Imagem de RODNAE Productions / Pexels
O avanço das tecnologias exige que muitas empresas precisem investir em inovação, por isso vamos mostrar se vale a pena investir em inovação e como medir os resultados em seu negócio.
A cabeça de um empresário, seja microempreendedor ou de uma empresa grande é sempre pensando em estar ligado nas tendências para se manter entre os líderes do mercado, não é mesmo?! Mas, será que vale a pena investir em inovação e como medir os resultados em seu negócio?
E eles podem até estar certos, já que este mercado dita muito as regras do jogo no mundo empresarial, que é extremamente competitivo. Pensando nisso, realizar investimentos é essencial para que a empresa esteja alinhada com as demandas do mercado.
Porém, é necessário que a empresa tenha este processo de inovação construído em uma jornada para que não se perca no meio do caminho.
Falemos mais neste texto porque vale a pena investir em inovação e como medir os resultados em seu negócio.
É importante pontuar que esta inovação não deve focar em apenas um setor. O ideal é que as estratégias sejam montadas para todas as áreas da empresa.
Alguns pontos que um investimento interno para ajudar no dia a dia dos funcionários:
1 - Melhorar a relação com os clientes
Agora, aplicar uma inovação que chegue até o cliente será o sucesso garantido da sua empresa, já que eles são essenciais para o sucesso do negócio. Por este motivo, as empresas estão cada vez mais investindo em inovação com a finalidade de atingir ainda mais o seu público.
Um dos grandes exemplos de inovações que tem acontecido muito é o investimento no marketing digital focado, principalmente, nas redes sociais e no marketing de conteúdo, que é quando você impacta o seu cliente através de um texto sem ele perceber que é um conteúdo de marca.
Por exemplo, se você tem uma corretora de seguros, vale a pena fazer um artigo falando quais as melhores seguradoras de carro do momento e mencionar os prós e contras de cada uma. Depois pode compartilhar com seus clientes, mostrando opções e os valores de cotação de cada a fim de que possam comparar e fazer uma boa escolha.
Isso é muito mais do que apenas mostrar uma cotação comum e se basear apenas em preços.
Outro investimento é dar mais voz ao cliente com inovações no sistema de SAC da empresa, incentivando cada vez mais escutar a opinião daquele que realmente consome do produto.
2 - Possibilidade de aumentar a produtividade da equipe
O bem-estar dos funcionários e colaboradores é uma das grandes formas de fazer com que a equipe trabalhe feliz e, consequentemente, produza mais. Uma das inovações que teve uma grande alta, principalmente, na pandemia foi o home office.
Estabelecer este sistema de trabalho ou até mesmo o híbrido pode fazer uma grande diferença para a saúde emocional do seu profissional, por exemplo.
3 - Otimizar processos
A eficiência nos processos necessários para que o trabalho aconteça é muito bom, não é mesmo?! Imagina uma pessoa que vende seguros de carros consiga agilizar os processos que ele precisa executar junto a seguradora?
Seria muito bom, afinal, teria mais tempo para captar mais clientes. Por isso, vale muito a pena investir neste tipo de inovação, pensando que o faturamento da sua empresa pode melhorar ainda mais.
Como medir os resultados da inovação em seu negócio?
Mesmo entendendo a importância de fazer um investimento para que a inovação esteja alinhada com a grande concorrência, é preciso mensurar o resultado até para entender se a empresa está no caminho certo.
Existem diversas formas de medir os resultados:
1 - Avaliação do KPI
KPI (Key Performance Indicator) é uma forma de medir o resultado de ações realizadas pela empresa e, com isso, analisar se atingiu o número esperado.
Neste caso, serão mensurados, taxa de conversão, receita total, número de tráfego da página e de onde eles vieram, dentre outros detalhes.
2 - Avaliação do ROI
ROI (Return on Investment) é a métrica de avaliação do que o investimento ganhou ou perdeu que, neste caso, são sobre as inovações aplicadas.
Conte aqui se você acha que vale a pena investir em inovação e como medir os resultados em seu negócio.
Por Jeniffer Elaina