Desde a quarentena, as vendas online só aumentam. Assim, os serviços online de compra e exportação se tornaram o alvo de quem quer começar a empreender. Também conhecida como estoque direto, a modalidade dropshipping é um elo entre consumidores e vendedores. Quem trabalha com este modelo oferece o produto de outras lojas para potenciais compradores sem ter em estoque próprio o que é apresentado. Quase todos conhecemos o AliExpress, que é um bom exemplo de dropshipping, a plataforma é a maior atuante no país nessa modalidade. Na plataforma, o cliente paga pelo produto desejado e o montante é usado pela empresa para comprar e enviar o produto diretamente do vendedor para o comprador final, sem intermediários. Um exemplo do modelo atuante dentro do Brasil é a Shopee, que tem em seu catálogo produtos nacionais e importados. Dentro do país, a transação de mercadorias é mais rápida pela distância reduzida entre comprador e vendedor, porém, também é possível encontrar produtos de outros países, especialmente da China, por serem mais baratos e diferentes dos nacionais. Por dispensar produtos em estoque prévio, com o dropshipping não é preciso gastar com o aluguel de um espaço para guardar a mercadoria. A modalidade de exportação também coloca a logística de entrega para o comprador final nas mãos do fornecedor: a compra no fornecedor é feita depois do pagamento do comprador final, onde já estão incluídos o frete e a margem de lucro. O formato também é interessante para os fornecedores, pois não precisam captar clientes e fazer a divulgação e busca ativa de potenciais compradores. Outro motivo que faz a modalidade de investimento tão vantajosa é o baixo risco. Quem opta por esta forma de trabalho não precisa se preocupar em terminar com um estoque parado, já que utiliza o estoque dos vendedores. O único investimento que precisa ser feito para um bom retorno de vendas é a compra de um domínio e a contratação de um plano de hospedagem. Também é interessante contratar uma assessoria de marketing para fazer com que seu negócio se destaque na internet, mas, se você já tem alguma experiência com conteúdos online, este passo não é necessário. O formato vem crescendo entre os empreendedores iniciantes, por não precisar de capital inicial e não correr o risco de estoque encalhado. Porém não é só entre os pequenos que o modelo de venda vem crescendo, pois grandes empresas como, Americanas e Magazine Luiza, já possuem tags em suas páginas de marketplace, indicando quando o produto vem de outro fornecedor em outro país. Não dá para negar que a modalidade veio para ficar!