Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Teste QUATI: entenda o que é, como funciona e vantagens

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Teste QUATI: entenda o que é, como funciona e vantagens
Criado em 28 MAR. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Um processo muito conhecido para diversas empresas na hora do recrutamento e seleção é o uso de testes de perfis e comportamentais. Esses testes são ferramentas muito úteis que auxiliam a traçar de maneira mais precisa e eficiente qual o perfil do candidato e compreender melhor sobre ele além da entrevista de fala.


Dessa maneira, há vários testes e vertentes aplicadas no mercado, cada uma buscando considerar determinados aspectos do candidato. Um desses testes é conhecido como QUATI, que vem sendo bem utilizado, tanto antes de entrar na empresa como durante sua jornada.


Pensando nisso, a Comunidade Sebrae separou alguns tópicos para te explicar melhor sobre o que é esse teste, como avaliar utilizando-o, quais as perguntas e suas vantagens. Para compreender melhor, continue conosco e aproveite a leitura.


O que é o Teste QUATI? O que ele avalia?


O teste QUATI (Questionário de Avaliação Tipológica) é uma avaliação que tem em vista identificar padrões comportamentais e cognitivos das pessoas. Dessa maneira, o resultado ajuda RH a classificar o indivíduo em um grupo mais específico.




A essência desse teste é com base na teoria Junguiana, com vertentes voltadas para os processos psicológicos. Sendo assim, esse teste pode ser realizado apenas por profissionais da área de psicologia com o CRP ativo e em dia.


Isso ajuda a empresa a analisar os comportamentos que a pessoa pode apresentar, em qual grupo se encaixa melhor, se trabalha melhor em equipe ou individualmente. Além de compreender em quais áreas ela tem mais facilidade e em quais apresenta mais dificuldades para lidar.


Com isso, o colaborador se torna mais conhecido pelo setor de RH, potencializando possíveis passos. Além disso, é um teste de simples realização, tanto na aplicação quanto na análise das respostas.


Como são as perguntas do Teste QUATI?

O Teste QUATI é dividido em seis esquemas diferentes, cada um contendo 15 perguntas. Ao responder, a pessoa deve assinalar a resposta que mais se aproxima de sua percepção de si mesma, de como se vê e se identifica.


É importante que seja respondido com sinceridade, sem medo de ser julgado pelo resultado.

Após a realização do teste, o profissional tem um material de apoio para corrigir e chegar a algumas concepções sobre o perfil comportamental da pessoa. O perfil encontrado é categorizado de acordo com o estudo de Jung, que são:


  • Atitude: introvertido e extrovertido;

  • Julgamento: pensamento e sentimento;

  • Percepção: intuitivo e sensitivo.


Empresas Inovadoras: veja exemplos e características. Acesse e entenda como essas empresas estão desempenhando no mercado atual.


Confira as vantagens de aplicar o Teste QUATI

Como o teste traça o perfil da pessoa, é mais fácil encontrar um setor para que ela trabalhe, principalmente quando é dividido em equipes, pois pessoas com comportamentos semelhantes tendem a se comunicar melhor, e, consequentemente, alcançar resultados positivos.




Dessa forma, é possível identificar os seguintes aspectos na pessoa:

  • mentalidade empreendedora;

  • resiliente;

  • interessada em se aprofundar na profissão e emprego;

  • se toma decisões com base na razão ou emoção;

  • se é intensa, realista, prática ou conversadora e estável;

  • se tem facilidade para inovar;

  • perfil de liderança ou de liderado.

Sendo assim, quando você contratar um novo funcionário, terá uma visão mais ampla sobre o perfil dele, conseguindo acompanhar sua evolução na empresa com mais entendimento.


10 dicas de empreendedorismo feminino que vão te alavancar!


Por que aplicar o Teste QUATI no processo de seleção?

Na hora da seleção, devemos ter em mente a contratação de funcionários que se adéquem à realidade da empresa. Ou seja, se houver uma contratação errada, ela pode custar caro, principalmente financeiramente, com o alto custo para contratação e demissão.


Também na parte da adequação da pessoa aos processos realizados, o processo de aproximação com os outros e com a cultura empresarial.

Dessa forma, é possível que a instituição colete informações e avalie os resultados, verificando se aquela pessoa está de acordo com o que se procura ou se é necessário continuar pesquisando, realizando outros processos seletivos.


Confira mais: empreendedorismo no Brasil entenda o cenário atual!


Portanto, vimos que o teste QUATI é uma ótima ferramenta para ser usada com os candidatos às vagas de uma empresa, bem como ferramenta de auxílio para entender o comportamento dos colaboradores já presentes nela.


Dessa forma, vimos que também é essencial para que a empresa não tenha problemas com um funcionário novo que não se adéqua ao serviço proposto, assim, podemos dizer: ele é uma grande ferramenta para auxiliar o setor de RH.


Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e, para entender mais sobre métodos e melhorias para o seu processo de seleção, continue a seguir o blog da Comunidade Sebrae.


Um abraço, Bianca Becker / @biabeckerl

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 760 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?