Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightEmpresas Inovadoraskeyboard_arrow_rightArtigos

Empresas Inovadoras: veja exemplos e características

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Empresas Inovadoras: veja exemplos e características
Criado em 17 JAN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Em um mundo cada vez mais globalizado, é normal que as ideias sejam compartilhadas de um modo muito mais rápido se comparado ao passado. A internet, por exemplo, tem papel crucial nesse processo e no fomento dado à competitividade. E da mesma forma que todo esse processo acarreta pontos extremamente positivos, também gera certas dificuldades.


Basta pensar que uma ideia super antenada hoje pode ser facilmente superada amanhã e, na prática, isso acontece o tempo todo. O seu concorrente pode tomar o seu lugar num piscar de olhos e você pode ficar para trás se não fizer a roda girar e atender a demanda atual dos consumidores.


É exatamente por isso que a inovação não é mais uma mera escolha das empresas, mas sim, uma necessidade urgente e contínua. Atualmente, ou a sua empresa inova, ou ela corre grandes riscos de sair do mercado. Ficou instigado com essa realidade? Então, entenda o que é uma empresa inovadora e confira 4 grandes modelos para se inspirar junto à Comunidade!


O que seria uma empresa inovadora?

Uma empresa inovadora é aquela em que há constantes fatos novos acontecendo, seja no desenvolvimento de um novo produto, na readequação de um serviço ou na substituição de um processo interno.


A grande questão sempre vai ser a capacidade que um negócio possui de não se estagnar, mas sim conseguir se modernizar e se atualizar constantemente.


Assim, em regra, essas corporações identificam a oportunidade de mudança, elaboram um modelo de inovação, colocam esse plano em prática a fim de testar e depois validam a novidade, colocando-a no mercado ou em seu sistema operacional interno.


+ Por que vale a pena investir em inovação e como medir os resultados em seu negócio?

Quais são os tipos de inovação?

A sua relevância é tão grande que existem diferentes tipos de inovação, tais como:

  • Inovação radical: inovando em setor diferente daquele desempenhado pela empresa. Pense, por exemplo, em uma organização que atua no ramo alimentício e deseja inovar, projetando uma atuação também no segmento hoteleiro;

  • Inovação incremental: neste caso, há um aperfeiçoamento de um produto ou serviço já existente a fim de gerar melhorias e atualizações. Na área de cosméticos, esse tipo de inovação acontece frequentemente, com a inclusão de novos tons de sombra de uma paleta famoso ou uma nova fórmula para um produto para o rosto;

  • Inovação disruptiva: aqui, ocorre uma mudança significativa e superior na tecnologia de uma solução que se tornará mais acessível e útil ao público. Utilizemos como exemplo o sistema de pagamento eletrônicos, por meio das chamadas carteiras de pagamento;

  • Inovação aberta: na inovação aberta ocorre uma busca por parceiro a fim de agregar à inovação e torná-la mais efetiva. Assim, ao invés de se manter fechada em si mesma, a empresa busca outras organizações que têm o potencial de inovar com ela. Vamos imaginar que na sua região existem duas cooperativas do ramo de laticínio que estão igualmente necessitando de mudanças, por isso, buscam se unir a fim de alcançar uma inovação muito mais significativa.

Quer entender mais sobre os tipos de inovação? Então, acesse o nosso artigo "Você conhece quais são os quatro tipos de inovação?" e confira!

Conheça 4 grandes empresas inovadoras e se inspire!

Nada gera mais impacto que o exemplo concreto. Então, confira a lista de 4 companhias inovadoras!


1. Apple

Você já parou para refletir sobre a genialidade de Steven Paul Job, o fundador da Apple? A empresa possui um sistema de inovação único e o resultado pode ser visto pelo mundo todo: de tempos em tempos, são lançados iPhone, iPad, Apple Watch, iMac, Macbook e outros tantos.


As novidades contidas neles são a principal fonte de atração dos seus usuários, sejam elas o novo design, novas funcionalidades ou novas invenções de produtos.


A Apple atingiu um nível de inovação a ponto de representar um verdadeiro símbolo de status. Assim, os próprios consumidores encaram como um objetivo, a troca de produtos a cada novo lançamento.


2. Ambev

Nascida da fusão entre a Cervejaria Brahma e a Companhia Antarctica Paulista, a Ambev é a maior empresa do ramo de cervejaria do país!


Por primar pela inovação nos produtos, na experiência do cliente e nos processos internos, a empresa está sempre incorporando novidades e investindo em tecnologia de ponta.


Por isso, existem dois sistemas de estímulo à inovação na empresa, o Open Innovation, que visa estabelecer parcerias com startups e empresas, e a Cocriação, cujo objetivo é promover uma aproximação entre todos os envolvidos na rede de produção, consumo e fornecimento dos produtos, conforme destaca o Valor.


3. iFood

O iFood revolucionou o segmento de delivery de comida no Brasil. Assim, da integração de entregas de alimentação via uma central telefônica à criação de um aplicativo próprio, a empresa inovou completamente ao gerar um formato do serviço em que serve como uma espécie de ponta entre empreendimentos gastronômicos, consumidores e entregadores.


Sempre focada na experiência do usuário, a organização se dedica a procurar novos meios para inovar de modo constante. Foi assim com o pagamento via QR Code, entrega por meio de bicicleta e o que falar sobre o ano de 2021, em que foram realizados testes de entrega por meio de drone?!


4. Telsa

Uma montadora que mudou completamente a história do setor automobilístico mundial ao produzir automóveis elétricos.


A Tesla inovou não apenas no novo padrão de produto, mas também no aperfeiçoamento de softwares e hardwares utilizados na montagem dos veículos.


Neste artigo você pôde compreender o que é inovação empresarial e como ela pode ser caracterizada. Além disso, também foi possível conceber quais são os seus diferentes modelos e entender como cada um funciona na prática. Por fim, você teve acesso a 4 nomes que marcaram e continuam marcando o ramo de inovação de empresas no Brasil e no mundo.


Continue navegando pelo blog da Comunidade se você deseja continuar aprendendo e até mais!

Um abraço, Bianca Becker (@biabeckerl)

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Empresas Inovadoras
Empresas Inovadoras
people 1548 participantes
Esse grupo busca apresentar, por meio da inovação, assuntos ligados ao crescimento das micro e pequenas empresas. Fortalecendo assim os ecossistemas de inovação do Brasil. Participe com a gente!
fixo
Em alta
Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
22 nov. 2023Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
Determine o futuro da sua empresa
27 jan. 2022Determine o futuro da sua empresa
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?