Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

Série 15x15 - EP 08 - Rebeca Paciornik | Mulheres Empreendedoras

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratchevafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Série 15x15 - EP 08 - Rebeca Paciornik | Mulheres Empreendedoras
Criado em 09 MAR. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase


Neste episódio da Série 15x15 Mulheres Empreendedoras, recebemos a CEO da startup de impacto social Pernas Pra Que Te Quero, Rebeca Paciornik. Formada em arquitetura e urbanismo, ela identificou a necessidade de tornar a mobilidade urbana mais acessível para pessoas com dificuldade de locomoção.


E é justamente esta a proposta da instituição, que por meio do dispositivo de adaptação PLOY, torna a mobilidade urbana e a prática esportiva mais segura para cadeirantes.


No esporte, o projeto atende especialmente crianças que participam de corridas de rua e que são conduzidas por outros corredores amadores.


Continue a leitura e saiba mais sobre esse projeto transformador!


Como surgiu o dispositivo PLOY? 


Rebeca explica que o primeiro protótipo foi criado em 2015, após a mãe de uma cadeirante relatar a dificuldade enfrentada durante as corridas, pois as cadeiras de rodas viravam durante a prova, colocando a integridade física das crianças em perigo.


A partir de então, a organização seguiu adaptando o dispositivo para ser usado em eventos esportivos de rua. Mas foi em 2019 que o PLOY passou a ser utilizado também no dia a dia de cadeirantes que enfrentam as dificuldades da mobilidade urbana na sua rotina.


Como funciona o equipamento


Atualmente existem três modelos deste adaptador: PLOY I, PLOY 2.0, para cadeiras com barra horizontal e PLOY 2.2, para cadeira monobloco. Além disso, o acessório é portátil, fácil de instalar e é compatível com diversos modelos de cadeiras de rodas.


O ploy retira as duas rodas da frente do chão, mantendo o apoio nas duas rodas traseiras e na roda do dispositivo. Isto evita a instabilidade da cadeira, deixando-a mais leve e segura para o usuário.



Benefícios da implementação PLOY:


  • Reduz riscos de acidentes

  • Fácil de instalar

  • Produto certificado 

  • Conforto e estabilidade

  • Mais segurança

  • Reconhecido por secretarias da saúde, associações e escolas de PcDs

  • Promove a liberdade

  • Estimula a prática esportiva


Quer saber mais sobre o produto? Então clique aqui e confira mais detalhes sobre os modelos do dispositivo de adaptação para cadeiras de rodas PLOY.


Desafios do projeto


Rebeca conta que o maior desafio do projeto Pernas Pra Que Te Quero é fazer com que a solução chegue até quem precisa. E por isso, ela recorre a familiares e amigos de cadeirantes para apresentar a eles este recurso.


Além disso, a instituição também esbarra no financiamento da produção do produto que atualmente é feito por uma empresa terceirizada com capacidade de viabilizar cerca de 4 mil dispositivos por mês.


No entanto, ainda é necessário contar com o suporte de investidores e doadores para fazer com que o equipamento possa atender cada vez mais pessoas e proporcionar a elas mais liberdade e segurança de locomoção.


Para incentivar e contribuir com esta causa, acesse o site do projeto e descubra como você pode ajudar.


Mobilidade urbana no Brasil


É importante reforçar que a acessibilidade é um direito fundamental garantido pela Constituição brasileira. Porém, a realidade das cidades brasileiras mostra que ainda há muito a ser feito para que este direito seja garantido.


Segundo dados do IBGE, apenas 4,7% das calçadas do Brasil oferecem condições adequadas de acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção.


Um outro estudo realizado pela Mobilize Brasil, mostra que nenhuma das capitais do país são acessíveis para circulação de cadeirantes. 


A pesquisa considerou itens essenciais para estabelecer a qualidade das vias urbanas e a média nacional ficou em 5,71, sendo que o mínimo aceitável seria 8, numa escala de zero a dez.


A Importância da acessibilidade em áreas urbanas


A acessibilidade é essencial para garantir a inclusão social e a igualdade de oportunidades, permitindo que todos os cidadãos sejam plenos e ativos na sociedade, com acesso a todas as áreas da vida urbana, como transporte, educação, emprego, cultura, lazer e serviços públicos.


Rampas de acesso, elevadores, sinalização adequada, calçadas em bom estado e outras medidas de acessibilidade não beneficiam apenas as pessoas com deficiência, mas também idosos, gestantes, crianças e qualquer pessoa que precise de algum suporte para se locomover.


São projetos como o da Rebeca Paciornik que ajudam a transformar calçadas inacessíveis em um mundo de possibilidades, com soluções simples para quem depende da cadeira de rodas para locomoção.


Para conhecer mais histórias e ideias inspiradoras como esta da startup Pernas Pra Que Te Quero, fique de olho nos conteúdos da comunidade de mulheres empreendedoras. Aproveite também para conferir outros episódios da nossa Série 15x15 Mulheres Empreendedoras. Acesse nosso canal no Youtube e inscreva-se!



-- EP 04 - Fabiana Castelari Leme

-- EP 05 - Franciele Haselbauer

-- EP 06 - Kelli Scherer

-- EP 07 - Lucivania Felix 




Um abraço, 

Acea / @acearatcheva

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1790 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?