A precificação envolve uma série de fatores e, se realizada de maneira equivocada, pode colocar uma empresa em risco. Pense comigo: produtos muito caros afastam os clientes, produtos com preço abaixo do praticado pelo mercado coloca em 'xeque' a credibilidade do próprio produto e da empresa perante os consumidores.
Provavelmente, você já escutou aquela frase: "o barato sai caro". É mais ou menos por aí que grande parte dos clientes pensam ao se depararem com um produto ou serviço com preço muito abaixo do ofertado pela concorrência.
Pensando nisso, a Comunidade Sebrae separou alguns tópicos para explicar como fazer a precificação correta de um produto. Continue a leitura e aproveite!
O que é a precificação de um produto?
A precificação é um processo que define o valor monetário dos produtos oferecidos por um comércio ou de serviços ofertados por uma empresa. Ou seja, trata-se de um passo fundamental para garantir o funcionamento de qualquer negócio.
Dessa maneira, é necessário fazê-la corretamente e não colocar o preço muito acima e nem muito abaixo da média, visto que nenhum dos caminhos se mostra tão assertivo. Resumidamente, a precificação sempre deve ser feita considerando-se os seguintes aspectos: valor do custo de fabricação, concorrência e custos administrativos, além de outros mais secundários.
Assim, podemos afirmar que a definição do preço está diretamente relacionado à estratégia para colocar um produto no mercado. E, apesar de ser um desafio, precificar é um dos fatores-chave para se alcançar o sucesso com uma empresa.
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Qual é o objetivo da precificação?
A precificação vai muito além de apenas atrair pessoas para seu comércio, ela também é o propósito de fazer com que seu negócio continue relevante, em funcionamento constante. Dessa maneira, de modo geral, ela conta com os seguintes objetivos:
- satisfazer o cliente com um preço justo por um produto ou serviço;
- atingir o público-alvo de maneira assertiva;
se manter relevante diante da concorrência direta;
melhorar os resultados da empresa visando um lucro maior;
uma boa precificação garante melhores recursos, possibilitando a compra de outros produtos para giro.
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Como calcular o preço de um produto?
Há vários métodos para calcular o preço de um produto, mas é sempre necessário analisar alguns pontos como: identificar o custo, encontrar um ponto de equilíbrio, analisar a concorrência e montar a sua estratégia.
De forma bem clara, é fundamental considerar nos custos e despesas, para ter o lucro. Sendo assim:
Preço = custos + despesas + lucro projetado.
Por exemplo, uma loja de decoração comprou 100 itens iguais para a venda e teve o valor total desses itens em R$ 1.000,00, assim, cada item teve o custo de R$ 10,00, já temos um dado.
Em segundo, o empreendedor analisou que tem um custo de R$ 400,00. E o lucro que ele deseja ter sobre esses itens é de R$ 500,00. Assim:
Preço = R$ 1.000,00 + R$ 400,00 + R$ 500,00
Total: R$ 1.900,00
Agora que você já tem o valor total, para saber o valor por unidade, basta você pegar o valor total e dividir pelo total de itens comprados. Sendo assim: R$ 1.900,00 / 100 = R$ 19,00.
Agora temos o valor unitário, portanto, cada item comprado deve ser comercializado por R$ 19,00.
Entretanto, caso seu concorrente venda esse item muito mais caro, você pode se basear nele e subir o preço, para não ficar muito destoante e acabar perdendo possíveis vendas.
Quais elementos devem ser analisados no processo de precificação?
Agora que você já sabe como fazer o cálculo, devem ser avaliados alguns tópicos para entrarem no valor de despesas.
Fique sempre atento aos processos de automação, logística, mudanças nas despesas do local, etc.;
Confira como está o regime tributário da empresa, se está linear ou subindo, isso pode influenciar muito a longo prazo;
Outro fator que deve ser analisado é o preço do item no fornecedor, sempre confira para entender se ele subiu, já que, quando necessitar comprá-lo novamente, estará mais caro e você terá que investir mais do que o retorno que obteve com a venda do mesmo.
Além disso, é sempre viável conferir os itens que seu negócio comercializa em mais de um fornecedor e não ficar sempre no mesmo, visto que é possível conseguir descontos e mais vantagens pesquisando novos fornecedores. Mas sempre se lembre de manter uma relação cordial com todo e qualquer fornecedor que você fizer contato.
Confira depois: 20 dicas de marketing para engajar e vender mais.
Portanto, independentemente de qual base você utilizar para precificar seu produto, a dica é: nunca deixe de precificar corretamente!
Um preço justo e calculado é essencial para qualquer empresa, visto que muitas abrem e fecham em pouco tempo por que não fizeram esse processo de maneira assertiva.
Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e, para mais dicas sobre como realizar melhoria para o seu negócio, continue seguindo o blog da Comunidade Sebrae.
Um abraço, Bianca Becker / @biabeckerl. Até a próxima!