da sua empresa a longo prazo pode ser mais vantajoso financeiramente! Criar essa lealdade pode levar ao aumento das vendas e da lucratividade da empresa.


  • Atração dos Clientes Certos


Se você tem um branding bem construído, você sabe exatamente quem você quer atingir e quem é o público que irá comprar o seu produto/ serviço. Se sua empresa busca por clientes do ambiente corporativo, uma identidade de marca descontraída demais, não fará sentido. Da mesma forma, se você está buscando um público mais jovem, a linguagem ultraformal e as cores suaves provavelmente serão um problema. Branding tem tudo a ver com fazer seus clientes se sentirem parte do seu negócio. 



  • Valorização dos Produtos/ Serviços Premium


Segundo a Forbes, quando você tem uma marca poderosa ligada a seus produtos ou serviços, os clientes saberão que estão adquirindo um item de qualidade e estarão dispostos a pagar preços mais altos. Ter um branding bem construído pode não apenas valorizar o preço do seu produto/serviço como também de facilitar seu trabalho de vendas.


Se você cobrar muito pouco, as pessoas podem perceber seus produtos como sendo de baixa qualidade. Se você cobrar muito caro, pode ter dificuldade em atrair novos clientes. Mas se você tiver uma marca forte, poderá cobrar preços premium sem dissuadir os compradores em potencial.


Por que você prefere comprar um tênis da marca "x" que é 3x mais caro, ao invés de um do mesmo modelo que tem uma marca desconhecida? Isso branding =).




Como fazer o Branding da minha empresa?


Ficou convencido da importância que a construção de uma marca tem na história da empresa? Então vamos conversar um pouco sobre como fazer isso na prática. Algumas perguntas importantes que você deve fazer:


  • Quem é o meu público-alvo?

  • O que torna sua empresa diferente de seus concorrentes?

  • Como são seus logotipos?

  • Como é a sua identidade visual? Quais são as cores e fontes?

  • Como é a sua comunicação? É amigável e acessível? Profissional e sério?


Lembrando que essa etapa é muito importante, e espero ter dado uma direção por onde você pode começar, mas a construção do branding de uma empresa é algo bastante denso e cheio de informações importantes. 


Leve este assunto com seriedade, pois construir uma marca é essencial para qualquer negócio. Um detalhe importante: O branding é um investimento de longo prazo. É necessário muita dedicação, tempo e esforço para criar uma forte identidade de marca. 


Minha sugestão é que você pesquise sobre o tema após ler esse texto e se aprofunde ainda mais no tema. Você pode aprender lendo livros e pesquisando artigos sobre o assunto. Mas a melhor maneira de aprender é apenas começar e experimentar!


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Um abraço, 

Lucas

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Lucas Hahn
Coordenador Estadual de Varejo e Mercado do SEBRAE/PR.favorite_outline Seguir Perfil
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